Escolher linhas e colunas de um intervalo no Excel - Exceldriven

Funções ESCOLHERLINS [CHOOSEROWS] e ESCOLHERCOLS [CHOOSECOLS].

Neste artigo, vais aprender a usar as funções ESCOLHERLINS [CHOOSEROWS] e ESCOLHERCOLS [CHOOSECOLS] para escolher e reter linhas ou colunas de um determinado intervalo, no Microsoft Excel. Vamos lá?

Efetivamente, dentro do conjunto de novas funções disponíveis no Microsoft Excel (versão 365), temos um par de funções que nos permite escolher, respetivamente, as linhas ou colunas que pretendemos reter de um intervalo.

Este conjunto de funções é útil quando, por exemplo, necessitamos de encolher uma matriz, de modo a reter apenas um determinado conjunto de linhas - ESCOLHERLINS [CHOOSEROWS] - ou um de colunas - ESCOLHERCOLS [CHOOSECOLS].

Estas duas funções são diferentes das funções que já abordei em tutoriais diferentes. Como é o caso das Funções DROP [EXCLUIR] e TAKE [INCLUIR]. Contrariamente às referidas, estas novas funções analisam o mapa ou matriz, pelas linhas/colunas individuais que pretendemos “escolher” e não excluir.

Assim sendo, vou te demonstrar uma abordagem fundamental a estas funções para que percebas como funcionam. Não percas todo o detalhe de cada uma delas em particular e, se tiveres alguma dúvida, envia-nos a tua mensagem... ficamos à espera!



FUNÇÃO ESCOLHERLINS [CHOOSEROWS]

A função ESCOLHERLINS [CHOOSEROWS] permite então devolver linhas específicas de uma matriz ou intervalo.

Sintaxe da função:

=ESCOLHERLINS(matriz;núm_linha1;[núm_linha2];…)

Matriz: Argumento obrigatório. Definimos a matriz (intervalo) que contem as linhas que pretendemos escolher (devolver).

núm_linha1: O primeiro número de linha a ser devolvido. Também é um argumento obrigatório, uma vez que necessitamos de devolver pelo menos 1 linha.

Os restantes argumentos, opcionais, representam as outras linhas selecionadas, que podem ser definidas.

Notas sobre a função:

  • A função devolve um erro do tipo #VALOR se o valor absoluto de qualquer um dos argumentos núm_linha for zero ou exceder o número de linhas na matriz.
  • Em cada um dos argumentos núm_linha1; [núm_linha2] podemos definir uma constante de array indicando múltiplas linhas em grupos. Por exemplo: {1;3;5};{7;9;11}.

No exemplo temos a seguinte Tabela denominada “MARCAS”. Desta tabela vamos obter um novo intervalo (Array Dinâmico) composto apenas por algumas linhas da nossa tabela.

img_01.jpg

Executamos a função para devolver no intervalo apenas as linhas selecionadas: 1, 4 e 6.

img_02.jpg

Resultando num novo intervalo apenas com as linhas selecionadas.

img_03.jpg​​​​​​​

Devolver grupos de linhas com constante de array…

No próximo exemplo vou criar 2 grupos de linhas, com constantes de arrays. Um grupo composto pelas linhas 2, 4 e 6 e um segundo grupo composto pelas linhas 8 e 10.

As constantes de array são definidas respetivamente no argumento núm_linha1 e núm_linha2.

img_04.jpg

O resultado mostra o novo intervalo com as linhas selecionadas.

img_05.jpg

Devolver um intervalo de linhas “dinâmico”

No próximo exemplo vou já utilizar outras funções que permitem escolher as linhas de uma forma dinâmica. Neste caso o pretendido é selecionar apenas a primeira linha de cada marca de produto, ou seja, a primeira ocorrência ou venda de cada produto.

Para este cenário vou usar a função CORRESPX [XMATCH] que permite retornar um número, neste caso uma posição de um valor que procuramos. A função CORRESPX é útil neste caso porque permite devolver a primeira ocorrência de um valor ou a última ocorrência, caso pretendamos obter não a primeira venda, mas sim a última venda.

