Logotipo

Como utilizar a função INDIRETO no Excel? - Exceldriven

Aprende aqui como podes utilizar a função INDIRETO no Excel, passo-a-passo, para criares intervalos dinâmicos!

A função INDIRETO é uma das funções mais interessantes do Microsoft Excel que permite retornar o valor ou conjunto de valores referenciados por um texto. Desta forma é possível criar intervalos dinâmicos utilizando esta função.



Sintaxe da função

INDIRETO (ref_texto, [a1])
INDIRECT(ref_text, [a1])​​​​

Relativamente aos argumentos a função é composta pelos seguintes:

  • Ref_texto: Definimos uma referência a uma célula que contém uma referência do estilo A1 ou do estilo L1C1, ou mais especificamente um nome definido que agrega um conjunto de valores.
  • A1: Este argumento é opcional. É um valor VERDADEIRO / FALSO que especifica o tipo de referência que esta associado ao primeiro argumento. Normalmente este valor é definido como VERDADEIRO ou omisso, sendo a referência de célula interpretada como uma referência do estilo A1. Caso o valor seja FALSO, a referência é interpretada como uma referência do estilo L1C1.

Exemplo de utilização

No exemplo temos uma tabela onde pretendemos colocar na coluna G uma das colunas da tabela (Preço; Quantidade ou Total). Neste sentido a função INDIRETO é ideal para o cenário.

img_01.jpgEm primeiro lugar devemos atribuir um valor à célula G3 com uma lista para podermos alternar entre o nome de cada um dos campos. Este processo pode ser feito recorrendo à Validação de Dados [Data Validation] com uma Lista.

img_02.jpgA Lista será criada a partir dos “cabeçalhos” da tabela.

img_03.jpgO próximo passo deverá ser associar um nome a cada uma das colunas da tabela. Este processo pode ser feito a partir do comando: Criar a partir da Seleção [Create from Selection] dos nomes definidos.

img_04.jpgUtilizando a linha de cima do intervalo…

img_05.jpgAplicar a função INDIRETO

Para aplicar a função INDIRETO basta associar a referência da célula G3, sobre o estilo A1 para obter os dados ou “valores” relativos ao texto “Quantidade” no cenário.

img_06.jpgOs valores surgem conforme previsto.

img_07.jpgSe preferires, confere o vídeo tutorial que publicámos recentemente. Alguma dúvida envia-nos a tua mensagem... ficamos à tua espera!


Consulte outros conteúdos relevantes:

Envie emails personalizados no Microsoft Excel, com VBA?!

Envie emails personalizados no Microsoft Excel, com VBA?!

Perde muito tempo a enviar emails personalizados com anexos para uma lista de emails? Então saiba que existe uma forma fácil...

Continuar a ler...

O PROCV encontra correspondência quando pesquisamos uma célula em branco?! Descubra aqui!

O PROCV encontra correspondência quando pesquisamos uma célula em branco?! Descubra aqui!

Será que a função PROCV não permite devolver o valor correspondente quando pesquisamos células em branco?! Neste tutorial mostramos-lhe como colmatar esta falha do Microsoft Excel.

Continuar a ler...

 

Pesquisar


Consulte aqui os últimos artigos publicados no nosso blog!

Aceda aqui ao nosso blog!


Consulte aqui os últimos vídeos publicados no nosso canal do Youtube!

Aceda aqui ao nosso arquivo!

Assista, ouça, pratique e aprenda!

Na nossa oferta, disponibilizamos cursos intensivos que lhe dão um conhecimento alargado dos programas, dependendo dos seus objetivos e nível de conhecimento. Para além disso, dispomos também de cursos on-demand que tem, entre outros aspetos, têm como principal objetivo ajudá-lo a resolver problemas específicos do dia-a-dia, sem ter necessidade de assistir a um curso completo.

Aprenda a maximizar o seu tempo e aumente a sua produtividade com a ferramenta mais utilizada em todo o mundo – o Microsoft Excel! Conheça a nossa oferta formação especializada e Ferramentas de Business Intelligence! Vamos lá?!

Microsoft Excel

Fique a conhecer as principais funcionalidades do Microsoft Excel, e ser autónomo no seu trabalho, temos um conjunto de cursos que o podem ajudar a chegar ao seu objetivo!

Veja aqui aos cursos disponíveis!

Business Intelligence

Passe ao próximo nível e conheça a nossa oferta de cursos especializados utilizando as potencialidades de Business Intelligence do Microsoft Excel, ou utilizando o Power Bi Desktop.

Veja aqui os cursos disponíveis!

VBA (Visual Basic for Applications)

Estenda as capacidades do Microsoft Excel, e controle quase a totalidade dos aspetos da aplicação, utilizando o VBA! Uma linguagem de programação à disposição de todos os utilizadores.

Veja aqui os cursos disponíveis!

Subscreva as nossas notícias e novidades!

Tem uma dúvida que gostava de ver esclarecida?

Entre em contacto connosco.

Pretendemos ajudá-lo a trabalhar, de forma eficiente, o Microsoft Excel e as Ferramentas Power Platform (Power BI, Power Apps e Power Automate). O que pretendemos é que possa economizar tempo e aumentar a sua produtividade.

A nossa solução... uma oferta formativa de qualidade e em diversos modelos formativos, com conteúdos práticos, disruptivos e inovadores! Consulte aqui todas as modalidades, ou contacte-nos através do email geral@exceldriven.com. Até breve!