Microsoft Excel - Fórmulas de Agregação Condicionais
Provavelmente alguns de vós já ouviram falar das funções SUMIF (SOMA.SE) e SUMIFS (SOMA.SE.S)… São duas funções muito utilizadas e, provavelmente, fazem parte do top 10 de funções do Microsoft Excel.
Quando utilizamos a função tradicional SUM (SOMA), agregamos, através da soma, todos os valores de um ou mais intervalos, e obtemos o resultado sobre todas as células. No entanto, as fórmulas que iremos explorar irão ajudá-lo a fazer adições, ou agregações (No caso das outras funções) de valores, baseadas em uma ou mais condições, calculando apenas os valores cujas condições se verificam.
Aquelas tabelas intermináveis com dados comerciais têm uma forma dinâmica e eficiente de serem analisadas. Baste aplicar as funções certas! E é isso que vamos demonstrar, com um vídeo explicativo com aplicações práticas em 12 exemplos, que pulicaremos muito em breve!
Vejamos agora as fórmulas mencionadas, com mais detalhe:
Com estas funções, pode agregar valores consoante uma ou várias condições, excluindo os restantes. Nas funções SUMIFS pode definir até 127 pares de condições de avaliação! Permite-lhe determinar, por exemplo, os salários totais dos seus colaboradores por região ou profissão.
As funções AVERAGEIF e sua variante permitem calcular médias dentro de segmentos ou condições específicas. Ou seja, calcular por exemplo, a média de idades dos seus colaboradores por género.
Através destas funções, poderá calcular quantidades dentro de critérios específicos. Ou seja, enumerar quantas variáveis preenchem a condição que pretendemos. Por exemplo, o número de colaboradores numa determina zona, ou cidade.
Se pretende analisar os valores mínimos e máximos com uma certa condição ou segmento, poderá utilizar as funções MINIFS e MAXIMAXIFS, que permitem, por exemplo, determinar o valor máximo de vendas numa certa região.
Estamos também a finalizar um vídeo tutorial, que publicaremos em breve, e que mostrar-lhe-á como se podem utilizar estas funções em simultâneo, de forma a otimizar a análise dos seus dados. Certamente ajudá-lo-á a otimizar os relatórios e análises da sua empresa. A não perder!
Entretanto, não se esqueça de consultar todos os nossos artigos e tutoriais.
Artigos relacionados:
Função LAMBDA - Conhece a nova função do Microsoft Excel?
A Função LAMBDA permite converter fórmulas de Microsoft Excel em funções personalizadas, para reutilizar cálculos e conjugações, e que só poderia ser feito com VBA ou outras linguagens.
Redimensionar Arrays no Excel: Conheça as funções DROP e TAKE!!!
Necessitas de dimensionar arrays? Neste novo artigo vais aprender a usar 2 novas funções do Excel que permitem excluir ou incluir linhas e/ou colunas dos teus intervalos. Vamos lá?