Power Apps: Cria uma aplicação de agendamentos para o telemóvel!
Neste novo artigo, vamos criar uma app, com Power Apps, utilizando uma tabela em Dataverse, para armazenar informação de agendamentos de um Hotel de animais. Esta app vai estar disponível para efetuares o agendamento através do teu telefone! Vamos lá?
O Power Apps simplifica o desenvolvimento de aplicativos personalizados, e vamos mostrar como isso pode ser feito de maneira prática. Resumindo, neste artigo, vais descobrir:
- Como usar o Power Apps para criar uma aplicação personalizada.
- Armazenamento eficaz de informações de agendamentos no Dataverse.
- Disponibilizar uma experiência de agendamento sem complicações, através do teu smartphone.
Este tutorial orientar-te-á por todas as etapas. Desde a importação de dados, até a criação da aplicação.
Não percas aqui o cenário de exemplo que partilho contigo, assim como o processo passo a passo. Não te esqueças de fazer o download do ficheiro base e, se tiveres alguma dúvida, envia-nos a uma mensagem... ficamos à tua espera!
Faça aqui o download dos seus ficheiros de apoio!
Importar a Tabela do Excel
Para utilizarmos a tabela em Dataverse, podemos começar por importar uma tabela proveniente do Microsoft Excel.
Começamos por aceder ao portal de desenvolvimento de Power Apps: make.powerapps.com
De seguida, acedemos ao menu Tabelas, e escolhemos a opção de Importar dados do Excel.
De seguida escolhemos a origem dos dados… que será um livro de Excel.
Carregamos o ficheiro Agendamentos.xlsx que poderás colocar na tua pasta do OneDrive.
Após escolheres o ficheiro, surge uma janela semelhante à janela de importação no Excel, onde podes escolher a tabela a importar dentro do ficheiro – Agendamentos.
Nesta fase, surge a janela do Power Query, onde podes efetuar as transformações necessárias. Aqui vamos basicamente verificar o tipo de dados de cada coluna, uma vez que a tabela não tem dados para serem trabalhados. No final pressiona o botão Seguinte.
O próximo ecrã permite definir as opções para a criação da tabela no Dataverse, onde podemos associar os dados a uma tabela existente ou criar uma tabela. Neste passo verifica também o tipo de dados que serão atribuídos na tabela do Dataverse.
O último ecrã serve para definir como a tabela será atualizada, isto no caso de teres dados que são atualizados com frequência, caso contrário colocas a opção de Atualizar manualmente. No final, confirmas a criação da tabela, clicando no botão Publicar.
Neste momento a tabela já está criada. Assim que efetuares um clique sobre a tabela entras no modo de edição da tabela.
Neste ecrã podes escolher as colunas a serem apresentada na tabela.
Criar a Aplicação
Agora vamos aceder à opção Aplicações, no menu lateral, e vamos iniciar uma Nova Aplicação.
Escolhemos a opção começar com uma estrutura de página para criar uma Canvas App.
A estrutura de página que vamos selecionar será uma Tela em Branco, e para o formato de Telefone.
A partir deste momento entramos no ecrã de desenvolvimento da nossa aplicação. A aplicação tem um ecrã de base que podemos nomeá-lo de ScrInicio.
Neste ecrã vamos começar por inserir um ícone, através do Botão Inserir.
Assim que inserimos o ícone, podemos personalizar as suas propriedades. Neste caso vamos alterar o posicionamento (x) do ícone, onde podemos aplicar a fórmula (ScrInicio.Width/2)-100. A fórmula basicamente permite definir a posição do ícone para ser metade da largura do ecrã. A este valor subtrais 150 que corresponde a metade da largura do ícone (200).
De seguida vamos inserir outro objeto, uma etiqueta de texto.
Nesta etiqueta alteramos o texto para “Iniciar o Agendamento”. E posicionamos a etiqueta por baixo do nosso ícone.
Inserir um novo ecrã
O próximo passo é inserir um novo ecrã na aplicação. Este ecrã vai ter o formulário que nos permite inserir os valores para preencher a tabela.
Neste ecrã vamos então inserir mais um objeto, neste caso um formulário de Edição.
Assim que o formulário estiver no ecrã, precisamos de o associar a uma tabela, em Dataverse. Neste caso será a nossa tabela agendamentos.
Depois de associarmos o formulário à tabela, devemos escolher os campos que pretendemos ter no formulário. Nas opções do painel à direita colocamos o modo predefinido do formulário como “Novo” e de seguida acedemos à opção Editar campos.
De seguida escolhemos os campos que pretendemos ter no formulário. Colocamos todos os campos da tabela:
- Nome do Amigo
- Nome do Dono
- E-mail do Dono
- Data de Entrada
- Data de Saída
- Notas
No final pressionamos o botão Adicionar.
No formulário, se quiseres podes inserir uma forma (retângulo) e uma etiqueta de texto para colocar um título no ecrã.
Armazenar os dados do formulário na tabela
Para guardarmos os dados do formulário na tabela, vamos inserir um botão. O botão é inserido no mesmo local dos restantes objetos. Menu Inserir > Botão.
Depois de colocares o botão e o formatares com o aspeto que pretenderes, vamos aceder às propriedades do botão, mais especificamente a opção OnSelect, que ativa a ação que vai ser executada quando selecionamos o botão e pressionamos o mesmo. Nesta opção vamos colocar a fórmula SumbitForm e colocamos o argumento que é o formulário criado. Esta função guarda os dados do formulário na tabela.
A seguir criamos um segundo botão, da mesma forma. Este botão será o botão “Cancelar” e vai ter a fórmula ResetForm com o formulário como argumento. A função ResetForm tal como o nome indica, restaura o formulário para os seus valores iniciais.
Criar o ecrã de confirmação do agendamento
No próximo passo vamos criar um ecrã, o 3º ecrã da aplicação. Este ecrã vai aparecer assim que pressionamos o botão confirmar do formulário.
Voltamos ao botão Confirmar, e neste botão acrescentamos a função Navigate. Esta função permite navegar para um determinado ecrã da aplicação. Neste caso vamos navegar para o 3º ecrã.
Vamos também utilizar a função Navigate para o ícone do ecrã inicial. Neste caso vamos então selecionar o ícone do ecrã inicial e na propriedade OnSelect, colocamos a expressão Navigate(scrFormulario;ScreenTransition.CoverRight). os argumentos a colocar são o ecrã, e o tipo de efeito de transição aplicado.
Testar a aplicação
Vamos então gravar a aplicação e pressionar o botão Publicar para publicar a aplicação.
Assim que a aplicação estiver a correr podes preencher os dados e pressionar o botão confirmar no final.
Assim que pressionas o botão confirmar, deverá surgir o ultimo ecrã.
E se voltares à tabela, conseguirás ver o teu registo inserido na tabela.
Como podes ver é muito simples criar uma App em Power Apps tendo como base uma simples tabela de Excel. Desta forma o teu registo de dados torna-se mais intuitivo e podes partilhá-lo com os colaboradores da tua organização!
Outros conteúdos relevantes:
Power Query: Automatizar processos no Excel!
Aprenda aqui a usar o Power Query no Microsoft Excel, e dá o próximo passo na automatização dos processos de transformação de dados no Microsoft Excel.
PowerBI - Conheça a Função DAX USERELATIONSHIP
Neste vídeo tutorial, abordamos a função DAX USERELATIONSHIP, que nos permite analisar numa tabela ou gráfico, o mesmo indicador em função de 2 relações distintas.