Queres aprender a utilizar o gravador de macros no Microsoft Excel?
A gravação de macros é uma ferramenta bastante útil para criar breves rotinas e automatizar alguns processos no Excel. Tudo isto, sem a necessidade de recurso à programação em VBA. O princípio base por trás do gravador de macros é o de ser possível criar uma Macro (rotina) enquanto trabalha no Microsoft Excel. Ou seja, através do gravador de macros, é possível criar rotinas seguindo um processo de 3 passos:
- Ativar o gravador de macros.
- Executar manualmente as ações pretendidas.
- Desligar o gravador de macros.
Faça aqui o download dos ficheiros de apoio:
Enquanto o utilizador executa manualmente as ações pretendidas, o gravador de macros converte as ações executadas em código VBA, e cria a macro para depois ser executada as vezes que o utilizador pretender.
A utilização do gravador de macros confere vários benefícios ao utilizador. Desde já a possibilidade de automatizar pequenas rotinas sem que o utilizador necessite de saber programar em VBA. Mesmo para programadores experientes, a ferramenta permite gerar um conjunto de código base para algumas rotinas que, posteriormente, o utilizador pode aproveitar para compilar o restante código (para executar uma rotina ou programa mais complexo).
Dicas para utilizar o gravador de macros
O gravador de macros grava virtualmente todas as ações do utilizador, assim para que a ferramenta seja eficiente é necessário que o utilizador planeie bem as suas ações, pois a ferramenta grava os erros, os movimentos desnecessários e indicações incorretas. Todos estes “erros” são sempre executados na rotina e refletem-se no código gerado. Assim o objetivo do utilizador, quando grava a macro deverá ser executar o mínimo de ações necessárias, gerando menos código, assegurando que os seus movimentos na interface são precisos e exatos, prevenindo movimentos desnecessários e se possível evitando erros.
Utilizar referências Absolutas e Relativas
Por defeito a gravação de macros utiliza referências absolutas, o que significa que quando o utilizador seleciona uma determinada célula o gravador de macro regista explicitamente essa célula ou conjunto de células. Estas referências não mudam, da mesma forma que se verifica na utilização de uma fórmula. Macros que trabalham com referências absolutas referem-se sempre às mesmas células.
Tal como na utilização de fórmulas, existe uma alternativa às referências absolutas, que é a utilização de referências relativas na gravação de macro.
Com referências relativas, o gravador de macros guarda a informação das células em que o utilizador trabalha referenciando-se à célula como célula ativa. A célula ativa funciona como ponto de partida para a gravação e o código gerado “move” um número específico de linhas e colunas desde a célula ativa, até à nova referencia de célula.
Processo de gravação de Macro
Passo 1: Ativar o gravador de macros
Após iniciar a gravação da macro, a caixa de diálogo permite escolher o nome da macro, definir uma tecla de atalho para executar a macro, uma descrição para a macro e o local onde a macro é guardada. Relativamente ao local, a macro pode ser guardada no livro atual, num novo livro, ou num livro especial denominado “livro pessoal de macros”. Este livro permite armazenar macros que podem ser executadas em qualquer livro aberto no Microsoft Excel.
Passo 2: Executar manualmente as ações pretendidas
No 2º passo iniciamos a execução das ações, na qual vamos ativar a opção de utilizar referências relativas.
E de seguida vamos executar a ação pretendida que será a soma das parcelas do 1º Trimestre.
Passo 3: Desligar o gravador de macros
Após terminar a execução ação desligamos o gravador de macros.
Executar a Macro
A macro pode ser executada de várias formas, incluindo por exemplo a utilização de um botão ou imagem para a sua execução. No exemplo vamos ver o método mais tradicional de executar a macro que é apenas pressionar o botão de macros para correr a macro na lista de macros disponível.
Selecionamos a macro pretendida e pressionamos o botão executar:
O processo pode ser repetido para cada uma das colunas referentes ao trimestre.
Espero que todo o processo tenha sido claro! Se preferires, confere o vídeo tutorial que publicámos recentemente. Aprende como criar as tuas próprias Macros no Microsoft Excel... e não só! Ensino, também, algumas dicas em código para aproveitar a rotina gravada r gerar processos bem mais interessante. Alguma dúvida envia-nos a tua mensagem... ficamos à tua espera!
Envie emails personalizados no Microsoft Excel, com VBA?!
Perde muito tempo a enviar emails personalizados com anexos para uma lista de emails? Então saiba que existe uma forma fácil...
Aprende a usar a função INDIRETO no Excel!
Vê aqui como usar a função INDIRETO no Microsoft Excel e aprende a criar intervalos dinâmicos nos teus Dashboards.