Sabes Inserir imagens em células no Excel?!
Neste novo artigo, vou mostrar-te como é agora, mais fácil do que nunca, de inserir uma imagem dentro de uma célula, no Microsoft Excel. Vamos lá?
Inserir uma imagem no Excel tornou-se mais fácil do que nunca. Agora, com a possibilidade de inserir a imagem dentro de uma célula! Ao inserirmos uma imagem dentro de uma célula, o conteúdo passa a ser considerado como um conteúdo perfeitamente normal, como texto ou um número. Isto significa que, entre outros aspetos, podemos utilizar funções e devolver uma referência da célula, em que o seu conteúdo é uma imagem.
Não percas aqui o cenário de exemplo que partilho contigo, assim como o processo passo a passo, para poderes inserir imagens em células no Microsoft Excel. Não te esqueças de fazer o download do ficheiro base e, se tiveres alguma dúvida, envia-nos a uma mensagem... ficamos à tua espera!
Faça aqui o download dos seus ficheiros de apoio!
Durante o processo de inserção da imagem, podemos agora escolher colocar a imagem na célula, ou sobre a célula (método de inserção tradicional) e podemos inclusive, depois da imagem estar inserida, alterar a colocação da mesma.
A imagem é dimensionada automaticamente para a célula! Dimensionando a célula, estamos a alterar a dimensão e o ajuste da imagem.
Ainda nas opções da imagem, quando pressionamos o botão direito do rato, podemos alterar a alocação da imagem, soltando-a da célula, e desta forma podemos formatá-la como um objeto, podemos ainda criar uma referência, que permite ter uma cópia ligada à célula com a imagem, e por último, consultar a pré-visualização da imagem (uma opção interessante quando a imagem é reduzida conforme o tamanho da célula.
Na imagem em baixo podemos ver um exemplo da referência criada sobre a imagem.
Cenário do Tutorial
Vamos agora ver um caso em que podemos utilizar a imagem de uma forma dinâmica para representar um relatório interativo.
No exemplo começamos por ter uma tabela, onde temos informação de vendas.
O objetivo é criar uma segunda folha com os dados de cada vendedor, mas pretendemos mostrar uma imagem com a foto do colaborador.
Numa folha auxiliar criamos uma lista exclusiva, com os vendedores. Podemos utilizar a função EXCLUSIVOS [UNIQUE].
=EXCLUSIVOS(Vendas[Vendedor])
No próximo passo vamos inserir uma imagem correspondente para cada colaborador.
Repetimos o processo para as restantes imagens.
Construir o Relatório
Depois de definirmos a folha auxiliar, podemos utilizar as imagens nas células numa função como dados normais.
Assim vamos utilizar a função PROCV [VLOOKUP] para pesquisarmos o nome do vendedor, e devolver a sua fotografia.
Começamos por criar numa célula fundida a lista com os vendedores, que podemos criar através da validação de dados [Data Validation]. O conjunto de dados é identificado pelo intervalo na folha auxiliar.
Obter a imagem
Para obtermos a imagem, utilizamos a função PROCV [VLOOKUP] por exemplo, para obtermos os dados da 2ª coluna, do intervalo da folha auxiliar.
=PROCV(C3;Auxiliar!B3:C11;2;0)
Depois da imagem, podemos criar uma tabela de resumo com os dados do vendedor. Para este cenário podemos utilizar por exemplo a função FILTRAR [FILTER].
=FILTRAR(Vendas;Vendas[Vendedor]=C3)
Outros conteúdos relevantes:
Microsoft Excel - Como proteger todas as folhas com um só clique?
Partilho consigo uma forma de proteger todas as folhas, no Microsoft Excel, em um só clique, através de uma rotina em VBA, que pode usar em qualquer ficheiro.
Microsoft Excel: Remover Duplicados, mas a 1ª ocorrência, não a 2ª!
Neste novo vídeo, vou mostrar-te como podes remover não a última ocorrência, mas sim a primeira ocorrência do valor duplicado, no Microsoft Excel. Vamos lá?