Função MATCH - Um complemento para outras funções de pesquisa!
Neste novo artigo, foco-me na função MATCH (CORRESP), utilizada como função de apoio a outras funções de pesquisa. Vai descobrir que esta se torna um excelente auxiliar!
“E porquê utilizaria esta função?!” - poderá estar a questionar-se. Ora, imagine que a sua folha de trabalho contém 2500 registos ou mais, e que a informação do produto consta em qualquer uma das colunas. Nesta situação, por exemplo, necessitamos de uma fórmula que nos indique a linha em que se encontra o produto!! É aqui que entra a função MATCH (CORRESP).
Com esta função, podemos encontrar, num determinado intervalo, a primeira ocorrência que responde ao valor pesquisado (texto ou número). Ou seja, a função deve ser utilizada quando pretendemos apenas saber a “posição” em que o valor se encontra, em vez do valor especificamente.
Neste breve tutorial, pode ver esta situação perfeitamente demonstrada em poucos minutos. Uma excelente oportunidade de começar a utilizar a função MATCH (CORRESP), para facilitar as suas análises de bases de dados! Vamos lá?!
Comecemos pela sintaxe…
Lookup range (matrix_prox) - aqui indicamos o intervalo que estamos a examinar para a correspondência do valor. Este intervalo deve ser apenas uma linha ou uma coluna.
Match Type (tipo_corresp) - aqui temos três opções:
- = 1, aqui estamos a indicar que queremos que o intervalo da pesquisa corresponda os valores listados em ordem ascendente. Ou seja, a função devolve o valor mais próximo, mas inferior ou igual, ao valor pesquisado.
- = - 1, neste caso queremos que o intervalo da pesquisa corresponde os valores listados em ordem descendente. Ou seja, devolve o valor mais próximo, mas superior ou igual, ao valor pesquisado.
- = 0, irá devolver a posição no intervalo que contem a primeira correspondência exata do valor pesquisado.
Quando o valor não é encontrado em nenhuma destas circunstâncias, a função devolve o conhecido #NA (#ND).
Na maioria dos casos, utiliza-se a correspondência exata (= 0). No entanto, se o argumento não for especificado, assume-se o valor Match Type (tipo_corresp) = - 1.
Passemos ao exemplo prático…
O nosso cenário de exemplificação contém uma tabela simples, com uma coluna com o nome do produto e a partir da qual queremos chegar ao seu valor unitário.
Normalmente, a maioria das pessoas utilizaria a função VLOOKUP (PROCV) que é, obviamente, a função mais conhecida. No entanto, caso a coluna do produto não seja a primeira do vosso intervalo, e a coluna do valor unitário não esteja posicionada à sua direita, esta função não irá funcionar! Precisamos de novas abordagens.
Ao colocar a expressão MATCH (CORRESP) na célula que pretende, esta apenas devolve a posição do valor pesquisado, que, no cenário em que nos encontramos, para o produto “BROOKS” corresponde a posição 7.
Complemento da função VLOOKUP (PROCV), INDEX (INDICE) e MAX (MAXIMO)
Agora estamos a chegar ao objetivo deste artigo, utilizar a MATCH (CORRESP) como um complemento de uma série de funções de pesquisa.
Para isso, acrescentamos esta função como argumento da função INDEX (para este cenário), que será o argumento row_num (núm_linha).
Neste cenário, a função INDEX (INDICE) está agora devolver no intervalo que corresponde ao intervalo que contém os valores unitários, e, com a ajuda da função MATCH (CORRESP), devolve a posição exata do valor, em função do nome do produto pesquisado!
Ao consultar este breve tutorial, pode ver esta situação perfeitamente demonstrada em poucos minutos e começar a utilizar a função MATCH (CORRESP) para facilitar as suas análises de bases de dados!
Vídeos semelhantes:

INDEX vs OFFSET - Duas funções extremamente úteis! - Parte 2
Na segunda parte do tutorial, e como prometido, iremos continuar a demonstrar as potencialidades destas funções. Nomeadamente...

Como criar Gráficos Sparkline, para mostrar tendências de valores?
Os Gráficos Sparkline ajudam qualquer utilizador a ter uma ideia resumida para analisar padrões em grandes volumes de dados...
Assista, ouça, pratique e aprenda!
Aprenda a maximizar o seu tempo e aumente a sua produtividade com a ferramenta mais utilizada em todo o mundo – o Microsoft Excel! Conheça a nossa oferta formação especializada e Ferramentas de Business Intelligence! Vamos lá?!
Consulte aqui os últimos artigos publicados no nosso blog!
Microsoft Excel - Criar um gráfico com série dinâmica
Gráfico interativo e dinâmico com função a função Indireto e Validação de Dados para comparar valores entre uma coluna e várias dados das quais visualizamos apenas uma de cada vez. Continuar a ler...Power Query - Importar dados de uma pasta para o Microsoft Excel
Como utilizar o Power Query para importar todos os ficheiros de uma pasta para uma única tabela de Excel combinando todos os dados. Continuar a ler...Microsoft Excel - Comando Preenchimento de Série
O comando Preenchimento de Série do Microsoft Excel permite criar um conjunto de valores por repetição de um padrão através de um valor numérico. Continuar a ler...Microsoft Excel - Funções de contagem de valores no Excel
As funções de contagem de valores do Excel permitem obter dados estatísticos para contagem de células com valores numéricos, texto ou valores vazios. Continuar a ler...Consulte aqui os últimos vídeos publicados no nosso canal do Youtube!
Como criar um gráfico dinâmico com uma coluna variável?
Aprenda a criar gráficos de colunas simples, no Microsoft Excel, dinâmicos, com apenas 2 series, onde analisamos quatro indicadores, 4 colunas, duas a duas. Continuar a ler...Como importar dados de uma pasta para o Microsoft Excel (Power Query)?
Neste vídeo tutorial, vou mostrar-vos como podem utilizar um comando muito simples, do Power Query, para importar para uma única tabela dados provenientes de uma pasta! Continuar a ler...Microsoft Excel - Importar dados do Google ou Microsoft Forms
Neste vídeo vai poder ver como importar os dados dos seus formulários Google ou Microsoft, para a sua análise de dados no Excel... Continuar a ler...Usar a Função nova LAMBDA para reutilizar cálculos e conjugações
Confira como a função LAMBRA, do Microsoft Excel, vai revolucionar a forma como realizamos operações, reutilizando cálculos ou conjugações de fórmulas. Continuar a ler...Microsoft Excel: Dominar as tarefas essenciais!
Tudo o que precisa para começar a trabalhar no Excel! Aprenda os fundamentos do Excel de uma forma clara e simples!
- Mais de 10 horas de conteúdo em video!
- Quizzes e exercícios para testar os conhecimentos!
- Ficheiros de apoio para cada módulo com soluções!
- Acesso direto ao formador para colocar questões sobre o curso!