Utilizar o Controlo de Galeria no Power Apps
Neste novo artigo, vou mostrar-te como utilizar o Controlo de Galeria no Power Apps. Vamos lá?
Em Power Apps, utilizando uma aplicação de ecrã (Canvas App) podemos mostrar registos de uma tabela ou base de dados com um aspeto mais apelativo ao de uma tabela de dados, onde podemos inserir livremente um conjunto de controlos, como imagens ou etiquetas de texto, para construir a galeria e apresentar a informação.
Não percas aqui o cenário de exemplo que partilho contigo, assim como o processo passo a passo. Se tiveres alguma dúvida, envia-nos a uma mensagem... ficamos à tua espera!
Faça aqui o download dos seus ficheiros de apoio!
Uma galeria é caracterizada principalmente por uma célula que podemos designar como Template Cell, que ao ser configurada representa todas as restantes células da Galeria. Podemos contruir galerias com uma orientação vertical ou horizontal.
Antes de iniciarmos o exemplo, vamos definir algumas características da aplicação, nomeadamente o conjunto de cores base que vamos representar nos ecrãs.
Configurar as cores da aplicação
Vamos utilizar variáveis para definir as 2 cores base a utilizar na aplicação. Definimos as veriáveis através da instrução Set na propriedade OnStart da aplicação.
Set(CorBase;RGBA(182;220;254;1));; Set(CorAlternativa;RGBA(71;136;199;1))
A seguir precisamos de executar a aplicação OnStart para que os valores das variáveis possam ser aplicados.
Criar as Galerias
Na imagem podes consultar os vários tipos de galerias disponíveis, onde temos principalmente a galeria Vertical, que apresenta as células numa estrutura vertical, em linhas, ou a Galeria Horizontal, que apresenta as células numa estrutura de colunas.
Ambas a galeria referida têm um esquema [Layout] já pré-estruturado, onde podemos naturalmente alterar os seus elementos base.
Podemos também criar uma galeria Vertical ou Horizontal em Branco, que significa que iremos adicionar os controlos individualmente estruturando o esquema [Layout] ao nosso gosto.
Podemos ainda definir galerias com a altura flexível, que basicamente é o oposto de termos uma galeria com uma dimensão (Altura) fixa e permite que a mesma se adapte à dimensão do ecrã, naturalmente mais adaptada para um esquema de telemóvel.
Neste exemplo vamos optar por uma Galeria Horizontal.
Obter os dados para a Galeria
A Galeria representa dados, por isso temos de os obter através de ligações, os dados podem vir de diversas fontes, mas uma galeria só pode estar ligada a uma base de dados. A base de dados pode ser uma simples tabela de Excel, uma Lista de Sharepoint, uma tabela em Dataverse ou mesmo uma tabela de SQL, entre outras imensas origens de dados que temos ao nosso dispor.
Neste cenário vamos utilizar uma lista de Sharepoint que foi importada através de uma tabela de Excel.
Depois de escolhermos a origem de dados, neste caso de SharePoint devemos aceder ao site específico onde se encontra a nossa lista, colocando as nossas credenciais de acesso ao site.
Escolhendo o site de seguida…
E a tabela / lista em questão…
Assim que ligamos os dados, no painel das propriedades da Galeria, à direita do ecrã, podemos selecionar os campos que vamos utilizar na Galeria.
Nesta opção surge um segundo painel, onde podemos atribuir um campo da base de dados a cada elemento que compõe o Layout da Galeria. No exemplo a Galeria é composta por um Título, e subtítulo sobreposto a uma imagem.
O que significa que neste caso temos que popular cada um desses controlos com um elemento, neste caso, um campo, da base de dados.
Na vista de árvore, à esquerda do nosso ecrã, podemos verificar a organização da Galeria e dos seus elementos, que compõem o Layout.
Para cada um dos elementos podemos alocar o campo da base de dados que pretendemos.
ThisItem.IMAGEM
Inserir uma Galeria Vertical
Uma galeria vertical é mais comum pois tem uma aparência semelhante a uma tabela de dados.
A lógica de estrutura de uma Galeria Vertical é semelhante à anterior, temos apenas de adequar os campos ao Layout da Galeria.
Neste caso voltamos a selecionar a Base de Dados, neste caso a Lista de SharePoint INVENTÁRIO.
E procedemos da mesma forma para popular os elementos da galeria.
Por exemplo agora aplicando a uma etiqueta de texto o campo ‘Nome do Brinquedo’
Como podes verificar criar galerias em Power Apps é um processo bastante simples e com as galerias pré-definidas podemos apenas escolher os campos e mostrar a informação de uma forma bastante apelativa.
Outros conteúdos relevantes:
Power Automate: Criação de processos automatizados na Cloud
O Power Automate é um serviço que podemos utilizar para automatizar tarefas repetitivas que habitualmente realizamos numa organização
Power Apps – Aplicações Baseadas em Modelo (Model-Driven App)
Model-driven Apps são aplicações criadas a partir de um Modelo de Dados e que obedecem à estrutura relacional das várias tabelas que compõem o modelo.