CHOOSE - Uma função para intervalos dinâmicos!

CHOOSE - Uma função para intervalos dinâmicos!

Já pensou na versatilidade de resultados que pode obter ao utilizar uma função que, simplesmente, permite associar um conjunto de resultados a um índice numérico?

Pois bem… apresento-lhe a função CHOOSE (SELECIONAR)!

Através do uso desta função, do Microsoft Excel, consegue associar um conjunto de resultados (até ao máximo de 254) a um índice, que é identificado por um número. Sendo a correspondência, entre o número do índice e o valor, baseado na sua posição.

Para além disso, a função CHOOSE (SELECIONAR), pode ser uma interessante alternativa à função IF(SE)!

No tutorial, aqui disponibilizado, irei demonstrar ainda a utilização desta função juntamente com outras funções. Como por exemplo:

  • Função WEEKDAY (DIA.SEMANA) - Onde escolhemos uma data, e a função devolve o dia da semana correspondente.
  • Função VLOOKUP (PROCV) - O que nos permite trocar de forma intuitiva entre tabelas, consoante os dados que queremos que constem nos resultados.

Adicionalmente, utilizaremos também a função com controlos de formulário, para apresentar resultados mais dinâmicos e utilização em Dashboards.

Função CHOOSE (SELECIONAR)

A sua sintaxe é:

  • CHOOSE (index_num, value1, [value2],…)

O funcionamento, desta função, é bastante intuitivo! A cada número de índice, corresponde o respetivo valor, índice nº1 = valor 1, e assim sucessivamente.

Mas, convido-o a visualizar o tutorial para uma melhor perceção, pois são dados alguns exemplos tendo em conta diferentes cenários.

Índice dinâmico

Neste cenário, que pode visualizar no vídeo, utilizamos a função CHOOSE (SELECIONAR) como argumento de um índice, que gera o valor através do resultado de uma função. Neste caso é a WEEKDAY (DIA.SEMANA).

O que significa que escolhemos uma data, e a função devolve o dia da semana correspondente.

Utilização de diferentes fórmulas

Dado a sua versatilidade, a função CHOOSE (SELECIONAR) permite, entre outros aspetos, promover cálculos diferentes em função do índice, utilizando o mesmo intervalo.

Neste caso, utilizamos funções simples de agregação (SUM, AVERAGE, MAX e MIN). No entanto, lembre-se… existem imensas possibilidades, mas apenas pode utilizar até 254 funções de cálculo ou valores para o resultado.

Para chegar ao número gerado pelo índice, recorremos aos comandos de formulário. No entanto, também pode chegar ao número por outras vias! A formatação dos comandos é feita através do “Format Control”.

Na prática, conseguimos chegar a um resultado ao selecionar o cálculo que queremos que seja feito.

Diferentes intervalos

No tutorial, mostramos ainda, como a função CHOOSE (SELECIONAR), pode ser incorporada como argumento da função VLOOKUP (PROCV).

A utilização da função CHOOSE (SELECIONAR) no table_array da função VLOOKUP (PROCV), permite-nos trocar de forma intuitiva entre tabelas, consoante os dados que queremos que constem nos resultados.

Assim, podemos corresponder um valor a uma tabela. Ou seja, ao colocar o CHOOSE (SELECIONAR) no table_array, podemos escolher a tabela que queremos utilizar.

No cenário que analisamos no vídeo, por exemplo, escolhemos o valor de uma comissão, em função da região. Não deixe de conferir!

Listas diferentes

Por último, a função CHOOSE (SELECIONAR) permite também selecionar listas diferentes, através de um processo simples com Scroll Bar.

“O que isto significa?” - Poderá estar a questionar-se. Vejamos!

Ao posicionar a lista num determinado espaço (conjunto de células), esta torna-se a base dinâmica de um cálculo ou até uma validação. Isto é possível, por exemplo, ao integrar funções dentro da validação de dados, para gerar a lista.

As listas podem ser adaptadas a vários cenários diferentes. Na prática, permite criar gráficos dinâmicos, em que:

  • os seus dados se alteram consoante a navegação que faz entre listas
  • uma validação de dados consoante a lista escolhida
  • entre outras possibilidades.

Este tutorial demostra, com casos concretos, como pode tirar o máximo partido da função CHOOSE (SELECIONAR), e como os seus resultados impressionantes podem acrescentar valor, e dinâmica, aos seus relatórios. Não perca!

 

Caso tenha alguma questão, dúvida, ou simplesmente deseja dar-nos a sua opinião, envie-nos uma mensagem!


