Analisar múltiplos cenários com Tabelas de Dados, no Microsoft Excel!
Neste novo artigo, vou mostrar-te como podes analisar uma ou 2 variáveis e obter múltiplos resultados (dezenas e centenas), através das Tabelas de Dados, no Microsoft Excel. Vamos lá?
O Excel é uma ferramenta onde, habitualmente, em qualquer cálculo que realizamos, estamos a fazer uma análise de cenários. Uma vez que temos células em que obtemos um valor calculado, que depende sempre da célula ou células onde introduzimos valores e o resultado surge em função desses dados.
Em muitas situações, deparamo-nos com a situação em que estamos a introduzir vezes sem conta os valores nas ditas “células de introdução”, e vamos analisando o resultado dos nossos cálculos até chegarmos a uma conclusão. É neste propósito que surgem as ferramentas de gestão de cenários, mais especificamente as Tabelas de Dados!
As Tabelas de Dados [Data Table] permitem analisar uma ou 2 variáveis e obter múltiplos resultados (dezenas e centenas) em função destes valores. Uma vantagem muito útil quando pretendemos ter uma ideia mais abrangente dos possíveis resultados de uma fórmula, ou cenário.
Não percas aqui todo o processo passo-a-passo detalhado, faz o download do ficheiro base e, se tiveres alguma dúvida, envia-nos a uma mensagem... ficamos à tua espera!
Faça aqui o download dos seus ficheiros de apoio!
As tabelas de dados podem ser então criadas com dois métodos, contudo a lógica varia apenas na estrutura da mesma:
- Tabela de entrada única: Nesta estrutura é possível definir uma variável e múltiplos resultados de análise sobre a variável.
- A tabela é estruturada com apenas uma variável, que corresponde ao valor de introdução, que pode ser colocado ao longo da primeira linha, ou primeira coluna da tabela de dados.
- A linha ou coluna oposta da matriz é definida pelas outras fórmulas que definem o cenário a analisar (as fórmulas são colocadas com uma ligação entre células)
- As restantes células da tabela (Matriz), definem os vários resultados possíveis da tabela de dados.
- Tabela de dupla entrada: Nesta estrutura é possível definir uma variável para cada “cabeçalho” da tabela (Coluna e Linha) mas apenas para um resultado a analisar.
- A tabela é estruturada com as duas variáveis: Uma representada na primeira coluna da tabela e a segunda variável representada na primeira linha da tabela.
- O conteúdo na interseção entre a coluna e a linha, define resultado a ser analisado.
- As restantes células da tabela (Matriz), definem os vários resultados possíveis da tabela de dados.
Aplicar o cenário com uma variável
No cenário com uma variável, vamos utilizar a tabela de dados apenas com um valor de introdução.
A estrutura da tabela pode ser definida da seguinte forma:
De seguida apenas temos de selecionar toda a tabela e aceder ao Menu Dados [Data] > Análise de hipóteses [What if Analysis] > Tabela de Dados [Data Table]
Na caixa de diálogo, basta apenas colocar a entrada da coluna ou da linha para definir a tabela de dados.
E o resultado é apresentado sobre a forma da tabela.
Aplicar o cenário com duas variáveis
No cenário com duas variáveis, vamos utilizar a tabela de dados onde a primeira coluna representa uma variável, e a primeira linha a outra variável. O resultado em análise corresponde à célula de interseção entre a primeira coluna e a primeira linha.
A estrutura da tabela pode ser definida da seguinte forma:
Voltamos a acionar a tabela de dados selecionando toda a tabela e aceder ao Menu Dados [Data] > Análise de hipóteses [What if Analysis] > Tabela de Dados [Data Table], desta vez colocando as duas variáveis.
São apresentados 80 resultados possíveis para o cenário. Conforme a estrutura da tabela e a sua dimensão, é possível apresentar muito mais resultados.
Em qualquer um dos casos, utilizando a Tabela de Dados, não é possível anular a operação através do comando tradicional anular [Undo].
O resultado é apresentado na tabela e em caso de necessidade de repetir o processo, basta criar outra tabela, com uma estrutura diferente ou apagar os valores e realizar um novo cenário.
Outros conteúdos relevantes:
Usar a Função nova LAMBDA para reutilizar cálculos e conjugações
Confira como a função LAMBRA, do Microsoft Excel, vai revolucionar a forma como realizamos operações, reutilizando cálculos ou conjugações de fórmulas.
Microsoft Excel: Remover Duplicados, mas a 1ª ocorrência, não a 2ª!
Neste novo vídeo, vou mostrar-te como podes remover não a última ocorrência, mas sim a primeira ocorrência do valor duplicado, no Microsoft Excel. Vamos lá?