Utilizar o Filtro de Pormenorização no Power BI Desktop
Neste novo artigo, vou mostrar-te uma das ferramentas mais interessantes que o Power BI Desktop fornece: o Filtro de Pormenorização (Drillthrough). Vamos lá?
Uma das ferramentas mais interessantes que o Power BI Desktop fornece, para que possas “contar” a história dos teus dados, é a possibilidade de aplicar um Filtro de Pormenorização [Drillthrough]. Este filtro permite criar uma página de destino no relatório, focada em detalhes específicos de um determinado campo de análise, como o cliente, o produto, loja, etc.
Quando os “leitores” do relatório pressionam o Botão Direito do Rato sobre um determinado ponto de dados (uma coluna no gráfico ou uma linha de uma tabela) numa das páginas do relatório. Os mesmos acedem à página de pormenor para visualizar os dados específicos, sobre o contexto particular do ponto filtrado na página anterior.
Não percas aqui o cenário de exemplo que partilho contigo, assim como o processo passo a passo, para começares a usar o Filtro de Pormenorização nos teus relatórios. Não te esqueças de fazer o download do ficheiro base e, se tiveres alguma dúvida, envia-nos a uma mensagem... ficamos à tua espera!
Faça aqui o download dos seus ficheiros de apoio!
Vamos imaginar o seguinte cenário:
- Temos uma página do relatório, com múltiplos gráficos, com informação do País. O país é o campo sobre o qual pretendemos analisar mais ao pormenor os dados específicos do país em questão. O que significa que o ponto de acesso aos detalhes é o campo do país.
- Na Página de detalhe temos os detalhes em particular do país selecionado.
Criar o filtro de pormenorização
- O primeiro passo para criar o filtro de pormenorização é criar a página com os visuais e gráficos que representam os detalhes. Esta página é criada a gosto pelo utilizador.
- Nas configurações da página, aplicamos o campo para ser aplicado no filtro de pormenorização.
Para aplicar o campo na página, acedemos ao painel Formato [Format]
Já no Painel Formato, no campo das Informações da Página [Page Information] definimos o tipo de página como: Pormenorizar [Drillthrough].
Nas opções do Painel, devemos também colocar o campo ou os campos que irão ser utilizados como filtro para a pormenorização, neste caso o campo / coluna País.
Assim que definida esta opção do tipo de página, surge automaticamente no topo da página um botão de ação. O Botão de ação permite voltar à página de base, e pode ser personalizado pelo utilizador.
O filtro de pormenorização está pronto! Pressionando o botão direito do rato sobre qualquer ponto de dados de um visual (tabela ou gráfico) é possível aceder à página de pormenor.
Criar um botão para aceder à página de detalhe
O relatório pode ficar um pouco mais apelativo e interativo se for criado um botão para aceder à página de pormenor.
Para começar a criar o botão basta aceder ao menu Inserir [Insert] > Botões [Buttons] > Em branco [Blank] para inserirmos um botão em branco totalmente personalizável.
Personalizar o botão
Após o botão ser inserido na página devermos proceder a algumas configurações. A maior parte delas estéticas que podem ser definidas a gosto do utilizador, contudo existem algumas configurações importantes.
Texto descritivo no botão
- Esta opção permite colocar o texto no botão para que o mesmo possa identificar a ação de pormenor.
Ação executada pelo botão
- Esta opção é fundamental, pois é aqui que é escolhida a ação de pormenorização e que vai substituir a lógica original da utilização do botão direito do rato!
Estilo do Botão
- Nas opções do estilo do botão, podemos personalizar o aspeto do botão de acordo com o seu estado, onde podemos definir os 4 estados do botão: Predefinido, Ao pairar (quando passamos o rato por cima), Ao Premir (quando pressionamos o rato) e Desativado (quando não existe filtro para aplicar).
Por exemplo no estado Ao Pairar podemos alterar o texto do botão, aplicando uma formatação condicional, que permite mostrar o nome do país selecionado e aceder ao seu pormenor.
Definimos a regra para a formatação do texto…
Aspeto do botão ao pairar quando o país está selecionado!
E desta forma podemos configurar filtros de pormenorização no relatório, que podemos usar tanto no Power Bi Desktop como no Serviço da cloud.
Outros conteúdos relevantes:
Conhece as 4 novas funções para “moldar” Arrays no Excel!
Neste vídeo vais aprender tudo o que necessitas sobre as 4 das novas funções disponíveis no Microsoft Excel, que foram recentemente lançadas e já estão disponíveis para os subscritores com o Office 365. Vamos lá?
Power Query: Automatizar processos no Excel!
Aprenda aqui a usar o Power Query no Microsoft Excel, e dá o próximo passo na automatização dos processos de transformação de dados no Microsoft Excel.