Utilizar marcadores no Power BI - Exceldriven

Aprende a utilizar marcadores no Power BI (Desktop e Cloud)

Neste novo artigo, vamos falar de marcadores (não os marcadores de um livro) mas sim marcadores que podes utilizar no teu relatório de Power BI! Vamos lá?

Quando editas um relatório em Power BI, seja na versão Desktop ou, até mesmo, no serviço da cloud, podes adicionar marcadores [Bookmarks] para capturar o estado atual de uma página no teu relatório.

Ao utilizares marcadores, podes reduzir substancialmente o número de páginas utilizadas no teu relatório e, ao mesmo tempo, ganhar espaço, ao reduzir também o número de segmentações que utilizas para filtrar a informação da tua página. Podes ainda utilizar os marcadores para criar a dinâmica ou história dos teus dados!! Muito interessante!

Com um marcador podes guardar o estado dos filtros e segmentações de dados, iterações entre os visuais, ordenação de dados e muitos outros aspetos visuais. Em resumo podes utilizar os marcadores para construir uma apresentação dos teus dados, e é isso que vamos ver neste tutorial!

Não percas aqui todo o processo passo-a-passo detalhado e, se tiveres alguma dúvida, envia-nos a uma mensagem... ficamos à tua espera!


Faça aqui o download dos seus ficheiros de apoio!


Aceder aos marcadores

Para acedermos ao painel dos marcadores temos de ativá-lo, através do menu Ver [View] e acedemos ao botão: Marcadores [Bookmarks]. Esta opção ativa o painel dos marcadores que surge junto dos outros painéis pré-definidos pelo Power BI Desktop (Filtros, Visualizações e Dados).

img_01.png

Vamos aproveitar que estamos no menu Ver, e colocamos também o painel da seleção [Selection] que vai ser muito útil para interagir com os marcadores. O painel da seleção, permite aceder a todos os objetos da página e definir as suas propriedades de visualização.

img_02.png

Ambos os painéis ficam disponíveis para trabalharmos.

img_03.png

Adicionar o primeiro marcador

Vou começar por adicionar o primeiro marcador que não tem nenhuma iteração no relatório! É apenas o marcador que vai guardar o estado base da página atual, o que significa que será o ponto base, quando realizamos as iterações e podemos usá-lo para voltar ao ponto inicial (estado inicial da página).

Começamos apenas por selecionar no painel o botão Adicionar [Add].

img_04.png

O marcador é adicionado com um nome predefinido, que podemos modificá-lo nas suas opções.

Opções do marcador

Nas opções disponíveis do marcador podemos modificar as opções, como alterar o nome (Mudar o Nome), Eliminar (Eliminar) ou atualizar o estado do marcador, que permite reaplicar o estado da página ao marcador atualizando as alterações efetuadas, entretanto.

O marcador pode também ser adicionado a um grupo de marcadores, que permite depois ter um conjunto de botões do mesmo grupo para interagir e também para navegar. Veremos esta opção mais a frente!

img_05.png

Podemos ainda definir para cada marcador, se o mesmo aplica outras propriedades no relatório. Nestas opções estão incluídas os Dados, Apresentar e Página Atual.

As opções definem:

  • Dados [Data]: Aplica o estado dos Filtros do relatório ou segmentações de dados.
  • Apresentar [Display]: Aplica o estado de algumas propriedades como Destaques do visual [Sportlight] ou mesmo a sua visibilidade.
  • Página Atual [Current Page]: Alterações na página atual, que representam a página que estava visível quando o marcador foi adicionado.
  • Podemos ainda definir se o marcador se aplica a todos os elementos visuais ou apenas aos elementos selecionados.

Estas opções são uteis quando usamos os marcadores para trocar entre vistas do relatório ou seleção de visuais, que vamos testar neste tutorial.

Por norma, desligamos a opção Dados, de modo que os filtros, ou segmentações de dados, que estamos a consultar, não sejam restaurados pelo marcador, pois, quando a opção está ativa, se o marcador regista um determinado filtro ou segmentação de dados, a visualização dos dados é ativada para esse estado.

