Sabes Inserir imagens em células no Excel?!

Neste novo artigo, vou mostrar-te como é agora, mais fácil do que nunca, de inserir uma imagem dentro de uma célula, no Microsoft Excel. Vamos lá?
Inserir uma imagem no Excel tornou-se mais fácil do que nunca. Agora, com a possibilidade de inserir a imagem dentro de uma célula! Ao inserirmos uma imagem dentro de uma célula, o conteúdo passa a ser considerado como um conteúdo perfeitamente normal, como texto ou um número. Isto significa que, entre outros aspetos, podemos utilizar funções e devolver uma referência da célula, em que o seu conteúdo é uma imagem.
Não percas aqui o cenário de exemplo que partilho contigo, assim como o processo passo a passo, para poderes inserir imagens em células no Microsoft Excel. Não te esqueças de fazer o download do ficheiro base e, se tiveres alguma dúvida, envia-nos a uma mensagem... ficamos à tua espera!
Faça aqui o download dos seus ficheiros de apoio!
Durante o processo de inserção da imagem, podemos agora escolher colocar a imagem na célula, ou sobre a célula (método de inserção tradicional) e podemos inclusive, depois da imagem estar inserida, alterar a colocação da mesma.
A imagem é dimensionada automaticamente para a célula! Dimensionando a célula, estamos a alterar a dimensão e o ajuste da imagem.
Ainda nas opções da imagem, quando pressionamos o botão direito do rato, podemos alterar a alocação da imagem, soltando-a da célula, e desta forma podemos formatá-la como um objeto, podemos ainda criar uma referência, que permite ter uma cópia ligada à célula com a imagem, e por último, consultar a pré-visualização da imagem (uma opção interessante quando a imagem é reduzida conforme o tamanho da célula.
Na imagem em baixo podemos ver um exemplo da referência criada sobre a imagem.
Cenário do Tutorial
Vamos agora ver um caso em que podemos utilizar a imagem de uma forma dinâmica para representar um relatório interativo.
No exemplo começamos por ter uma tabela, onde temos informação de vendas.
O objetivo é criar uma segunda folha com os dados de cada vendedor, mas pretendemos mostrar uma imagem com a foto do colaborador.
Numa folha auxiliar criamos uma lista exclusiva, com os vendedores. Podemos utilizar a função EXCLUSIVOS [UNIQUE].
=EXCLUSIVOS(Vendas[Vendedor])
No próximo passo vamos inserir uma imagem correspondente para cada colaborador.
Repetimos o processo para as restantes imagens.
Construir o Relatório
Depois de definirmos a folha auxiliar, podemos utilizar as imagens nas células numa função como dados normais.
Assim vamos utilizar a função PROCV [VLOOKUP] para pesquisarmos o nome do vendedor, e devolver a sua fotografia.
Começamos por criar numa célula fundida a lista com os vendedores, que podemos criar através da validação de dados [Data Validation]. O conjunto de dados é identificado pelo intervalo na folha auxiliar.
Obter a imagem
Para obtermos a imagem, utilizamos a função PROCV [VLOOKUP] por exemplo, para obtermos os dados da 2ª coluna, do intervalo da folha auxiliar.
=PROCV(C3;Auxiliar!B3:C11;2;0)
Depois da imagem, podemos criar uma tabela de resumo com os dados do vendedor. Para este cenário podemos utilizar por exemplo a função FILTRAR [FILTER].
=FILTRAR(Vendas;Vendas[Vendedor]=C3)
Outros conteúdos relevantes:

Microsoft Excel: Função FILTRAR com critério incompleto
Neste vídeo, vou mostrar-te como podes como podes utilizar a função FILTRAR [FILTER], no Microsoft Excel, para retornar um resultado mesmo quando o valor a procurar não se encontra completo. Vamos lá?

Microsoft Excel: Dashboard completo com 3 Funções!
Neste novo vídeo, vou mostrar-te como podes criar um Dashboard totalmente funcional e interativo, utilizando apenas 3 funções do Microsoft Excel. Vamos lá?