
Aprende aqui como podes utilizar a função INDIRETO no Excel, passo-a-passo, para criares intervalos dinâmicos!
A função INDIRETO é uma das funções mais interessantes do Microsoft Excel que permite retornar o valor ou conjunto de valores referenciados por um texto. Desta forma é possível criar intervalos dinâmicos utilizando esta função.
Sintaxe da função
INDIRETO (ref_texto, [a1])
INDIRECT(ref_text, [a1])
Relativamente aos argumentos a função é composta pelos seguintes:
- Ref_texto: Definimos uma referência a uma célula que contém uma referência do estilo A1 ou do estilo L1C1, ou mais especificamente um nome definido que agrega um conjunto de valores.
- A1: Este argumento é opcional. É um valor VERDADEIRO / FALSO que especifica o tipo de referência que esta associado ao primeiro argumento. Normalmente este valor é definido como VERDADEIRO ou omisso, sendo a referência de célula interpretada como uma referência do estilo A1. Caso o valor seja FALSO, a referência é interpretada como uma referência do estilo L1C1.
Exemplo de utilização
No exemplo temos uma tabela onde pretendemos colocar na coluna G uma das colunas da tabela (Preço; Quantidade ou Total). Neste sentido a função INDIRETO é ideal para o cenário.
Em primeiro lugar devemos atribuir um valor à célula G3 com uma lista para podermos alternar entre o nome de cada um dos campos. Este processo pode ser feito recorrendo à Validação de Dados [Data Validation] com uma Lista.
A Lista será criada a partir dos “cabeçalhos” da tabela.
O próximo passo deverá ser associar um nome a cada uma das colunas da tabela. Este processo pode ser feito a partir do comando: Criar a partir da Seleção [Create from Selection] dos nomes definidos.
Utilizando a linha de cima do intervalo…
Aplicar a função INDIRETO
Para aplicar a função INDIRETO basta associar a referência da célula G3, sobre o estilo A1 para obter os dados ou “valores” relativos ao texto “Quantidade” no cenário.
Os valores surgem conforme previsto.
Se preferires, confere o vídeo tutorial que publicámos recentemente. Alguma dúvida envia-nos a tua mensagem... ficamos à tua espera!
Consulte outros conteúdos relevantes:

Como importar dados de uma pasta para o Microsoft Excel (Power Query)?
Neste vídeo tutorial, vou mostrar-vos como podem utilizar um comando muito simples, do Power Query, para importar para uma única tabela dados provenientes de uma pasta!

Aprende a criar um formulário no Excel?
Ao dedicares apenas alguns minutos ao criares um formulário de entrada de dados no Microsoft Excel, poderás otimizar bastante o teu trabalho.