Neste primeiro marcador vamos manter, pois é o estado base, mas nos seguintes já vamos alterar este aspeto.

Neste caso vamos apenas mudar o nome para “Base”.

img_06.png

Segundo marcador

O segundo marcador vai destacar um visual, neste caso o cartão das vendas. Para este marcador basta selecionarmos o cartão das vendas e ativar o estado: Destacar [Spotlight].

img_07.png

Agora, armazenamos este “estado” num novo marcador. Da mesma forma que no passo anterior, vamos adicionar um novo marcador.

img_08.png

Para o segundo marcador alteramos o nome para Vendas e retiramos a opção Dados, para não armazenar os dados atuais, e desta forma poder aplicar o marcador conforme os filtros / segmentações de dados existentes no relatório.

img_09.png

Passamos a contar com 2 marcadores no relatório.

img_10.png

Terceiro marcador

O terceiro e o quarto marcadores vão ser semelhantes, e vão mexer com os objetos visíveis na página do relatório.

O objetivo é mostrar um novo gráfico, que representa o preço unitário médio, que é igual ao gráfico de vendas, onde apenas mudamos o valor a analisar, que neste caso é a Média de Preço Unitário, a medida que é colocada no eixo Y.

img_11.png

Este novo visual vai ser posicionado exatamente no mesmo local que o gráfico inicial de vendas, o que significa que os 2 objetos vão estar sobrepostos. Assim para visualizar um, teremos de ocultar o outro. O marcador vai gravar o estado da página, neste caso com o Gráfico das vendas oculto, e o Gráfico do Preço Unitário visível.

Começamos por definir o estado da visualização, e depois adicionamos o marcador.

img_12.png

Para este marcador funcionar corretamente, temos de atualizar o estado dos restantes marcadores, tanto o marcador Base como o Marcador das Vendas, onde nestes, realizamos o oposto, ou seja, ocultar o gráfico do Preço Unitário.

img_13.png

Quarto marcador

O quarto marcador é semelhante ao anterior. Apenas temos de adicionar um novo gráfico, agora com as unidades vendidas e as vendas. Este será um gráfico de linhas e colunas agrupadas.

img_14.png

E o marcador é definido com o seguinte estado dos objetos.

img_15.png

E de seguida atualizamos os marcadores anteriores (não esquecendo de retirar a opção dos Dados).

Quinto marcador

O quinto e último marcador da página vai representar os dados pela região da loja. Vai ser um gráfico de mapa que contem a região da Loja (Distrito) na Localização e a medida Total de Vendas no Tamanho das Bolhas.

img_16.png

Depois de ocultarmos os restantes gráficos adicionamos o marcador e atualizamos os restantes marcadores.

img_17.png

Pré-visualizar o estado dos marcadores

O Painel dos marcadores permite pré-visualizar o estado dos marcadores para confirmar as visualizações e verificar se está tudo ok.

img_18.png

Acrescentar botões para visualizar os marcadores

O último passo do relatório consiste em criar um conjunto de botões que vai permitir interagir com os vários estados (marcadores).

O Power BI tem uma opção especifica e muito útil, que facilita a tarefa sem termos de criar um botão para cada marcador.

No Menu Inserir [Insert], acedemos aos Botões [Buttons] > Navegador [Navigation] e escolhemos a opção: Navegador de favoritos [Bookmark Navigator].

img_19.png

O visual é semelhante a uma segmentação de dados que contem os botões, um para cada marcador.

img_20.png

Podemos personalizar o visual a gosto, ao personalizar o estado do botão.

  • Predefinição: O aspeto do botão no seu estado normal
  • Pairar: O aspeto do botão quando passamos o rato por cima
  • Premir: O aspeto do botão quando pressionamos o botão por cima
  • Selecionado: O aspeto do botão para o marcador selecionado.

img_21.png


Outros conteúdos relevantes:

Aprende a criar um formulário no Excel?

Aprende a criar um formulário no Excel?

Ao dedicares apenas alguns minutos ao criares um formulário de entrada de dados no Microsoft Excel, poderás otimizar bastante o teu trabalho.

Continuar a ler...

Como importar dados de uma pasta para o Microsoft Excel (Power Query)?