Vou começar por obter uma lista única de marcas, utilizando a função EXCLUSIVOS [UNIQUE].

img_06.jpg

Com esta lista exclusiva podemos usar a função CORRESPX [XMATCH] para encontrar a primeira ocorrência de cada uma das marcas.

=ESCOLHERLINS(MARCAS;CORRESPX(P5#;MARCAS[Marca];0;1))

img_07.jpg

A função retorna então apenas a primeira linha de cada grupo.

img_08.jpg

Se pretendermos obter a última linha de cada grupo, a função CORRESPX [XMATCH] resolve o cenário, com o último argumento [-1]

=ESCOLHERLINS(MARCAS;CORRESPX(P5#;MARCAS[Marca];0;-1))

img_09.jpg

Devolver um intervalo de linhas par ou ímpar (linha sim, linha não)

Neste cenário vamos obter um conjunto de linhas alternadas. Para esta solução o fundamental é assegurar que o número de linhas devolvido não ultrapassa o número máximo de linhas da tabela, pois neste caso a função devolve o erro de valor: #VALOR, ou seja, se o valor absoluto de qualquer um dos argumentos núm_linha for zero ou exceder o número de linhas na matriz.

Para este exemplo podemos utilizar outra função útil para obter todas as linhas pretendidas, neste caso, com a função SEQUÊNCIA [SEQUENCE] que gera uma serie de números.

=ESCOLHERLINS(MARCAS;SEQUÊNCIA(8;1;1;2))

img_10.jpg

A função resulta num intervalo com 8 linhas devolvidas, onde a sequência de 2 em 2 não ultrapassa o limite máximo de linhas do intervalo original (16 linhas para 19 no total).

img_11.jpg

FUNÇÃO ESCOLHERCOLS [CHOOSECOLS]

A função ESCOLHERCOLS [CHOOSECOLS] é irmã da função anterior, mas que apenas trabalha sobre as colunas de uma tabela. Permite então devolver colunas específicas de uma matriz ou intervalo.

Sintaxe da função:

=ESCOLHERCOLS(matriz;núm_coluna1;[núm_coluna2];…)

Matriz: Argumento obrigatório. Definimos a matriz (intervalo) que contem as colunas que pretendemos escolher (devolver).

núm_coluna1: O primeiro número de coluna a ser devolvido. Também é um argumento obrigatório, uma vez que necessitamos de devolver pelo menos 1 coluna.

Os restantes argumentos, opcionais, representam as outras colunas selecionadas, que podem ser definidas.

Notas sobre a função:

  • A função devolve um erro do tipo #VALOR se o valor absoluto de qualquer um dos argumentos núm_coluna for zero ou exceder o número de colunas na matriz.
  • Em cada um dos argumentos núm_coluna1; [núm_coluna2] podemos definir uma constante de array indicando múltiplas colunas em grupos. Por exemplo: {1;3;5};{7;9;11}.

No exemplo da função ESCOLHERCOLS [CHOOSECOLS] vou apenas aproveitar um dos intervalos dinâmicos resultantes dos exemplos anteriores, para criar um intervalo, sobre o qual irei reduzir, ou selecionar apenas as colunas que pretendo para o relatório.

Neste caso, apenas as colunas com o a marca, quantidade e total em €, respetivamente as colunas 1, 5 e 6 do intervalo.

Começamos por definir o cabeçalho do novo intervalo de forma dinâmica…

=ESCOLHERCOLS(I13:N13;1;5;6)

img_12.jpg

E de seguida criamos a mesma fórmula para devolver os restantes valores…

=ESCOLHERCOLS(I14#;{1;5;6})

Neste caso foi usado o array já definido [I14#] e uma constante de array para devolver no mesmo grupo todas as colunas pretendidas {1;5;6}. E o resultado é o apresentado.

img_13.jpg

Em resumo com ambas as funções podemos obter excertos ou partes de intervalos pela seleção de linhas ou colunas.

img_14.jpg​​​​​​​


Outros conteúdos relevantes:

Obter informações de uma base de dados no Excel!

Obter informações de uma base de dados no Excel!

Aprende aqui como podes obter informações de Bases de Dados no Microsoft Excel através de um conjunto de funções de bases de dados específicas.

