Redimensionar Arrays no Excel: Conheça as funções DROP e TAKE!!!
Necessitas de dimensionar arrays? Neste novo artigo vais aprender a usar 2 novas funções do Excel que permitem excluir ou incluir linhas e/ou colunas dos teus intervalos. Vamos lá?
As novas funções do Excel EXCLUIR [DROP] e INCLUIR [KEEP] permitem, respetivamente, excluir ou incluir linhas e/ou colunas de um intervalo. Por outras palavras, estas funções permitem manter apenas as linhas e/ou colunas pretendidas de um intervalo.
Por exemplo, a função EXCLUIR [DROP], para um intervalo selecionado, que pode ser uma tabela ou um array dinâmico, permite excluir as linhas ou colunas desse mesmo intervalo. Supondo que selecionas uma tabela e queres excluir o cabeçalho da mesma, a função permite “remover” a primeira linha do intervalo. Da mesma forma que podemos excluir um conjunto de linhas do topo de um intervalo, ou mesmo do final de um intervalo, aplicando um valor negativo.
Já a função INCLUIR [TAKE] faz exatamente o oposto da função anterior. Neste caso, o número de linhas ou colunas que definimos nos argumentos da função são as linhas ou colunas a manter!
Não percas aqui o funcionamento e processo de cada uma das funções em particular. Se tiveres alguma dúvida envia-nos a tua mensagem... ficamos à espera!
Função EXCLUIR [DROP]
Esta função excluir um determinado número de linhas ou colunas a contar do início ou do final de um intervalo.
Sintaxe da função:
=EXCLUIR(matriz;linhas;[colunas])
Argumentos da função:
Matriz: Argumento obrigatório que representa a matriz / intervalo sobre o qual removemos ou excluímos linhas ou colunas.
linhas: O número de linhas a excluir! Um número positivo exclui linhas do topo do intervalo e respetivamente um número negativo exclui linhas do final.
colunas: Argumento opcional. O número de colunas a excluir! Um número positivo exclui colunas do início do intervalo e respetivamente um número negativo exclui colunas do final do intervalo, ou seja, a partir da direita.
Exemplo de aplicação:
Vamos supor que temos a seguinte tabela denominada “Vendas”:
E pretendemos excluir as primeiras 5 linhas da tabela, ou seja, os dados do mês de janeiro. Este resultado é apresentado num novo intervalo.
Da fórmula resulta a mesma tabela, com as primeiras 5 linhas removidas. O argumento opcional das colunas não é colocado, o que permite retornar todas as colunas da tabela.
Se pretendermos remover as linhas a partir do final do intervalo, basta aplicarmos um valor negativo no argumento linha
=EXCLUIR(Vendas;-4)
Resultando na exclusão das últimas 4 linhas da tabela, respeitantes ao mês de julho.
Mas neste exemplo, o que pretendo mostrar é a possibilidade de remover as linhas necessárias para um determinado mês ou conjunto de meses. Para tal, necessito de saber a linha em particular onde o respetivo mês termina! Neste caso uma função bastante útil que podemos usar em conjunto com a função EXCLUIR é a função CORRESPX [XMATCH].
Neste caso a função CORRESPX é extremamente útil porque permite encontrar a ocorrência do mês e devolver um valor a partir do final do intervalo, o que não é possível com a função tradicional CORRESP [MATCH].
Excluir todas as linhas de um determinado mês:
Neste caso então vamos começar por criar uma lista pendente, com os valores dos meses para facilitar a seleção do mês de uma forma dinâmica. Vamos então usar outra função EXCLUSIVOS [UNIQUE] para devolver um array de valores exclusivos da coluna mês.
De seguida criamos a lista pendente:
E adaptamos a fórmula, para que o número da linha da função EXCLUIR, seja dinâmica em função da função CORRESPX.
O resultado apresentado resulta num intervalo dinâmico com as linhas pretendidas.
Função INCLUIR [TAKE]
A função INCLUIR [TAKE] faz exatamente o oposto da função anterior. Neste caso o número de linhas ou colunas que definimos nos argumentos da função são as linhas ou colunas a manter!
Sintaxe da função:
=INCLUIR(matriz;linhas;[colunas])
Argumentos da função:
Matriz: Argumento obrigatório que representa a matriz / intervalo sobre o qual mantemos linhas ou colunas.
linhas: O número de linhas a manter! Um número positivo inclui linhas do topo do intervalo e respetivamente um número negativo inclui linhas do final.
colunas: Argumento opcional. O número de colunas a incluir! Um número positivo inclui colunas do início do intervalo e respetivamente um número negativo inclui colunas do final do intervalo, ou seja, a partir da direita.
Na função INCLUIR, as linhas que permanecem no intervalo representam apenas as primeiras 5 linhas da tabela de vendas, respeitantes ao mês de janeiro.
Naturalmente que tal como no exemplo anterior, o número de linhas a incluir pode ser dinâmico, incluindo um intervalo de meses pretendido.
=INCLUIR(Vendas;CORRESPX(F1;Vendas[Mês];0;-1))
Desta forma podemos ter 2 intervalos distintos, que devolvem o oposto um do outro com uma função [EXCLUIR] a devolver um intervalo retirando as linhas excluídas e a outra função a devolver apenas as linhas pretendidas [INCLUIR].
Outros conteúdos relevantes:
Power Apps: Criar um componente para Menu Lateral?
Neste vídeo mostro-te como podes criar através de um componente um Menu Lateral! Vamos lá?
Power BI: Cálculos Visuais: Funções COLLAPSE e EXPAND
Neste novo vídeo, vou mostrar-te as restantes novas funções DAX, disponíveis para os cálculos visuais! Vamos lá?