CHOOSE - Uma função para intervalos dinâmicos!
Já pensou na versatilidade de resultados que pode obter ao utilizar uma função que, simplesmente, permite associar um conjunto de resultados a um índice numérico?
Pois bem… apresento-lhe a função CHOOSE (SELECIONAR)!
Através do uso desta função, do Microsoft Excel, consegue associar um conjunto de resultados (até ao máximo de 254) a um índice, que é identificado por um número. Sendo a correspondência, entre o número do índice e o valor, baseado na sua posição.
Para além disso, a função CHOOSE (SELECIONAR), pode ser uma interessante alternativa à função IF(SE)!
No tutorial, aqui disponibilizado, irei demonstrar ainda a utilização desta função juntamente com outras funções. Como por exemplo:
- Função WEEKDAY (DIA.SEMANA) - Onde escolhemos uma data, e a função devolve o dia da semana correspondente.
- Função VLOOKUP (PROCV) - O que nos permite trocar de forma intuitiva entre tabelas, consoante os dados que queremos que constem nos resultados.
Adicionalmente, utilizaremos também a função com controlos de formulário, para apresentar resultados mais dinâmicos e utilização em Dashboards.
Função CHOOSE (SELECIONAR)
A sua sintaxe é:
- CHOOSE (index_num, value1, [value2],…)
O funcionamento, desta função, é bastante intuitivo! A cada número de índice, corresponde o respetivo valor, índice nº1 = valor 1, e assim sucessivamente.
Mas, convido-o a visualizar o tutorial para uma melhor perceção, pois são dados alguns exemplos tendo em conta diferentes cenários.
Índice dinâmico
Neste cenário, que pode visualizar no vídeo, utilizamos a função CHOOSE (SELECIONAR) como argumento de um índice, que gera o valor através do resultado de uma função. Neste caso é a WEEKDAY (DIA.SEMANA).
O que significa que escolhemos uma data, e a função devolve o dia da semana correspondente.
Utilização de diferentes fórmulas
Dado a sua versatilidade, a função CHOOSE (SELECIONAR) permite, entre outros aspetos, promover cálculos diferentes em função do índice, utilizando o mesmo intervalo.
Neste caso, utilizamos funções simples de agregação (SUM, AVERAGE, MAX e MIN). No entanto, lembre-se… existem imensas possibilidades, mas apenas pode utilizar até 254 funções de cálculo ou valores para o resultado.
Para chegar ao número gerado pelo índice, recorremos aos comandos de formulário. No entanto, também pode chegar ao número por outras vias! A formatação dos comandos é feita através do “Format Control”.
Na prática, conseguimos chegar a um resultado ao selecionar o cálculo que queremos que seja feito.
Diferentes intervalos
No tutorial, mostramos ainda, como a função CHOOSE (SELECIONAR), pode ser incorporada como argumento da função VLOOKUP (PROCV).
A utilização da função CHOOSE (SELECIONAR) no table_array da função VLOOKUP (PROCV), permite-nos trocar de forma intuitiva entre tabelas, consoante os dados que queremos que constem nos resultados.
Assim, podemos corresponder um valor a uma tabela. Ou seja, ao colocar o CHOOSE (SELECIONAR) no table_array, podemos escolher a tabela que queremos utilizar.
No cenário que analisamos no vídeo, por exemplo, escolhemos o valor de uma comissão, em função da região. Não deixe de conferir!
Listas diferentes
Por último, a função CHOOSE (SELECIONAR) permite também selecionar listas diferentes, através de um processo simples com Scroll Bar.
“O que isto significa?” - Poderá estar a questionar-se. Vejamos!
Ao posicionar a lista num determinado espaço (conjunto de células), esta torna-se a base dinâmica de um cálculo ou até uma validação. Isto é possível, por exemplo, ao integrar funções dentro da validação de dados, para gerar a lista.
As listas podem ser adaptadas a vários cenários diferentes. Na prática, permite criar gráficos dinâmicos, em que:
- os seus dados se alteram consoante a navegação que faz entre listas
- uma validação de dados consoante a lista escolhida
- entre outras possibilidades.
Este tutorial demostra, com casos concretos, como pode tirar o máximo partido da função CHOOSE (SELECIONAR), e como os seus resultados impressionantes podem acrescentar valor, e dinâmica, aos seus relatórios. Não perca!
Caso tenha alguma questão, dúvida, ou simplesmente deseja dar-nos a sua opinião, envie-nos uma mensagem!
Vídeos semelhantes:
Power Apps: Trabalhar com funções personalizadas
Neste novo vídeo, vamos ver alguns exemplos de funções personalizadas que podemos definir em Power Apps. Vamos lá?
Drop Down List: Como criar uma lista pendente no Excel?
Um vídeo tutorial onde aprendes a criar listas pendentes (Drop Down List) no Microsoft Excel, utilizando 6 das minhas funções preferidas.