Concatenar Excel: Como juntar pedaços de texto? - Exceldriven

Concatenar Excel

Concatenar no Excel: Como juntar pedaços de texto provenientes de várias células?

Juntar pedaços de texto provenientes de várias células é uma das tarefas mais habituais de realizar no Microsoft Excel. O procedimento é simples de realizar. Contudo, é necessário ao utilizador ter algumas precauções com os dados. Isto, pois poderá ter acesso a células que não têm conteúdo, necessitam de ser agregadas na “string” de texto final, e contar também com os espaços adicionais que podem surgir no resultado final.



Alternativa 1 – Utilizar o operador de concatenação “&”

Com o operador de concatenação é possível juntar os valores de 2 ou mais células. Normalmente utilizado para juntar pedaços de texto, pode ser utilizado para juntar qualquer tipo de valores.img_01.jpgNeste caso a junção das células não equaciona os espaços entre os valores, sendo que o caracter do espaço deve ser adicionado pelo utilizador na fórmula, ou fazer parte do conteúdo das células a serem ligadas.

img_02.jpgNeste caso em particular, é importante validar os espaços adicionais que surgem no resultado final, pois no caso de alguma das células estar em branco, como no exemplo da primeira e segunda linha dos valores, existe um espaço adicional entre o Nome Próprio e o Apelido.

A contagem de caracteres através da função NÚM.CARAT [LEN] permite verificar a existência de mais caracteres do que os que o utilizador vê.img_03.jpg

Alternativa 2 – Utilizar a função CONCAT

A função CONCAT, (ex) Concatenar, permite obter o mesmo resultado que o operador de concatenação “&”.

img_04.jpgNeste caso utilizando a função, os vários argumentos são separados pelo “;”, onde é necessário novamente incluir o espaço “ “ entre as células a juntar.

img_05.jpgNeste segundo cenário, novamente existem caracteres extra que devem ser considerados na contagem.img_06.jpgO resultado apresentado, conta com 2 espaços entre o Nome Próprio e o Apelido.img_07.jpgReduzir o número de espaços extra – Utilizar a função COMPACTAR [TRIM]

Utilizando a função COMPACTAR é possível retirar os espaços extra que existem antes, depois ou entre duas strings de texto.

Assim, ambas as soluções anteriores podem ser incluídas como argumento da função compactar, permitindo ao utilizador obter a contagem de caracteres correta.img_08.jpgNeste caso o resultado do segundo cenário já apresenta o número de caracteres correto!img_09.jpgAlternativa 3 – Utilizar a função UNIRTEXTO [TEXTJOIN]

 

A nova função UNIRTEXTO [TEXTJOIN], disponível nas versões do Office 365 e Office 2019, permite juntar texto e inclui nos seus argumentos um delimitador padrão que pode ser aplicado nos vários pedaços de texto a juntar, facilitando a tarefa ao utilizador de ter que definir o espaçamento ou caracter a incluir entre cada pedaço de texto.

Esta função permite também, caso uma das células esteja em branco, como nos exemplos da imagem, ignorar as células vazias, concatenando os intervalos de forma eficaz sem criar espaços adicionais.img_10.jpgSintaxe da função:

UNIRTEXTO (delimitador; ignorar_vazio; texto1; [texto2]; …)
  • Delimitador: neste argumento o utilizador pode indicar, dentro de aspas, o caracter ou conjunto de caracteres que servirão como delimitador de todas as células a serem juntas. Caso o utilizador utilize um número para juntar, este será considerado texto.
  • Ignorar_vazio: Se o utilizador optar por colocar VERDADEIRO neste argumento, as células vazias serão ignoradas na junção.
  • Texto1: equivale ao primeiro pedaço de texto a juntar, neste caso, pode ser escrito pelo utilizador ou corresponder a uma referência de célula.
  • Texto2: equivale aos itens adicionais que o utilizador pretende continuar a juntar. É possível encaixar até 252 argumentos de texto.

img_11.jpgAlternativa 4 – Converter o intervalo em tabela e utilizar o Power Query

 

Normalmente utilizada para importar dados externos, podemos também usar a ferramenta do Power Query para transformar os dados já existentes, convertendo o intervalo em tabela, importando-o para o Power Query, realizar as alterações necessárias e voltar a exportar para a folha de cálculo, em forma de Tabela.

