Logotipo

Função LAMBDA - Conhece a nova função do Microsoft Excel?

LAMBDA a nova função do Excel para reutilizar cálculos e conjugações

Neste novo artigo temos uma novidade fresca para partilhar consigo, uma nova função lançada pela Microsoft, a LAMBDA. Esta nova função está disponível, para já, apenas para subscritores do Office 365 canal Beta/Insider. Partilho aqui convosco uma primeira sinopse e um review das suas capacidades base.

A Função LAMBDA permite converter fórmulas de Excel em funções personalizadas, o que, anteriormente, só poderia ser feito com linguagem de programação. Algo que só se conseguiria fazer com VBA ou outras linguagens, estará brevemente disponível para todos os utilizadores de Microsoft Excel!

 

Em que será útil a função LAMBDA?!

Quando precisa de reutilizar frequentemente cálculos ou conjugações de fórmulas, pode tornar-se complexo. A LAMBDA vai permitir revolucionar a forma como realizamos essas operações.

Para quem está habituado a programar, este conceito não é novo, e até á bastante comum, pois trata-se de uma função anónima, abstrata.

 

Como se utiliza a função LAMBDA?!

O procedimento com a função LAMBDA é basicamente, utilizar qualquer fórmula do Microsoft Excel, colocá-la dentro da expressão desta nova função. Depois, atribuir-lhe um nome pelo “Gestor de Nomes”, procedimento normal para nomear um intervalo ou fórmula.

Em qualquer parte do livro podemos chamar o Nome, que será esta nossa função e reutilizá-la para vários cálculos. Poderá também complementar com a função LET, demonstrada num artigo anterior, que pode consultar aqui.

 

Os Componentes da Função LAMBDA

Não há melhor forma de descrever esta nova função, do que através dos seus componentes, que são: =LAMBDA (parâmetro ou cálculo). Aqui poderemos definir vários parâmetros e cálculos.

Entenderá melhor com o seguinte exemplo muito simples, que consiste em criar uma função personalizada para efetuar uma multiplicação entre dois valores. O procedimento é o seguinte: começamos por criar a função à parte, e depois:

  1. Definimos os seus componentes e testamo-los;
  2. Aplicamos um nome à função;
  3. Reutilizamos a função através do nome.

Vamos a isso?!

 

Definir os componentes da função e testar

Começamos por iniciar a função, como mostra a imagem.

lambda-a-nova-funcao-do-excel-01.jpg

Atribuímos os componentes da função (os seus argumentos), que aqui, correspondem aos valores a multiplicar, que são as suas “variáveis”, pois são introduzidos pelo utilizador.

lambda-a-nova-funcao-do-excel-02.jpg

Dentro da fórmula, definimos que cálculo é executado, ou seja, o seu terceiro argumento não será um parâmetro, mas a fórmula de cálculo dos dois parâmetros anteriores.

lambda-a-nova-funcao-do-excel-03.jpg

Neste ponto, a função dará erro, uma vez que tem de ser testada, como pode ver na imagem.

lambda-a-nova-funcao-do-excel-04.jpg

lambda-a-nova-funcao-do-excel-05.jpg

Atribuir um nome à função para a poder reutilizar

Após criar a função, devemos associar-lhe um nome, para que possa ser chamada posteriormente, quando nos for necessária.

Começamos por copiar a parte da fórmula que terá de colocar no nome.

lambda-a-nova-funcao-do-excel-06.jpg

Acedemos ao Grupo de Nomes Definidos no Friso e atribuímos um novo nome através do Botão Definir Nome no Menu Fórmulas.

lambda-a-nova-funcao-do-excel-07.jpg

Atribuímos um nome, por exemplo, “Multiplicação” e colocamos a função na referência do intervalo.

lambda-a-nova-funcao-do-excel-08.jpg

Simples, certo?!

