JUNTARH e JUNTARV: Agora é mais fácil juntar intervalos no Excel!
Neste artigo vais aprender tudo o que necessitas sobre as 2 novas funções JUNTARH e JUNTARV. Graças a estas, tornou-se mais fácil juntar intervalos no Microsoft Excel. Vamos lá?
Juntar intervalos no Excel tornou-se mais fácil! Existem 2 novas funções já disponíveis, para todos os utilizadores do Microsoft Excel com uma subscrição do Office 365 e com as mais recentes atualizações. As funções: JUNTARH [HSTACK] e JUNTARV [VSTACK].
Estas funções permitem, respetivamente, juntar vários intervalos na horizontal. Ou seja, agregar as colunas de vários intervalos ou na vertical, agregando linhas de vários intervalos.
Estas funções devolvem Arrays Dinâmicos, sendo que podem ser utilizadas com intervalos de nomes ou tabelas, mas com as devidas precauções com o intervalo.
Não percas aqui todo o processo detalhado, onde vou demostrar as funcionalidades das funções para exemplificar como as mesmas funcionam, recorrendo a intervalos normais com referências de células. Alguma dúvida envia-nos a tua mensagem... ficamos à tua espera!
Função JUNTARH [HSTACK]
Esta função permite então juntar matrizes (intervalos) horizontalmente para agregar as colunas de vários intervalos numa matriz de maior dimensão.
Sintaxe: =JUNTARH(matriz1,[matriz2],...)
Na função apenas temos de identificar / selecionar as várias matrizes a juntar.
Desta forma…
O resultado é o esperado, onde vamos definir os cabeçalhos do novo intervalo de uma forma manual, pois iremos depois agregar os vários intervalos na vertical.
Repetimos o processo para as restantes folhas, Folha CENTRO…
Com o resultado esperado…
E por fim a folha SUL…
Com o resultado esperado…
Função JUNTARV [VSTACK]
Esta função é idêntica à JUNTARH que permite juntar matrizes (intervalos) verticalmente para agregar as linhas de vários intervalos numa matriz de maior dimensão.
Sintaxe: =JUNTARV(matriz1,[matriz2],...)
No exemplo vamos juntar o resultado das 3 matrizes anteriores, que são por si, já Arrays Dinâmicos.
Assim, numa folha de resumo, criamos os cabeçalhos para o novo intervalo, e a junção será feita na vertical para os intervalos anteriores.
=JUNTARV(NORTE!F4#;CENTRO!F4#;SUL!F4#)
Como resultado obtemos os 3 intervalos juntos com uma única função.
Estas funções podem então ser uma boa alternativa ao uso do Power Query, por exemplo, ou mesmo a ferramenta de Consolidação de Dados no Excel.
Outros conteúdos relevantes:
Power BI Desktop: Usar o Filtro de Pormenorização!
Neste novo vídeo, vou mostrar-te uma das ferramentas mais interessantes que o Power BI Desktop fornece: o Filtro de Pormenorização (Drillthrough). Vamos lá?
Power BI Desktop: Criar grupos de cálculo [Calculation groups]!
Neste novo vídeo, vou mostrar-te como podes criar grupos de cálculo [Calculation groups] no Power BI Desktop. Vamos lá?