Logotipo

Contar caracteres e ocorrências no Excel - Exceldriven

Contar caracteres e ocorrências

Contar caracteres e ocorrências no Microsoft Excel! Aprende aqui a usar a função NÚM.CARAT para contar o nº de ocorrências de uma letra.

A função NÚM.CARAT [LEN] é uma função muito simples de utilizar no Microsoft Excel. Permite-nos consultar o número de caracteres que uma célula contém, sejam eles valores numéricos, texto ou espaços.



Para utilizar a função basta identificar então a célula para obter como resultado o número de caracteres que a mesma contém.

SINTAXE: =NÚM.CARAT(A4)

IMG_01.jpgA fórmula permite então identificar quantos caracteres fazem parte de cada célula:

IMG_02.jpg

 

Identificar o número de ocorrências de um determinado caracter numa célula

A função NÚM.CARAT conjugada com a função SUBST [SUBSTITUTE], permite encontrar quantas ocorrências de um determinado caracter existem numa célula.  Neste caso, a função SUBST é usada para localizar um determinado caracter, num pedaço de texto, neste caso o “espaço” e substitui todas as ocorrências (quando o último argumento é ignorado) desse valor. A contagem do novo texto é subtraída à primeira contagem e permite-nos obter o número de qualquer caracter que ocorre num determinado texto.

A fórmula explicada consiste nestes 4 simples passos:

  1. NÚM.CARAT(A4) = 27
  2. SUBST(A4;" ";"") = RuteSofiaOliveiraMartins
  3. NÚM.CARAT(SUBST(A4;" ";"")) = 24
  4. NÚM.CARAT(A4)-NÚM.CARAT(SUBST(A4;" ";"")) = 3

A função SUBST [SUBSTITUTE] devolve o valor sem espaços. Algumas notas sobre a função SUBST:

  • Se o caracter não for localizado, a função retorna 0.
  • A função SUBST é sensível a maiúsculas, sendo que deverá ter em conta esta situação se pesquisar outro tipo de letra.

IMG_03.jpg

IMG_04.jpg

E a sua contagem de caracteres devolve 24 caracteres…

IMG_05.jpg

IMG_06.jpg

 

Identificar a posição de cada “espaço” no texto.

Outra função muito útil é a função LOCALIZAR [FIND] ou a função PROCURAR [SEARCH]. A diferença entre a primeira e a segunda é que a função LOCALIZAR é sensível a letras maiúsculas.

 

Determinar a posição da primeira ocorrência do “espaço”.

Utilizando esta função podemos perceber em que posição do texto se localiza um determinado caracter, neste caso o “espaço” e a sua primeira posição.

SINTAXE: =LOCALIZAR(" ";A4;1)
  • A função localiza o espaço “ “,
  • No texto da célula A4
  • A partir da primeira posição (caracter)

IMG_07.jpg

Desta forma é determinada a posição do primeiro caracter de espaço.

IMG_08.jpg

Para determinar a segunda ocorrência do espaço, caso a mesma exista, procedemos da mesma forma, mas o argumento do núm_inicial deve iniciar após a primeira ocorrência.

 

Determinar a posição da segunda ocorrência do “espaço”.

A função SE.ERRO [IFERROR] permite corrigir um possível erro, caso não exista a segunda ocorrência do “espaço”. Assim a função SE.ERRO, retorna novamente a primeira expressão para contar a “primeira” ocorrência.

SINTAXE: =SE.ERRO(LOCALIZAR(" ";A4;G4+1);LOCALIZAR(" ";A4;1))

IMG_09.jpg

No resultado é possível ver as duas situações:

IMG_10.jpg

 

Determinar a posição da terceira ou outras ocorrências do “espaço”.