 

Reutilizar a função

Agora, sempre que precisarmos de reutilizar esta função, chamamos o nome que foi atribuído em qualquer parte do livro, uma vez que o âmbito do nome foi criado para isso mesmo.

lambda-a-nova-funcao-do-excel-09.jpg

Depois, pode definir a fórmula para as restantes células e terá o resultado em qualquer cenário.

lambda-a-nova-funcao-do-excel-10.jpg

lambda-a-nova-funcao-do-excel-11.jpg

Este foi o sneak-peak desta nova função. Em breve, irei partilhar consigo um tutorial, fique atento às novidades! Se ainda não subscreveu as nossas notificações, pode fazê-lo no formulário, para ser o primeiro a ver todas as funcionalidades.

Entretanto, não se esqueça de consultar todos os nossos artigos e tutoriais.


Artigos relacionados:

Novidade Microsoft Excel

Novidade Microsoft Excel - Conheça a nova função LET!

Muito provavelmente, já se cruzou com uma fórmula tão complexa que o obrigou a repetir a mesma expressão, dentro da fórmula…

Continuar a ler

Microsoft Excel

Microsoft Excel - Fórmulas de Agregação Condicionais

Provavelmente alguns de vós já ouviram falar das funções SUMIF (SOMA.SE) e SUMIFS (SOMA.SE.S)…

Continuar a ler

Pesquisar


Assista, ouça, pratique e aprenda!

Aprenda a maximizar o seu tempo e aumente a sua produtividade com a ferramenta mais utilizada em todo o mundo – o Microsoft Excel! Conheça a nossa oferta formação especializada e Ferramentas de Business Intelligence! Vamos lá?!

Veja aqui os nossos cursos!


Consulte aqui os últimos artigos publicados no nosso blog!

Aceda aqui ao nosso blog!


Consulte aqui os últimos vídeos publicados no nosso canal do Youtube!

Aceda aqui ao nosso arquivo!


Microsoft Excel: Dominar as tarefas essenciais!

Tudo o que precisa para começar a trabalhar no Excel! Aprenda os fundamentos do Excel de uma forma clara e simples!

 - Mais de 10 horas de conteúdo em video!

 - Quizzes e exercícios para testar os conhecimentos!

 - Ficheiros de apoio para cada módulo com soluções!

 - Acesso direto ao formador para colocar questões sobre o curso!

Mais informações

Assista, ouça, pratique e aprenda!

Na nossa oferta, disponibilizamos cursos intensivos que lhe dão um conhecimento alargado dos programas, dependendo dos seus objetivos e nível de conhecimento. Para além disso, dispomos também de cursos on-demand que tem, entre outros aspetos, têm como principal objetivo ajudá-lo a resolver problemas específicos do dia-a-dia, sem ter necessidade de assistir a um curso completo.

Aprenda a maximizar o seu tempo e aumente a sua produtividade com a ferramenta mais utilizada em todo o mundo – o Microsoft Excel! Conheça a nossa oferta formação especializada e Ferramentas de Business Intelligence! Vamos lá?!

Microsoft Excel

Fique a conhecer as principais funcionalidades do Microsoft Excel, e ser autónomo no seu trabalho, temos um conjunto de cursos que o podem ajudar a chegar ao seu objetivo!

Veja aqui aos cursos disponíveis!

Business Intelligence

Passe ao próximo nível e conheça a nossa oferta de cursos especializados utilizando as potencialidades de Business Intelligence do Microsoft Excel, ou utilizando o Power Bi Desktop.

Veja aqui os cursos disponíveis!

VBA (Visual Basic for Applications)

Estenda as capacidades do Microsoft Excel, e controle quase a totalidade dos aspetos da aplicação, utilizando o VBA! Uma linguagem de programação à disposição detodos os utilizadores.

Veja aqui os cursos disponíveis!

Subscreva as nossas notícias e novidades!

Tem uma dúvida que gostava de ver esclarecida?

Contacte-nos através do seguinte formulário.

Pretendemos ajudá-lo a trabalhar, de forma eficiente, o Microsoft Excel e as Ferramentas Power Platform (Power BI, Power Apps e Power Automate).

O que pretendemos é que possa economizar tempo e aumentar a sua produtividade.

A nossa solução... uma oferta formativa de qualidade e em diversos modelos formativos, com conteúdos práticos, disruptivos e inovadores!

Consulte aqui todas as modalidades, ou contacte-nos para receber mais informações. Basta utilizar o formulário aqui disponível, ou o email geral@exceldriven.com. Até breve!