Aprende a utilizar marcadores no Power BI (Desktop e Cloud)
Neste novo artigo, vamos falar de marcadores (não os marcadores de um livro) mas sim marcadores que podes utilizar no teu relatório de Power BI! Vamos lá?
Quando editas um relatório em Power BI, seja na versão Desktop ou, até mesmo, no serviço da cloud, podes adicionar marcadores [Bookmarks] para capturar o estado atual de uma página no teu relatório.
Ao utilizares marcadores, podes reduzir substancialmente o número de páginas utilizadas no teu relatório e, ao mesmo tempo, ganhar espaço, ao reduzir também o número de segmentações que utilizas para filtrar a informação da tua página. Podes ainda utilizar os marcadores para criar a dinâmica ou história dos teus dados!! Muito interessante!
Com um marcador podes guardar o estado dos filtros e segmentações de dados, iterações entre os visuais, ordenação de dados e muitos outros aspetos visuais. Em resumo podes utilizar os marcadores para construir uma apresentação dos teus dados, e é isso que vamos ver neste tutorial!
Não percas aqui todo o processo passo-a-passo detalhado e, se tiveres alguma dúvida, envia-nos a uma mensagem... ficamos à tua espera!
Faça aqui o download dos seus ficheiros de apoio!
Aceder aos marcadores
Para acedermos ao painel dos marcadores temos de ativá-lo, através do menu Ver [View] e acedemos ao botão: Marcadores [Bookmarks]. Esta opção ativa o painel dos marcadores que surge junto dos outros painéis pré-definidos pelo Power BI Desktop (Filtros, Visualizações e Dados).
Vamos aproveitar que estamos no menu Ver, e colocamos também o painel da seleção [Selection] que vai ser muito útil para interagir com os marcadores. O painel da seleção, permite aceder a todos os objetos da página e definir as suas propriedades de visualização.
Ambos os painéis ficam disponíveis para trabalharmos.
Adicionar o primeiro marcador
Vou começar por adicionar o primeiro marcador que não tem nenhuma iteração no relatório! É apenas o marcador que vai guardar o estado base da página atual, o que significa que será o ponto base, quando realizamos as iterações e podemos usá-lo para voltar ao ponto inicial (estado inicial da página).
Começamos apenas por selecionar no painel o botão Adicionar [Add].
O marcador é adicionado com um nome predefinido, que podemos modificá-lo nas suas opções.
Opções do marcador
Nas opções disponíveis do marcador podemos modificar as opções, como alterar o nome (Mudar o Nome), Eliminar (Eliminar) ou atualizar o estado do marcador, que permite reaplicar o estado da página ao marcador atualizando as alterações efetuadas, entretanto.
O marcador pode também ser adicionado a um grupo de marcadores, que permite depois ter um conjunto de botões do mesmo grupo para interagir e também para navegar. Veremos esta opção mais a frente!
Podemos ainda definir para cada marcador, se o mesmo aplica outras propriedades no relatório. Nestas opções estão incluídas os Dados, Apresentar e Página Atual.
As opções definem:
- Dados [Data]: Aplica o estado dos Filtros do relatório ou segmentações de dados.
- Apresentar [Display]: Aplica o estado de algumas propriedades como Destaques do visual [Sportlight] ou mesmo a sua visibilidade.
- Página Atual [Current Page]: Alterações na página atual, que representam a página que estava visível quando o marcador foi adicionado.
- Podemos ainda definir se o marcador se aplica a todos os elementos visuais ou apenas aos elementos selecionados.
Estas opções são uteis quando usamos os marcadores para trocar entre vistas do relatório ou seleção de visuais, que vamos testar neste tutorial.
Por norma, desligamos a opção Dados, de modo que os filtros, ou segmentações de dados, que estamos a consultar, não sejam restaurados pelo marcador, pois, quando a opção está ativa, se o marcador regista um determinado filtro ou segmentação de dados, a visualização dos dados é ativada para esse estado.
