
Funções de bases de dados no Microsoft Excel. Aprende aqui como podes obter dados de Bases de Dados no Microsoft Excel através de um conjunto de funções específicas.
As funções de bases de dados do Microsoft Excel, permitem obter informação de um intervalo ou tabela “Base de Dados” retornando informação agregada de acordo com um ou mais critérios.
Este conjunto de funções pode ser utilizados para substituir os cálculos condicionais, tradicionalmente efetuados com as funções estatísticas. Como é o caso das funções: SOMA.SE [SUMIF]; MÉDIA.SE [AVERAGEIF]; CONTAR.SE [COUNTIF]. E, até mesmo, as funções da mesma família para múltiplas condições. Como por exemplo, as funções: SOMA.SE.S [SUMIFS] ou MÁXIMO.SE.S [MAXIFS].
Uma das vantagens na utilização das funções de bases de dados é o facto de que todas elas partilham os mesmos argumentos, facilitando a sua aprendizagem e utilização. Dado que não é necessário o utilizador memorizar vários argumentos conforme a função.
Outra vantagem, é o facto destas funções poderem, de certa forma, ser mais flexíveis que as funções estatísticas. Uma vez que é possível definir múltiplos critérios com condição “OU”, algo que nas funções estáticas requer, em alguns casos, a conjugação da função várias vezes para obter o mesmo resultado.
No exemplo que aqui partilhamos, mostro como podes usar as funções de bases de dados no Microsoft Excel, para que possas aprender a criar as tuas Bases de Dados. Não percas todo o processo passo-a-passo. Alguma dúvida envia-nos a tua mensagem... ficamos à tua espera!
Especificidades das funções de bases de dados
As funções de bases de dados para funcionarem corretamente necessitam de 3 elementos, um pouco como os filtros avançados.
- É necessária uma base de dados que normalmente é um intervalo de valores, e ao qual o utilizador pode guardá-lo com um Nome Definido [Define Name].
- É necessário um intervalo que funciona como “zona de critério” onde é colocado o critério ou critérios que definem o “filtro” à base de dados
- Por último é necessário um intervalo ou célula onde irá aparecer o resultado da função.
Sintaxe genérica das funções
=NomeDaFunção (base_dados; campo; critérios)
- Base de dados [Database]: O intervalo de células que formam a lista ou base de dados. A primeira linha do intervalo deve ser selecionada pois contém rótulos ou cabeçalhos para identificar o campo a obter.
- Campo [Field]: Indica a coluna utilizada na função, ou seja, o campo a obter. Neste caso o utilizador pode introduzir o nome do campo entre aspas: "Preço de Compra", o número da coluna que representa a posição da coluna na base de dados ou ainda uma referência de célula que tenha o mesmo conteúdo que o nome do campo.
- Critérios [Criteria]: O intervalo de células que contém as condições especificadas. O utilizador pode utilizar qualquer intervalo para o argumento critérios desde que inclua uma célula com o nome do “campo” pelo menos e uma célula abaixo que especifica uma condição para o critério devolvido.
Exemplos de aplicação
Contagem de valores: funções BDCONTAR [DCOUNT] e BDCONTAR.VAL [DCOUNTA]
Sintaxe da função
Resultado da função:
“Mecânica” da função na base de dados:
Soma de valores: BDSOMA [DSUM]:
Resultado da função:
“Mecânica” da função na base de dados:
Média de valores: BDMÉDIA [DAVERAGE]
Aplicação da função com múltiplos critérios “OU”:
Resultado da função:
“Mecânica” da função na base de dados:
Obter o valor máximo: BDMÁX [DMAX]
Aplicação da função com múltiplos critérios “E”:
Resultado da função:
“Mecânica” da função na base de dados:
Obter o valor mínimo: BDMÍN [DMIN]
Aplicação da função com múltiplos critérios “E” com “OU”:
Resultado da função:
“Mecânica” da função na base de dados:

Power Query: Aprenda a usar o Power Query no Microsoft Excel.
Aprenda aqui a usar o Power Query no Microsoft Excel, uma das ferramentas mais importantes para automatizar processos de transformação de dados.

Função PROCV: Como usar a função no Microsoft Excel?
Queres saber como usar esta função?! Então não percas este artigo, onde mostro tudo o que precisas de saber para usar a função PROCV (VLOOKUP). Se preferires, consulta o vídeo tutorial que publicámos recentemente.