Como importar dados de uma pasta para o Microsoft Excel (Power Query)?
Faça aqui o download dos seus ficheiros de apoio!
Sabia que, com um comando muito simples do Power Query, é possível importar os dados de uma pasta para uma única tabela do Microsoft Excel?! É verdade. Neste vídeo tutorial, quero partilhar consigo esta forma de tornar mais eficiente a elaboração dos seus relatórios.
Efetivamente, pode ainda manter a sua informação sempre atualizada, ao ter todos os ficheiros na pasta de origem. Para além disso, é sempre possível adicionar novos ficheiros e, também, eliminar ficheiros que não sejam necessários, o que proporciona uma constante atualização.
Como pode ter a sua folha de cálculo atualizada com dados de uma pasta?!
O processo que lhe mostro neste vídeo tutorial é bastante simples. Começamos por importar os dados para o Microsoft Excel através da ferramenta “Obter e Transformar Dados”, e escolhemos o caminho que pretendemos obter.
Após este passo, entramos no Power Query, e na opção de “Transformar os Dados” aplicamos as transformações necessárias. Aqui, ainda, selecionamos apenas os ficheiros pretendidos, neste caso os .csv. Vejamos os principais passos deste vídeo tutorial:
Transformação de dados
Depois de selecionados a pasta, com os ficheiros que pretende analisar, deve ficar apenas com os respetivos dados. Ou seja, as restantes colunas não são importantes aqui. A coluna que fica será apenas a Content. De seguida, com o comando “Combinar”, podemos combinar vários ficheiros .cvs numa única tabela. Aqui entra a magia do Power Query.
Limpar a sua tabela e adicionar coluna calculada
Como em todos os relatórios, convém fazer uma limpeza às colunas desnecessárias e criar as colunas de cálculo importantes para as suas análises.
Para adicionar a sua coluna calculada, utilizamos a “Coluna Personalizada”, no menu “Adicionar Colunas”. Depois de criada e nomeada a nova coluna, associamos aos campos de cálculo. Finalizamos com a Consulta (Query) para o Excel.
Estas ferramentas do Microsoft Excel são bastante úteis para potenciar as suas análises. Veja este e outros vídeos tutoriais, otimize as suas análises e, caso tenha alguma questão, contacte-nos!