Vídeos semelhantes:

Gráficos com formatação condicional no Excel!

Gráficos com formatação condicional no Excel!

Neste artigo vais aprender a criar um gráfico combinado com formatação condicional no Microsoft Excel. Vamos lá?

Continuar a ler...

Formatação Condicional: Para que serve a opção “Parar se Verdadeiro”?

Formatação Condicional: Para que serve a opção “Parar se Verdadeiro”?

Neste vídeo mostro como podes usar a opção Parar se Verdadeiro (Stop if True) nas regras de Formatação Condicional do Microsoft Excel.

Continuar a ler...

 

Pesquisar


Consulte aqui os últimos artigos publicados no nosso blog!

Aceda aqui ao nosso blog!


Consulte aqui os últimos vídeos publicados no nosso canal do Youtube!

Aceda aqui ao nosso arquivo!

Assista, ouça, pratique e aprenda!

Na nossa oferta, disponibilizamos cursos intensivos que lhe dão um conhecimento alargado dos programas, dependendo dos seus objetivos e nível de conhecimento. Para além disso, dispomos também de cursos on-demand que tem, entre outros aspetos, têm como principal objetivo ajudá-lo a resolver problemas específicos do dia-a-dia, sem ter necessidade de assistir a um curso completo.

Aprenda a maximizar o seu tempo e aumente a sua produtividade com a ferramenta mais utilizada em todo o mundo – o Microsoft Excel! Conheça a nossa oferta formação especializada e Ferramentas de Business Intelligence! Vamos lá?!

Microsoft Excel

Fique a conhecer as principais funcionalidades do Microsoft Excel, e ser autónomo no seu trabalho, temos um conjunto de cursos que o podem ajudar a chegar ao seu objetivo!

Veja aqui aos cursos disponíveis!

Business Intelligence

Passe ao próximo nível e conheça a nossa oferta de cursos especializados utilizando as potencialidades de Business Intelligence do Microsoft Excel, ou utilizando o Power Bi Desktop.

Veja aqui os cursos disponíveis!

VBA (Visual Basic for Applications)

Estenda as capacidades do Microsoft Excel, e controle quase a totalidade dos aspetos da aplicação, utilizando o VBA! Uma linguagem de programação à disposição detodos os utilizadores.

Veja aqui os cursos disponíveis!

Subscreva as nossas notícias e novidades!

Tem uma dúvida que gostava de ver esclarecida?

Contacte-nos através do seguinte formulário.

Pretendemos ajudá-lo a trabalhar, de forma eficiente, o Microsoft Excel e as Ferramentas Power Platform (Power BI, Power Apps e Power Automate).

O que pretendemos é que possa economizar tempo e aumentar a sua produtividade.

A nossa solução... uma oferta formativa de qualidade e em diversos modelos formativos, com conteúdos práticos, disruptivos e inovadores!

Consulte aqui todas as modalidades, ou contacte-nos para receber mais informações. Basta utilizar o formulário aqui disponível, ou o email geral@exceldriven.com. Até breve!

O que os nossos clientes dizem sobre nós?

Depoímentos

O formador João Teixeira consegue tornar um assunto à partida monótono, em algo desafiante e cativante. Gostei imenso!
Maria Flores Macedo -

Formação muito bem organizada e focada para as nossas necessidades. Recomendo.
Pedro Gomes -

Excelente instrutor, muito bons treinamentos e aquisição de conhecimentos.
Eunice Ramalho -

Excelente formação, com conteúdos didáticos e exercícios adaptados ao nível dos formandos. Recomendo!
Pramod Maugi -

Os conteúdos são muito bem explicados. As dúvidas dissipadas em curto espaço de tempo.
Rui Filipe -

Tive uma formação de excel fundamental via zoom e, apesar das limitações apresentadas por ser uma formação online, foi ministrada com grande êxito, tendo tido pleno aproveitamento.
Patricia Martins -

Excelente empresa a nível de formação. De realçar o formador Joao Teixeira, profissional 5 estrelas.
Bruno Matos -

Boa tarde, Dou 5 estrelas pois o método de ensino é espetacular, as lições são muito bem sumarizadas, a interação entre o formador e o formando é eficaz possibilitando maior assimilação da matéria, e com o espaço para a resolução de exercícios tornam as aulas mais dinâmicas e proveitosas.
Yara Agostinho -

Excelente apresentação e organização da Formação em Excel Avançado
Balbina Zambujo -