Tipos de variáveis em Power Apps
Neste novo artigo, vamos ver os 2 tipos de variáveis mais comuns em Power Apps: Variáveis Globais e Variáveis de Contexto Vamos lá?
No desenvolvimento de uma aplicação normalmente temos a necessidade de definir variáveis. Uma variável é um conceito ou termo que permite armazenar dados para serem reutilizados na aplicação. Normalmente armazenamos um valor (texto, número ou propriedade de um objeto) mas podemos armazenar conjuntos de dados, o que é denominado normalmente como um Array.
Numa analogia com o Microsoft Excel, podemos considerar uma variável como um “nome definido” no qual armazenamos o valor da célula ou um intervalo de células.
No artigo vamos ver os 2 tipos de variáveis mais comuns em Power Apps:
- Variáveis Globais definidas pela expressão Set() e que podem ser chamadas ou utilizadas em qualquer ecrã da aplicação.
- Variáveis de Contexto definidas pela expressão UpdateContext() e como o próprio nome indica, são variáveis apenas para o contexto do ecrã onde estamos a trabalhar.
Não percas aqui o cenário de exemplo que partilho contigo, assim como o processo passo a passo. Se tiveres alguma dúvida, envia-nos a uma mensagem... ficamos à tua espera!
Começar a criar uma variável
Numa nova aplicação de ecrã (Canvas App) vamos inserir um botão no ecrã que vai permitir armazenar a variável.
Na propriedade OnSelect do botão escrevemos a expressão:
Set(varNome;”João Teixeira”)
Se inserirmos um novo objeto, uma Etiqueta de texto, por exemplo, vamos ver o valor da variável atribuído.
Para testarmos o valor, colocamos na propriedade Text o nome da variável atribuída. De seguida com a ajuda da tecla [Alt] pressionamos no botão e conseguimos visualizar o valor da variável.
Utilizar a função User()
A função User() permite obter atributos do utilizador da aplicação. Neste caso podemos armazenar todas as propriedades numa variável.
Se utilizarmos apenas a função User() a variável devolve um erro, pois necessitamos de indicar qual a propriedade em especifico que pode ser devolvida. Neste caso podemos optar por devolver o Nome, o E-mail ou mesmo a Imagem do utilizador.
Neste caso optamos pelo e-mail.
Mas podemos aplicar também noutro objeto, um Controlo de Imagem por exemplo, a imagem do utilizador.
Definir múltiplas Variáveis
Outro exemplo habitual para criar variáveis é através da propriedade OnStart da aplicação.
Todas as variáveis aqui colocadas vão ser acionadas assim que a aplicação iniciar. Se pretendemos atribuir várias ações devemos usar o duplo “;”. Neste caso, vamos criar 2 variáveis, o que significa que a 2ª instrução (2ª variável) deve ser precedida de “;;”.
Para podermos testar as variáveis, devemos executar novamente a aplicação. Através do menu de contexto (Botão Direito) podemos aceder às opções da aplicação e executá-la “On Start”.
Podemos observar por exemplo a cor aplicada.
Criar uma variável de Contexto
A variável de contexto é definida pela expressão UpdateContext e só pode ser chamado o valor no ecrã onde a variável é definida. Podemos considerar o ecrã atual.
No próprio ecrã podemos chamar a variável “Nome”.
A expressão UpdateContext permite também definir várias variáveis na mesma instrução. Neste caso apenas com o separador “;” atribuímos as várias variáveis que ficam armazenadas na mesma instrução.
Quando pressionamos o botão, todas as 3 variáveis são atribuídas ao mesmo tempo, cada uma ao seu objeto: Etiqueta de texto, que contem cada um deles a variável respetiva.
Novo contexto para a variável
Se introduzirmos um novo ecrã, vamos reparar que as variáveis globais se mantém, mas as variáveis de contexto não.
No exemplo podemos ver ambas as situações e a diferença entre a variável Global e a variável de Contexto.
Para o novo ecrã, devemos então definir uma nova variável de Contexto.
UpdateContext({Nome: "Ana"; Idade: 45; Género: "Feminino"})
Atribuir variáveis a Formas
Outro cenário bastante interessante que podemos utilizar para atribuir variáveis é para mostrar ou ocultar objetos. Neste caso a variável armazena um valor Booleano (true ou false).
A expressão Not, que anula o valor inicial pode ser utilizada com o ponto de exclamação “!”.
A variável “varMostrar” tem apenas então a função de aparecer [true] ou desaparecer [false].
Atribuir valores dinâmicos
Numa variável também podemos atribuir um novo valor à própria variável. Um exemplo comum e adicionar um novo valor à variável.
Neste caso sempre que pressionamos um botão, vamos acrescentar mais 2 ao valor anterior da variável.
Outros conteúdos relevantes:
Como criar um gráfico dinâmico com uma coluna variável?
Aprenda a criar gráficos de colunas simples, no Microsoft Excel, dinâmicos, com apenas 2 series, onde analisamos quatro indicadores, 4 colunas, duas a duas.
Microsoft Excel: Como criar um modelo de calendário mensal?
Neste vídeo, vais aprender a criar um modelo de calendário mensal, no Microsoft Excel, que podes utilizar como modelo para criação de alguns compromissos mensais.