Como importar dados de uma pasta para o Microsoft Excel (Power Query)?

Neste vídeo tutorial, vou mostrar-vos como podem utilizar um comando muito simples, do Power Query, para importar para uma única tabela dados provenientes de uma pasta!

Continuar a ler...

 

Pesquisar


Consulte aqui os últimos artigos publicados no nosso blog!

Aceda aqui ao nosso blog!


Consulte aqui os últimos vídeos publicados no nosso canal do Youtube!

Aceda aqui ao nosso arquivo!

Assista, ouça, pratique e aprenda!

Na nossa oferta, disponibilizamos cursos intensivos que lhe dão um conhecimento alargado dos programas, dependendo dos seus objetivos e nível de conhecimento. Para além disso, dispomos também de cursos on-demand que tem, entre outros aspetos, têm como principal objetivo ajudá-lo a resolver problemas específicos do dia-a-dia, sem ter necessidade de assistir a um curso completo.

Aprenda a maximizar o seu tempo e aumente a sua produtividade com a ferramenta mais utilizada em todo o mundo – o Microsoft Excel! Conheça a nossa oferta formação especializada e Ferramentas de Business Intelligence! Vamos lá?!

Microsoft Excel

Fique a conhecer as principais funcionalidades do Microsoft Excel, e ser autónomo no seu trabalho, temos um conjunto de cursos que o podem ajudar a chegar ao seu objetivo!

Veja aqui aos cursos disponíveis!

Business Intelligence

Passe ao próximo nível e conheça a nossa oferta de cursos especializados utilizando as potencialidades de Business Intelligence do Microsoft Excel, ou utilizando o Power Bi Desktop.

Veja aqui os cursos disponíveis!

VBA (Visual Basic for Applications)

Estenda as capacidades do Microsoft Excel, e controle quase a totalidade dos aspetos da aplicação, utilizando o VBA! Uma linguagem de programação à disposição de todos os utilizadores.

Veja aqui os cursos disponíveis!

Subscreva as nossas notícias e novidades!

Tem uma dúvida que gostava de ver esclarecida?

Contacte-nos através do seguinte formulário.

Pretendemos ajudá-lo a trabalhar, de forma eficiente, o Microsoft Excel e as Ferramentas Power Platform (Power BI, Power Apps e Power Automate).

O que pretendemos é que possa economizar tempo e aumentar a sua produtividade.

A nossa solução... uma oferta formativa de qualidade e em diversos modelos formativos, com conteúdos práticos, disruptivos e inovadores!

Consulte aqui todas as modalidades, ou contacte-nos para receber mais informações. Basta utilizar o formulário aqui disponível, ou o email geral@exceldriven.com. Até breve!

O que os nossos clientes dizem sobre nós?

Depoímentos

Tive uma formação de excel fundamental via zoom e, apesar das limitações apresentadas por ser uma formação online, foi ministrada com grande êxito, tendo tido pleno aproveitamento.
Patricia Martins -

Formação muito bem organizada e focada para as nossas necessidades. Recomendo.
Pedro Gomes -

Excelente formação, com conteúdos didáticos e exercícios adaptados ao nível dos formandos. Recomendo!
Pramod Maugi -

O formador João Teixeira consegue tornar um assunto à partida monótono, em algo desafiante e cativante. Gostei imenso!
Maria Flores Macedo -

Excelente empresa a nível de formação. De realçar o formador Joao Teixeira, profissional 5 estrelas.
Bruno Matos -

Boa tarde, Dou 5 estrelas pois o método de ensino é espetacular, as lições são muito bem sumarizadas, a interação entre o formador e o formando é eficaz possibilitando maior assimilação da matéria, e com o espaço para a resolução de exercícios tornam as aulas mais dinâmicas e proveitosas.
Yara Agostinho -

Os conteúdos são muito bem explicados. As dúvidas dissipadas em curto espaço de tempo.
Rui Filipe -

Excelente apresentação e organização da Formação em Excel Avançado
Balbina Zambujo -

Excelente instrutor, muito bons treinamentos e aquisição de conhecimentos.
Eunice Ramalho -