Neste primeiro marcador vamos manter, pois é o estado base, mas nos seguintes já vamos alterar este aspeto.
Neste caso vamos apenas mudar o nome para “Base”.
Segundo marcador
O segundo marcador vai destacar um visual, neste caso o cartão das vendas. Para este marcador basta selecionarmos o cartão das vendas e ativar o estado: Destacar [Spotlight].
Agora, armazenamos este “estado” num novo marcador. Da mesma forma que no passo anterior, vamos adicionar um novo marcador.
Para o segundo marcador alteramos o nome para Vendas e retiramos a opção Dados, para não armazenar os dados atuais, e desta forma poder aplicar o marcador conforme os filtros / segmentações de dados existentes no relatório.
Passamos a contar com 2 marcadores no relatório.
Terceiro marcador
O terceiro e o quarto marcadores vão ser semelhantes, e vão mexer com os objetos visíveis na página do relatório.
O objetivo é mostrar um novo gráfico, que representa o preço unitário médio, que é igual ao gráfico de vendas, onde apenas mudamos o valor a analisar, que neste caso é a Média de Preço Unitário, a medida que é colocada no eixo Y.
Este novo visual vai ser posicionado exatamente no mesmo local que o gráfico inicial de vendas, o que significa que os 2 objetos vão estar sobrepostos. Assim para visualizar um, teremos de ocultar o outro. O marcador vai gravar o estado da página, neste caso com o Gráfico das vendas oculto, e o Gráfico do Preço Unitário visível.
Começamos por definir o estado da visualização, e depois adicionamos o marcador.
Para este marcador funcionar corretamente, temos de atualizar o estado dos restantes marcadores, tanto o marcador Base como o Marcador das Vendas, onde nestes, realizamos o oposto, ou seja, ocultar o gráfico do Preço Unitário.
Quarto marcador
O quarto marcador é semelhante ao anterior. Apenas temos de adicionar um novo gráfico, agora com as unidades vendidas e as vendas. Este será um gráfico de linhas e colunas agrupadas.
E o marcador é definido com o seguinte estado dos objetos.
E de seguida atualizamos os marcadores anteriores (não esquecendo de retirar a opção dos Dados).
Quinto marcador
O quinto e último marcador da página vai representar os dados pela região da loja. Vai ser um gráfico de mapa que contem a região da Loja (Distrito) na Localização e a medida Total de Vendas no Tamanho das Bolhas.
Depois de ocultarmos os restantes gráficos adicionamos o marcador e atualizamos os restantes marcadores.
Pré-visualizar o estado dos marcadores
O Painel dos marcadores permite pré-visualizar o estado dos marcadores para confirmar as visualizações e verificar se está tudo ok.
Acrescentar botões para visualizar os marcadores
O último passo do relatório consiste em criar um conjunto de botões que vai permitir interagir com os vários estados (marcadores).
O Power BI tem uma opção especifica e muito útil, que facilita a tarefa sem termos de criar um botão para cada marcador.
No Menu Inserir [Insert], acedemos aos Botões [Buttons] > Navegador [Navigation] e escolhemos a opção: Navegador de favoritos [Bookmark Navigator].
O visual é semelhante a uma segmentação de dados que contem os botões, um para cada marcador.
Podemos personalizar o visual a gosto, ao personalizar o estado do botão.
- Predefinição: O aspeto do botão no seu estado normal
- Pairar: O aspeto do botão quando passamos o rato por cima
- Premir: O aspeto do botão quando pressionamos o botão por cima
- Selecionado: O aspeto do botão para o marcador selecionado.
Outros conteúdos relevantes:
Power BI (Desktop): parâmetros de campo para alterar visuais
Neste vídeo, vou mostrar-te como podes criar um relatório dinâmico, em Power BI (Desktop), para poder aplicar vários parâmetros de analise em visuais. Vamos lá?
Funções IF, IFS e SWITCH - Qual é a mais eficiente?!
A sintaxe é diferente e vai simplificado de função para função. Mas então, e qual será a mais eficiente? É o que pode conferir...