Neste próximo exemplo, para determinar outras posições de um determinado caracter, faz sentido começar a testar uma condição, em função do número de ocorrências existentes:

  1. Caso exista uma ocorrência, executa uma expressão…
  2. Caso existam 2 ocorrências, executa outra expressão,

E assim sucessivamente… neste caso a função PARÂMETRO [SWITCH] é uma boa alternativa para este cenário. O raciocínio para o resultado de cada teste da função PARÂMETRO é semelhante aos anteriores, trabalhando sempre no argumento do núm_inicial baseando-se sempre no valor da ocorrência anterior:​​​​

SINTAXE: =PARÂMETRO(E4;1;LOCALIZAR(" ";A4;1);2;LOCALIZAR(" ";A4;G4+1);3;LOCALIZAR(" ";A4;I4+1))

IMG_11.jpg

O resultado é apresentado na imagem:

IMG_12.jpg

Espero que este processo passo-a-passo tenha sido útil! Se preferires, confere o vídeo tutorial que publicámos recentemente. Alguma dúvida envia-nos a tua mensagem... ficamos à tua espera!​​​​​

 


Consulte outros conteúdos relevantes:

Como criar um gráfico dinâmico com uma coluna variável?

Como criar um gráfico dinâmico com uma coluna variável?

Aprenda a criar gráficos de colunas simples, no Microsoft Excel, dinâmicos, com apenas 2 series, onde analisamos quatro indicadores, 4 colunas, duas a duas.

Continuar a ler...

Microsoft Excel: Como contar caracteres em células?

Microsoft Excel: Como contar caracteres em células?

Neste vídeo tutorial mostro como podes utilizar a função NÚM.CARAC [LEN] para contar caracteres e ocorrências em células no Microsoft Excel.

Continuar a ler...

 

Pesquisar


Consulte aqui os últimos artigos publicados no nosso blog!

Aceda aqui ao nosso blog!


Consulte aqui os últimos vídeos publicados no nosso canal do Youtube!

Aceda aqui ao nosso arquivo!

Assista, ouça, pratique e aprenda!

Na nossa oferta, disponibilizamos cursos intensivos que lhe dão um conhecimento alargado dos programas, dependendo dos seus objetivos e nível de conhecimento. Para além disso, dispomos também de cursos on-demand que tem, entre outros aspetos, têm como principal objetivo ajudá-lo a resolver problemas específicos do dia-a-dia, sem ter necessidade de assistir a um curso completo.

Aprenda a maximizar o seu tempo e aumente a sua produtividade com a ferramenta mais utilizada em todo o mundo – o Microsoft Excel! Conheça a nossa oferta formação especializada e Ferramentas de Business Intelligence! Vamos lá?!

Microsoft Excel

Fique a conhecer as principais funcionalidades do Microsoft Excel, e ser autónomo no seu trabalho, temos um conjunto de cursos que o podem ajudar a chegar ao seu objetivo!

Veja aqui aos cursos disponíveis!

Business Intelligence

Passe ao próximo nível e conheça a nossa oferta de cursos especializados utilizando as potencialidades de Business Intelligence do Microsoft Excel, ou utilizando o Power Bi Desktop.

Veja aqui os cursos disponíveis!

VBA (Visual Basic for Applications)

Estenda as capacidades do Microsoft Excel, e controle quase a totalidade dos aspetos da aplicação, utilizando o VBA! Uma linguagem de programação à disposição de todos os utilizadores.

Veja aqui os cursos disponíveis!

Subscreva as nossas notícias e novidades!

Tem uma dúvida que gostava de ver esclarecida?

Entre em contacto connosco.

Pretendemos ajudá-lo a trabalhar, de forma eficiente, o Microsoft Excel e as Ferramentas Power Platform (Power BI, Power Apps e Power Automate). O que pretendemos é que possa economizar tempo e aumentar a sua produtividade.

A nossa solução... uma oferta formativa de qualidade e em diversos modelos formativos, com conteúdos práticos, disruptivos e inovadores! Consulte aqui todas as modalidades, ou contacte-nos através do email geral@exceldriven.com. Até breve!