Continuar a ler...

Como eliminar linhas em branco com rotina VBA?

Como eliminar linhas em branco com rotina VBA?

Neste novo vídeo vais aprender como podes criar uma rotina em VBA para eliminar as linhas em branco na tua folha de trabalho do Microsoft Excel. Vamos lá?

Continuar a ler...

 

Pesquisar


Consulte aqui os últimos artigos publicados no nosso blog!

Aceda aqui ao nosso blog!


Consulte aqui os últimos vídeos publicados no nosso canal do Youtube!

Aceda aqui ao nosso arquivo!

Assista, ouça, pratique e aprenda!

Na nossa oferta, disponibilizamos cursos intensivos que lhe dão um conhecimento alargado dos programas, dependendo dos seus objetivos e nível de conhecimento. Para além disso, dispomos também de cursos on-demand que tem, entre outros aspetos, têm como principal objetivo ajudá-lo a resolver problemas específicos do dia-a-dia, sem ter necessidade de assistir a um curso completo.

Aprenda a maximizar o seu tempo e aumente a sua produtividade com a ferramenta mais utilizada em todo o mundo – o Microsoft Excel! Conheça a nossa oferta formação especializada e Ferramentas de Business Intelligence! Vamos lá?!

Microsoft Excel

Fique a conhecer as principais funcionalidades do Microsoft Excel, e ser autónomo no seu trabalho, temos um conjunto de cursos que o podem ajudar a chegar ao seu objetivo!

Veja aqui aos cursos disponíveis!

Business Intelligence

Passe ao próximo nível e conheça a nossa oferta de cursos especializados utilizando as potencialidades de Business Intelligence do Microsoft Excel, ou utilizando o Power Bi Desktop.

Veja aqui os cursos disponíveis!

VBA (Visual Basic for Applications)

Estenda as capacidades do Microsoft Excel, e controle quase a totalidade dos aspetos da aplicação, utilizando o VBA! Uma linguagem de programação à disposição de todos os utilizadores.

Veja aqui os cursos disponíveis!

Subscreva as nossas notícias e novidades!

Tem uma dúvida que gostava de ver esclarecida?

Entre em contacto connosco.

Pretendemos ajudá-lo a trabalhar, de forma eficiente, o Microsoft Excel e as Ferramentas Power Platform (Power BI, Power Apps e Power Automate). O que pretendemos é que possa economizar tempo e aumentar a sua produtividade.

A nossa solução... uma oferta formativa de qualidade e em diversos modelos formativos, com conteúdos práticos, disruptivos e inovadores! Consulte aqui todas as modalidades, ou contacte-nos através do email geral@exceldriven.com. Até breve!

O que os nossos clientes dizem sobre nós?

Depoímentos

Excelente empresa a nível de formação. De realçar o formador Joao Teixeira, profissional 5 estrelas.
Bruno Matos -

Excelente formação, com conteúdos didáticos e exercícios adaptados ao nível dos formandos. Recomendo!
Pramod Maugi -

O formador João Teixeira consegue tornar um assunto à partida monótono, em algo desafiante e cativante. Gostei imenso!
Maria Flores Macedo -

Os conteúdos são muito bem explicados. As dúvidas dissipadas em curto espaço de tempo.
Rui Filipe -

Excelente apresentação e organização da Formação em Excel Avançado
Balbina Zambujo -

Boa tarde, Dou 5 estrelas pois o método de ensino é espetacular, as lições são muito bem sumarizadas, a interação entre o formador e o formando é eficaz possibilitando maior assimilação da matéria, e com o espaço para a resolução de exercícios tornam as aulas mais dinâmicas e proveitosas.
Yara Agostinho -

Tive uma formação de excel fundamental via zoom e, apesar das limitações apresentadas por ser uma formação online, foi ministrada com grande êxito, tendo tido pleno aproveitamento.
Patricia Martins -

Formação muito bem organizada e focada para as nossas necessidades. Recomendo.
Pedro Gomes -

Excelente instrutor, muito bons treinamentos e aquisição de conhecimentos.
Eunice Ramalho -