Obter dados de uma base de dados no Excel! - Exceldriven

Obter dados de uma base de dados no Excel

Funções de bases de dados no Microsoft Excel. Aprende aqui como podes obter dados de Bases de Dados no Microsoft Excel através de um conjunto de funções específicas.

As funções de bases de dados do Microsoft Excel, permitem obter informação de um intervalo ou tabela “Base de Dados” retornando informação agregada de acordo com um ou mais critérios.



Este conjunto de funções pode ser utilizados para substituir os cálculos condicionais, tradicionalmente efetuados com as funções estatísticas. Como é o caso das funções: SOMA.SE [SUMIF]; MÉDIA.SE [AVERAGEIF]; CONTAR.SE [COUNTIF]. E, até mesmo, as funções da mesma família para múltiplas condições. Como por exemplo, as funções: SOMA.SE.S [SUMIFS] ou MÁXIMO.SE.S [MAXIFS].

Uma das vantagens na utilização das funções de bases de dados é o facto de que todas elas partilham os mesmos argumentos, facilitando a sua aprendizagem e utilização. Dado que não é necessário o utilizador memorizar vários argumentos conforme a função.

Outra vantagem, é o facto destas funções poderem, de certa forma, ser mais flexíveis que as funções estatísticas. Uma vez que é possível definir múltiplos critérios com condição “OU”, algo que nas funções estáticas requer, em alguns casos, a conjugação da função várias vezes para obter o mesmo resultado.

No exemplo que aqui partilhamos, mostro como podes usar as funções de bases de dados no Microsoft Excel, para que possas aprender a criar as tuas Bases de Dados. Não percas todo o processo passo-a-passo. Alguma dúvida envia-nos a tua mensagem... ficamos à tua espera!

Especificidades das funções de bases de dados

As funções de bases de dados para funcionarem corretamente necessitam de 3 elementos, um pouco como os filtros avançados.

  • É necessária uma base de dados que normalmente é um intervalo de valores, e ao qual o utilizador pode guardá-lo com um Nome Definido [Define Name].
  • É necessário um intervalo que funciona como “zona de critério” onde é colocado o critério ou critérios que definem o “filtro” à base de dados
  • Por último é necessário um intervalo ou célula onde irá aparecer o resultado da função.

img_01.jpg

img_01_1.jpg

Sintaxe genérica das funções

=NomeDaFunção (base_dados; campo; critérios)

  • Base de dados [Database]: O intervalo de células que formam a lista ou base de dados. A primeira linha do intervalo deve ser selecionada pois contém rótulos ou cabeçalhos para identificar o campo a obter.
  • Campo [Field]: Indica a coluna utilizada na função, ou seja, o campo a obter. Neste caso o utilizador pode introduzir o nome do campo entre aspas: "Preço de Compra", o número da coluna que representa a posição da coluna na base de dados ou ainda uma referência de célula que tenha o mesmo conteúdo que o nome do campo.
  • Critérios [Criteria]: O intervalo de células que contém as condições especificadas. O utilizador pode utilizar qualquer intervalo para o argumento critérios desde que inclua uma célula com o nome do “campo” pelo menos e uma célula abaixo que especifica uma condição para o critério devolvido.

Exemplos de aplicação

Contagem de valores: funções BDCONTAR [DCOUNT] e BDCONTAR.VAL [DCOUNTA]

img_02.jpg

Sintaxe da função

img_03.jpg

Resultado da função:

img_04.jpg

“Mecânica” da função na base de dados:

img_04_1.jpg


Soma de valores: BDSOMA [DSUM]:

img_05.jpg

Resultado da função:

img_06.jpg

“Mecânica” da função na base de dados:

img_06_1.jpg


Média de valores: BDMÉDIA [DAVERAGE]

Aplicação da função com múltiplos critérios “OU”:

img_07.jpg

Resultado da função:

img_08.jpg

“Mecânica” da função na base de dados:

img_08_1.jpg


Obter o valor máximo: BDMÁX [DMAX]

Aplicação da função com múltiplos critérios “E”:

img_09.jpg

Resultado da função:

img_10.jpg

“Mecânica” da função na base de dados:

img_10_1.jpg


Obter o valor mínimo: BDMÍN [DMIN]

Aplicação da função com múltiplos critérios “E” com “OU”:

img_11.jpg

Resultado da função:

img_12.jpg

“Mecânica” da função na base de dados:

img_12_1.jpg


Ordenar dados de forma dinâmica no Excel

Ordenar dados de forma dinâmica no Excel

Aprenda aqui como pode usar a nova função ORDENAR [SORT] para ordenar dados de forma dinâmica no Microsoft Excel.

Continuar a ler...

Função LAMBDA - Conhece a nova função do Microsoft Excel?

Função LAMBDA - Conhece a nova função do Microsoft Excel?

A Função LAMBDA permite converter fórmulas de Microsoft Excel em funções personalizadas, para reutilizar cálculos e conjugações, e que só poderia ser feito com VBA ou outras linguagens.

Continuar a ler...

 

Pesquisar


Consulte aqui os últimos artigos publicados no nosso blog!

Aceda aqui ao nosso blog!


Consulte aqui os últimos vídeos publicados no nosso canal do Youtube!

Aceda aqui ao nosso arquivo!

Assista, ouça, pratique e aprenda!

Na nossa oferta, disponibilizamos cursos intensivos que lhe dão um conhecimento alargado dos programas, dependendo dos seus objetivos e nível de conhecimento. Para além disso, dispomos também de cursos on-demand que tem, entre outros aspetos, têm como principal objetivo ajudá-lo a resolver problemas específicos do dia-a-dia, sem ter necessidade de assistir a um curso completo.

Aprenda a maximizar o seu tempo e aumente a sua produtividade com a ferramenta mais utilizada em todo o mundo – o Microsoft Excel! Conheça a nossa oferta formação especializada e Ferramentas de Business Intelligence! Vamos lá?!

Microsoft Excel

Fique a conhecer as principais funcionalidades do Microsoft Excel, e ser autónomo no seu trabalho, temos um conjunto de cursos que o podem ajudar a chegar ao seu objetivo!

Veja aqui aos cursos disponíveis!

Business Intelligence

Passe ao próximo nível e conheça a nossa oferta de cursos especializados utilizando as potencialidades de Business Intelligence do Microsoft Excel, ou utilizando o Power Bi Desktop.

Veja aqui os cursos disponíveis!

VBA (Visual Basic for Applications)

Estenda as capacidades do Microsoft Excel, e controle quase a totalidade dos aspetos da aplicação, utilizando o VBA! Uma linguagem de programação à disposição de todos os utilizadores.

Veja aqui os cursos disponíveis!

Subscreva as nossas notícias e novidades!

Tem uma dúvida que gostava de ver esclarecida?

Entre em contacto connosco.

Pretendemos ajudá-lo a trabalhar, de forma eficiente, o Microsoft Excel e as Ferramentas Power Platform (Power BI, Power Apps e Power Automate). O que pretendemos é que possa economizar tempo e aumentar a sua produtividade.

A nossa solução... uma oferta formativa de qualidade e em diversos modelos formativos, com conteúdos práticos, disruptivos e inovadores! Consulte aqui todas as modalidades, ou contacte-nos através do email geral@exceldriven.com. Até breve!