Criar páginas de descrição no Power BI Desktop!
Neste novo artigo, vou mostrar-te como podes “contar uma história” com os teus dados no Power Bi Desktop, com a ajuda de páginas de descrição! Vamos lá?
Quando estamos a criar um relatório podemos utilizar várias funcionalidades que permitem contar a história (a Storyline) dos nossos dados! Mas, devemos contar também, com uma boa relação entre o espaço e os visuais que temos ao nosso dispor. Para que a mensagem que transmitimos possa ser bem interpretada e, ao mesmo tempo, criar um impacto visual interessante para o nosso público-alvo.
É neste sentido que quero mostrar-te as páginas de descrição no Power BI Desktop.
As páginas de descrição são uma funcionalidade, recente no Power BI Desktop, que permitem substituir o campo de descrição, que habitualmente colocamos num visual. Este campo de descrição permite associar outros valores / medidas para consulta para além dos valores disponíveis no visual.
Não percas aqui todo o processo passo-a-passo detalhado, faz o download do ficheiro base e, se tiveres alguma dúvida, envia-nos a uma mensagem... ficamos à tua espera!
Faça aqui o download dos seus ficheiros de apoio!
Quando aplicados valores no campo da descrição, conseguimos visualizar outros indicadores juntamente com o valor principal analisado no relatório.
O que vou construir neste tutorial é uma página de descrição, que mostra a informação de um modo mais apelativo, que pode incluir elementos visuais, imagens ou outros itens, que substitui a simples “etiqueta” disponível junto do visual.
Como aplicar as Páginas de Descrição
Antes de aplicares a página de descrição é importante ativares a funcionalidade. Para poderes utilizar a Página de Descrição, deves começar por confirmar se a funcionalidade já se encontra ativa uma vez que à data deste artigo, a mesma ainda se encontra em pré-visualização.
Assim deves aceder às opções do Power BI Desktop, no menu Ficheiro [File] > Opcões e definições [Options and Settings]
E aceder às opções de pré-visualização [Pre-visualization Features], ativando de seguida a opção Descrições de Visual Moderno [Modern ToolTips].
A partir deste momento as páginas de descrição estão disponíveis, basta apenas começar a criar cada página para uma descrição.
Criar a Página de Descrição
O primeiro passo é criar uma página. Esta página terá uma configuração especial que lhe permite ser uma página de descrição.
No menu ver ativamos o painel de Formato (disponível no novo interface do Power BI), para que o mesmo esteja disponível nos painéis à direita do ecrã. Nas versões mais antigas o painel está disponível por predefinição.
Nas informações da página devemos configurar a página como uma página de Descrição [ToolTip], em vez de uma página standard.
Assim que definimos esta propriedade a página fica “pequena” com a sua dimensão real, que é a dimensão da etiqueta de descrição que iremos encontrar nas outras páginas do relatório. Assim se pretenderes personalizar melhor os visuais para configurar o esquema da página, podes colocar a página ajustada à largura do ecrã. Esta opção não afeta a dimensão da página, apenas ajusta para que possas configurar melhor os seus visuais.
Personalizar a Página de Descrição
A personalização da página é feita conforme o gosto do utilizador, onde podes aplicar os visuais, imagens, ícones, ou seja, qualquer elemento que aplicas habitualmente a uma página tradicional!
Na configuração da página vou colocar:
- Fundo da tela: Preto com transparência 0%
- 4 cartões cada um com uma medida e configurados com o aspeto da imagem.
- 1 Tabela com o Segmento de mercado e as vendas, apresentando apenas o 1 valor em total de vendas.
Voltando a colocar a etiqueta no tamanho real, a mesma fica com o aspeto da imagem:
Aplicar a Página de Descrição
Para aplicar a página de descrição no relatório é muito simples!! Basta associar o campo do relatório que faz a ligação com as restantes páginas.
Podes utilizar qualquer campo, e neste caso, o campo é o campo do produto, pois é a categoria que está nos gráficos da página inicial. Assim associamos o campo Produto, à descrição da página, que é o mesmo campo disponível nos gráficos da página Base.
Depois desta associação do campo, voltando à página inicial, ou qualquer página que tenha o campo [Produto] disponível num gráfico, consegues consultar a descrição.
Caso pretendas podes associar mais campos para fazer correspondência na página de descrição.
Assim outras páginas que tenham por exemplo, o campo [Segmento de Mercado] num visual que permita descrição, conseguirás ver também a descrição.
No exemplo, dupliquei a página inicial, e apliquei ao gráfico o campo [Segmento de mercado] em vez do campo [Produto]. Uma vez que a página de descrição contempla também o campo [Segmento de Mercado] a etiqueta é visível nos visuais que tenham este campo também.
Reverter a descrição para uma descrição normal
Para reverteres a descrição de campo ao seu estado normal, caso pretendas, podes sempre voltar a colocar, nas informações da página, o tipo Standard. A página continua disponível, caso pretendas voltar a ativá-la e podes também sempre ocultar a página para que esta não esteja visível no relatório online.
Se pretenderes ocultar a página, acedes ao separador da página e escolhes a opção Ocultar Página.
Outros conteúdos relevantes:
VBA e função FILTRAR: Exportar um relatório para PDF
Neste novo vídeo, vou mostrar-te como podes usar a função FILTRAR para obter um conjunto de dados sobre um determinado critério.
JUNTARH e JUNTARV: Como juntar intervalos no Excel?
Vídeo tutorial para aprenderes a trabalhar com as 2 novas funções JUNTARH e JUNTARV, para juntar intervalos no Microsoft Excel. Vamos lá?