CHOOSE - Uma função para intervalos dinâmicos!
Já pensou na versatilidade de resultados que pode obter ao utilizar uma função que, simplesmente, permite associar um conjunto de resultados a um índice numérico?
Pois bem… apresento-lhe a função CHOOSE (SELECIONAR)!
Através do uso desta função, do Microsoft Excel, consegue associar um conjunto de resultados (até ao máximo de 254) a um índice, que é identificado por um número. Sendo a correspondência, entre o número do índice e o valor, baseado na sua posição.
Para além disso, a função CHOOSE (SELECIONAR), pode ser uma interessante alternativa à função IF(SE)!
No tutorial, aqui disponibilizado, irei demonstrar ainda a utilização desta função juntamente com outras funções. Como por exemplo:
- Função WEEKDAY (DIA.SEMANA) - Onde escolhemos uma data, e a função devolve o dia da semana correspondente.
- Função VLOOKUP (PROCV) - O que nos permite trocar de forma intuitiva entre tabelas, consoante os dados que queremos que constem nos resultados.
Adicionalmente, utilizaremos também a função com controlos de formulário, para apresentar resultados mais dinâmicos e utilização em Dashboards.
Função CHOOSE (SELECIONAR)
A sua sintaxe é:
- CHOOSE (index_num, value1, [value2],…)
O funcionamento, desta função, é bastante intuitivo! A cada número de índice, corresponde o respetivo valor, índice nº1 = valor 1, e assim sucessivamente.
Mas, convido-o a visualizar o tutorial para uma melhor perceção, pois são dados alguns exemplos tendo em conta diferentes cenários.
Índice dinâmico
Neste cenário, que pode visualizar no vídeo, utilizamos a função CHOOSE (SELECIONAR) como argumento de um índice, que gera o valor através do resultado de uma função. Neste caso é a WEEKDAY (DIA.SEMANA).
O que significa que escolhemos uma data, e a função devolve o dia da semana correspondente.
Utilização de diferentes fórmulas
Dado a sua versatilidade, a função CHOOSE (SELECIONAR) permite, entre outros aspetos, promover cálculos diferentes em função do índice, utilizando o mesmo intervalo.
Neste caso, utilizamos funções simples de agregação (SUM, AVERAGE, MAX e MIN). No entanto, lembre-se… existem imensas possibilidades, mas apenas pode utilizar até 254 funções de cálculo ou valores para o resultado.
Para chegar ao número gerado pelo índice, recorremos aos comandos de formulário. No entanto, também pode chegar ao número por outras vias! A formatação dos comandos é feita através do “Format Control”.
Na prática, conseguimos chegar a um resultado ao selecionar o cálculo que queremos que seja feito.
Diferentes intervalos
No tutorial, mostramos ainda, como a função CHOOSE (SELECIONAR), pode ser incorporada como argumento da função VLOOKUP (PROCV).
A utilização da função CHOOSE (SELECIONAR) no table_array da função VLOOKUP (PROCV), permite-nos trocar de forma intuitiva entre tabelas, consoante os dados que queremos que constem nos resultados.
Assim, podemos corresponder um valor a uma tabela. Ou seja, ao colocar o CHOOSE (SELECIONAR) no table_array, podemos escolher a tabela que queremos utilizar.
No cenário que analisamos no vídeo, por exemplo, escolhemos o valor de uma comissão, em função da região. Não deixe de conferir!
Listas diferentes
Por último, a função CHOOSE (SELECIONAR) permite também selecionar listas diferentes, através de um processo simples com Scroll Bar.
“O que isto significa?” - Poderá estar a questionar-se. Vejamos!
Ao posicionar a lista num determinado espaço (conjunto de células), esta torna-se a base dinâmica de um cálculo ou até uma validação. Isto é possível, por exemplo, ao integrar funções dentro da validação de dados, para gerar a lista.
As listas podem ser adaptadas a vários cenários diferentes. Na prática, permite criar gráficos dinâmicos, em que:
- os seus dados se alteram consoante a navegação que faz entre listas
- uma validação de dados consoante a lista escolhida
- entre outras possibilidades.
Este tutorial demostra, com casos concretos, como pode tirar o máximo partido da função CHOOSE (SELECIONAR), e como os seus resultados impressionantes podem acrescentar valor, e dinâmica, aos seus relatórios. Não perca!
Caso tenha alguma questão, dúvida, ou simplesmente deseja dar-nos a sua opinião, envie-nos uma mensagem!
Vídeos semelhantes:

Símbolos como alternativa à formatação tradicional
Já pensou que pode utilizar símbolos e torná-los personalizáveis para tornar os seus relatórios mais apelativos?!

INDEX vs OFFSET - Duas funções extremamente úteis! - Parte 2
Na segunda parte do tutorial, e como prometido, iremos continuar a demonstrar as potencialidades destas funções. Nomeadamente...
Assista, ouça, pratique e aprenda!
Aprenda a maximizar o seu tempo e aumente a sua produtividade com a ferramenta mais utilizada em todo o mundo – o Microsoft Excel! Conheça a nossa oferta formação especializada e Ferramentas de Business Intelligence! Vamos lá?!
Consulte aqui os últimos artigos publicados no nosso blog!
Microsoft Excel - Criar um gráfico com série dinâmica
Gráfico interativo e dinâmico com função a função Indireto e Validação de Dados para comparar valores entre uma coluna e várias dados das quais visualizamos apenas uma de cada vez. Continuar a ler...Power Query - Importar dados de uma pasta para o Microsoft Excel
Como utilizar o Power Query para importar todos os ficheiros de uma pasta para uma única tabela de Excel combinando todos os dados. Continuar a ler...Microsoft Excel - Comando Preenchimento de Série
O comando Preenchimento de Série do Microsoft Excel permite criar um conjunto de valores por repetição de um padrão através de um valor numérico. Continuar a ler...Microsoft Excel - Funções de contagem de valores no Excel
As funções de contagem de valores do Excel permitem obter dados estatísticos para contagem de células com valores numéricos, texto ou valores vazios. Continuar a ler...Consulte aqui os últimos vídeos publicados no nosso canal do Youtube!
Como criar um gráfico dinâmico com uma coluna variável?
Aprenda a criar gráficos de colunas simples, no Microsoft Excel, dinâmicos, com apenas 2 series, onde analisamos quatro indicadores, 4 colunas, duas a duas. Continuar a ler...Como importar dados de uma pasta para o Microsoft Excel (Power Query)?
Neste vídeo tutorial, vou mostrar-vos como podem utilizar um comando muito simples, do Power Query, para importar para uma única tabela dados provenientes de uma pasta! Continuar a ler...Microsoft Excel - Importar dados do Google ou Microsoft Forms
Neste vídeo vai poder ver como importar os dados dos seus formulários Google ou Microsoft, para a sua análise de dados no Excel... Continuar a ler...Usar a Função nova LAMBDA para reutilizar cálculos e conjugações
Confira como a função LAMBRA, do Microsoft Excel, vai revolucionar a forma como realizamos operações, reutilizando cálculos ou conjugações de fórmulas. Continuar a ler...Microsoft Excel: Dominar as tarefas essenciais!
Tudo o que precisa para começar a trabalhar no Excel! Aprenda os fundamentos do Excel de uma forma clara e simples!
- Mais de 10 horas de conteúdo em video!
- Quizzes e exercícios para testar os conhecimentos!
- Ficheiros de apoio para cada módulo com soluções!
- Acesso direto ao formador para colocar questões sobre o curso!