Microsoft Excel - 7 novas funções do Excel - Exceldriven

7 novas funções do Microsoft Excel - Funções auxiliares para criar expressões LAMBDA

Recentemente lançadas, estas 7 novas funções apoiam a criação de funções LAMBDA reutilizáveis, enquanto que também servem como funções autónomas.

Estas funções estão disponíveis apenas no canal beta para Office365 Insiders enquanto que a função LAMBDA começará a estar disponível para subscritores do Office 365 com o canal atual

Juntamente com as 7 novas funções, mais algumas novidades incluem a utilização da função LAMBDA como argumento de outras funções, neste caso específico, a sua utilização como argumento nestas 7 novas funções que irei exemplificar.

A função LAMBDA pode agora também incluir argumentos opcionais de forma semelhante às outras funções e por último as expressões LAMBDA podem ser consideradas como valores, significando que podemos escrever uma expressão LAMBDA e passá-la como valor para outra função!


Faça aqui o download dos seus ficheiros de apoio!


Vejamos agora as 7 novas funções, com mais detalhe:

1) Função MAP

Esta função usa um ou mais intervalos e passa cada valor do intervalo como parâmetro para a expressão LAMBDA que aplica a fórmula a cada valor do intervalo e retorna o resultado sobre a forma de um Array.

No exemplo a expressão:

=MAP(t_vendas[Vendas];LAMBDA(vendas;SE(E(vendas>v_min;vendas<v_max);vendas*0,1;0)))

20210730 - img_01_1.jpg

A função necessita de uma ou mais matrizes [Array] e a expressão LAMBDA como último argumento e que deverá ter um parâmetro a ser mapeado pela expressão.

20210730 - img_01.jpg

Argumentos da função:

  • Matriz [Array]: O intervalo a ser mapeado.
  • lambda_or_array: A expressão, que deverá ser o último argumento da função e que deve ter um parâmetro para cada intervalo [Array] que é passado na expressão, neste caso ("vendas"), ou outro Array a ser mapeado.

 

2) Função REDUCE

A função REDUCE, reduz um Array ao resultado de um valor acumulado, por exemplo uma SOMA ou CONTAGEM, ou qualquer outro tipo de expressão utilizada pela função LAMBDA que é aplicada a cada valor do intervalo [Array] e retorna o totalizador baseado num argumento que funciona como "acumulador".

20210730 - img_02_1.jpg

Com a mesma lógica da função anterior consegue-se agregar os valores numa SOMA ou CONTAGEM, sem necessidade de ter uma coluna auxiliar com a condição.

20210730 - img_02.jpg

Argumentos da função:

  • initial_value: Valor opcional. Determina o valor inicial para o acumulador.
  • array: O intervalo [Array] a ser reduzido a um valor.
  • função [lambda]: A expressão chamada para reduzir o intervalo [Array]. A expressão necessita de dois argumentos: O acumulador, que corresponde ao valor devolvido pela expressão e o valor que corresponde ao item do intervalo.

 

3) Função SCAN

A função SCAN analisa um intervalo, aplicando a expressão LAMBDA a cada valor e devolve um intervalo [Array] que contém o valor intermédio.20210730 - img_03_1.jpg

No exemplo, para devolver os valores acumulados na tabela, não é necessário utilizar um endereço dinâmico, ficando mais simplificada a solução quando utilizamos referências estruturadas, neste caso com uma Tabela.

20210730 - img_03.jpg

Argumentos da função:

  • initial_value: Valor opcional. Determina o valor inicial para o acumulador.
  • array: O intervalo [Array] a ser reduzido a um valor.
  • função [lambda]: A expressão chamada para analisar o intervalo [Array]. A expressão necessita de dois argumentos: O acumulador, que corresponde ao valor devolvido pela expressão e valor que corresponde ao item do intervalo.

 

4) Função MAKEARRAY (MARARRAY)

A função devolve um intervalo [Array] calculado, com um número especificado de linhas e de colunas, aplicando a expressão LAMBDA.

20210730 - img_04_1.jpg

No exemplo é possível simular a "tabuada" aplicando a multiplicação entre cada item da linha com cada item da coluna, para um [Array] com 9 linhas e 10 colunas.

Desta forma o utilizador não necessita de utilizar referências mistas para trancar os endereços durante o cálculo.

20210730 - img_04.jpg

Argumentos da função:

  • rows: O número de linhas do intervalo.
  • cols: O número de colunas do intervalo.
  • função [lambda]: A expressão chamada para criar o [Array]. A expressão leva dois parâmetros: row_index e column_index, que correspondem respetivamente ao índice da linha e da coluna.

