Como usar a função FILTRAR com múltiplos critérios?
Neste novo artigo vou mostrar-te como podes utilizar a função FILTRAR [FILTER] aplicando múltiplos critérios, no Microsoft Excel. Vamos lá?
Através da Função FILTRAR, é possível aplicar várias condições para filtrar os dados da tua tabela ou intervalo de dados, utilizando as condições “E” / “OU”, obtendo os registos de um intervalo quando as condições se verificam em simultâneo.
Não percas aqui todo o processo detalhado, aprende a usar a função FILTRAR com múltiplos critérios, vê os 5 exemplos práticos que temos para te mostrar, e, se tiveres alguma dúvida, envia-nos a tua mensagem... ficamos à tua espera!
Faça aqui o download dos seus ficheiros de apoio!
Sintaxe base da função:
FILTRAR(matriz;incluir;[se_vazia])
- matriz (obrigatório): O intervalo que pretendemos filtrar
- incluir (obrigatório): O intervalo comparado ao critério que pretendemos utilizar para aplicar o Filtro
- se_vazia (opcional): Valor a mostrar, caso o resultado da filtragem dos dados não devolva resultados
Exemplo 1 – aplicação do filtro com uma condição:
Neste primeiro exemplo vamos aplicar o filtro com apenas uma condição, com a fórmula a referenciar o intervalo, em que o intervalo com os produtos terá o critério igual à célula B6.
O resultado é apresentado na imagem em baixo.
Exemplo 2 – Aplicação do filtro com duas condições: Produto e Agente
Neste exemplo o argumento ‘incluir’ irá incluir não um intervalo com a respetiva condição, mas sim 2 intervalos, com a condição. Desta forma, cada opção deverá ser incluída entre parêntesis, e ambas devem ser multiplicadas, de modo a realizar uma combinação de valores booleanos (VERDADEIRO / FALSO). Uma combinação que resulte em 1, é válida para o filtro.
O resultado é o apresentado na imagem em baixo.
Exemplo 3 – Aplicação do filtro com duas condições do mesmo campo: Produto
O próximo exemplo o argumento ‘incluir’ irá incluir novamente duas condições, mas para o mesmo intervalo, correspondendo à condição OU. Desta forma, cada opção deverá ser incluída entre parêntesis, e ambas devem ser somadas, de modo a realizar uma combinação de valores booleanos (VERDADEIRO / FALSO). Todas as opções que resultem em 1 (VERDADEIRO) são válidas.
O resultado é o apresentado na imagem em baixo.
Exemplo 4 – Conjugação de múltiplos critérios E com OU
No exemplo seguinte vamos conjugar ambas as condições E com OU, o que significa que terá de existir uma combinação de uma multiplicação entre 2 intervalos somada a outra combinação de 2 intervalos multiplicados. Nota que esta lógica pode ser aplicada de forma igual para variadas condições.
O resultado é o apresentado na imagem em baixo.
Exemplo 5 – Conjugação de múltiplos no mesmo campo “E”
Neste último exemplo vamos utilizar o mesmo campo (Data) para aplicar o filtro. Neste caso o critério será uma lógica de primeira condição e segunda condição (datas entre X e Y). Assim a combinação é feita através da multiplicação dos critérios.
O resultado é o apresentado na imagem em baixo.
Outros conteúdos relevantes:
Como criar um gráfico dinâmico com uma coluna variável?
Aprenda a criar gráficos de colunas simples, no Microsoft Excel, dinâmicos, com apenas 2 series, onde analisamos quatro indicadores, 4 colunas, duas a duas.
Power BI: Apresentação dos novos Cálculos Visuais
Neste novo vídeo, vou mostrar-te a nova funcionalidade disponível no Power BI que permite criar Cálculos Visuais!