    1. Numa primeira fase começamos por aceder à seleção dos dados.​​​​​​

img_13.jpg    2. Convertendo o intervalo em tabela.img_14.jpg    3. Já no Power Query adicionamos uma nova coluna, com a junção das 3 colunas anteriores.img_15.jpgUtilizando o separador “Espaço” nomeamos a coluna.

img_16.jpg

    4. Conseguimos obter o número de caracteres da nova coluna, adicionando uma nova coluna que permite contar o número de caracteres.img_17.jpgE obtemos o resultado igual ao realizado na folha de cálculo.img_18.jpg    5. Para terminar o procedimento, fechamos os dados e carregamos para a folha de cálculo existente.img_19.jpgPodemos colocar a nova tabela junto da original para analisar o produto final.img_20.jpgimg_21.jpgNeste exemplo demonstrei algumas alternativas para juntar pedaços de texto. Não percas aqui todo o processo passo-a-passo, e aprende a juntar pedaços de texto provenientes de várias células no Microsoft Excel. Se preferires, confere o vídeo tutorial que publicámos recentemente. Alguma dúvida envia-nos a tua mensagem... ficamos à tua espera!


Consulte outros conteúdos relevantes:

SUMIFS - Resultados dinâmicos com INDEX e MATCH

SUMIFS - Resultados dinâmicos com INDEX e MATCH

O objetivo é poder mostrar-lhe como pode obter resultados mais dinâmicos e diferentes, consoante a coluna de dados...

Continuar a ler...

Usar a Função nova LAMBDA para reutilizar cálculos e conjugações

Usar a Função nova LAMBDA para reutilizar cálculos e conjugações

Confira como a função LAMBRA, do Microsoft Excel, vai revolucionar a forma como realizamos operações, reutilizando cálculos ou conjugações de fórmulas.

Continuar a ler...

 

Pesquisar


Consulte aqui os últimos artigos publicados no nosso blog!

Aceda aqui ao nosso blog!


Consulte aqui os últimos vídeos publicados no nosso canal do Youtube!

Aceda aqui ao nosso arquivo!

Assista, ouça, pratique e aprenda!

Na nossa oferta, disponibilizamos cursos intensivos que lhe dão um conhecimento alargado dos programas, dependendo dos seus objetivos e nível de conhecimento. Para além disso, dispomos também de cursos on-demand que tem, entre outros aspetos, têm como principal objetivo ajudá-lo a resolver problemas específicos do dia-a-dia, sem ter necessidade de assistir a um curso completo.

Aprenda a maximizar o seu tempo e aumente a sua produtividade com a ferramenta mais utilizada em todo o mundo – o Microsoft Excel! Conheça a nossa oferta formação especializada e Ferramentas de Business Intelligence! Vamos lá?!

Microsoft Excel

Fique a conhecer as principais funcionalidades do Microsoft Excel, e ser autónomo no seu trabalho, temos um conjunto de cursos que o podem ajudar a chegar ao seu objetivo!

Veja aqui aos cursos disponíveis!

Business Intelligence

Passe ao próximo nível e conheça a nossa oferta de cursos especializados utilizando as potencialidades de Business Intelligence do Microsoft Excel, ou utilizando o Power Bi Desktop.

Veja aqui os cursos disponíveis!

VBA (Visual Basic for Applications)

Estenda as capacidades do Microsoft Excel, e controle quase a totalidade dos aspetos da aplicação, utilizando o VBA! Uma linguagem de programação à disposição de todos os utilizadores.

Veja aqui os cursos disponíveis!

Subscreva as nossas notícias e novidades!

Tem uma dúvida que gostava de ver esclarecida?

Entre em contacto connosco.

Pretendemos ajudá-lo a trabalhar, de forma eficiente, o Microsoft Excel e as Ferramentas Power Platform (Power BI, Power Apps e Power Automate). O que pretendemos é que possa economizar tempo e aumentar a sua produtividade.

A nossa solução... uma oferta formativa de qualidade e em diversos modelos formativos, com conteúdos práticos, disruptivos e inovadores! Consulte aqui todas as modalidades, ou contacte-nos através do email geral@exceldriven.com. Até breve!