 

5) & 6) Funções BYROW / BYCOL

Aplicam a expressão LAMBDA a cada linha [BYROW] ou cada coluna [BYCOL] e retorna um [Array] com os resultados.

BYROW20210730 - img_05_1.jpg

20210730 - img_05.jpg

BYCOL20210730 - img_06_1.jpg

20210730 - img_06.jpg

Argumentos da função:

  • matriz [array]: O intervalo a ser separado por linha coluna.
  • função [lambda]: A expressão que utiliza a linha [BYROW] ou coluna [BYCOL] como um único parâmetro e calcula o resultado.

 

7) Função ISOMITTED

Verifica se um valor (argumento da expressão LAMBDA) está em falta retornando VERDADEIRO / FALSO.

20210730 - img_07_1.jpg

No exemplo a função ISOMITTED é colocada como condição da função SE para devolver "omisso" caso não exista o item2 da expressão LAMBDA.

20210730 - img_07.jpg


Artigos relacionados:

Microsoft Excel - Função FILTER [FILTRAR]

Microsoft Excel - Função FILTER [FILTRAR]

A função FILTER permite extrair dados de um intervalo ou tabela em função de um ou mais critérios definidos pelo utilizador.

Continuar a ler...

7 novas funções do Excel! Funções de apoio à expressão LAMBDA

7 novas funções do Excel! Funções de apoio à expressão LAMBDA

7 novas funções LAMBDA acabadas de ser lançadas como auxiliares de funções LAMBDA reutilizáveis enquanto servem também como funções independentes.

Continuar a ler...

 

Pesquisar


Assista, ouça, pratique e aprenda!

Aprenda a maximizar o seu tempo e aumente a sua produtividade com a ferramenta mais utilizada em todo o mundo – o Microsoft Excel! Conheça a nossa oferta formação especializada e Ferramentas de Business Intelligence! Vamos lá?!

Veja aqui os nossos cursos!


Consulte aqui os últimos artigos publicados no nosso blog!

Aceda aqui ao nosso blog!


Consulte aqui os últimos vídeos publicados no nosso canal do Youtube!

Aceda aqui ao nosso arquivo!


Microsoft Excel: Dominar as tarefas essenciais!

Tudo o que precisa para começar a trabalhar no Excel! Aprenda os fundamentos do Excel de uma forma clara e simples!

 - Mais de 10 horas de conteúdo em video!

 - Quizzes e exercícios para testar os conhecimentos!

 - Ficheiros de apoio para cada módulo com soluções!

 - Acesso direto ao formador para colocar questões sobre o curso!

Mais informações

Assista, ouça, pratique e aprenda!

Na nossa oferta, disponibilizamos cursos intensivos que lhe dão um conhecimento alargado dos programas, dependendo dos seus objetivos e nível de conhecimento. Para além disso, dispomos também de cursos on-demand que tem, entre outros aspetos, têm como principal objetivo ajudá-lo a resolver problemas específicos do dia-a-dia, sem ter necessidade de assistir a um curso completo.

Aprenda a maximizar o seu tempo e aumente a sua produtividade com a ferramenta mais utilizada em todo o mundo – o Microsoft Excel! Conheça a nossa oferta formação especializada e Ferramentas de Business Intelligence! Vamos lá?!

Microsoft Excel

Fique a conhecer as principais funcionalidades do Microsoft Excel, e ser autónomo no seu trabalho, temos um conjunto de cursos que o podem ajudar a chegar ao seu objetivo!

Veja aqui aos cursos disponíveis!

Business Intelligence

Passe ao próximo nível e conheça a nossa oferta de cursos especializados utilizando as potencialidades de Business Intelligence do Microsoft Excel, ou utilizando o Power Bi Desktop.

Veja aqui os cursos disponíveis!

VBA (Visual Basic for Applications)

Estenda as capacidades do Microsoft Excel, e controle quase a totalidade dos aspetos da aplicação, utilizando o VBA! Uma linguagem de programação à disposição detodos os utilizadores.

Veja aqui os cursos disponíveis!

Subscreva as nossas notícias e novidades!

Tem uma dúvida que gostava de ver esclarecida?

Contacte-nos através do seguinte email.

Pretendemos ajudá-lo a trabalhar, de forma eficiente, o Microsoft Excel e as Ferramentas Power Platform (Power BI, Power Apps e Power Automate). O que pretendemos é que possa economizar tempo e aumentar a sua produtividade. A nossa solução... uma oferta formativa de qualidade e em diversos modelos formativos, com conteúdos práticos, disruptivos e inovadores!

Consulte aqui todas as modalidades, ou contacte-nos através do email geral@exceldriven.com para receber mais informações. Até breve!