Logotipo

Função MATCH - Um complemento para pesquisas!

Função MATCH - Um complemento para outras funções de pesquisa!

Neste novo artigo, foco-me na função MATCH (CORRESP), utilizada como função de apoio a outras funções de pesquisa. Vai descobrir que esta se torna um excelente auxiliar!

“E porquê utilizaria esta função?!” - poderá estar a questionar-se. Ora, imagine que a sua folha de trabalho contém 2500 registos ou mais, e que a informação do produto consta em qualquer uma das colunas. Nesta situação, por exemplo, necessitamos de uma fórmula que nos indique a linha em que se encontra o produto!! É aqui que entra a função MATCH (CORRESP).

Com esta função, podemos encontrar, num determinado intervalo, a primeira ocorrência que responde ao valor pesquisado (texto ou número). Ou seja, a função deve ser utilizada quando pretendemos apenas saber a “posição” em que o valor se encontra, em vez do valor especificamente.

Neste breve tutorial, pode ver esta situação perfeitamente demonstrada em poucos minutos. Uma excelente oportunidade de começar a utilizar a função MATCH (CORRESP), para facilitar as suas análises de bases de dados! Vamos lá?!

Comecemos pela sintaxe…

Lookup range (matrix_prox) - aqui indicamos o intervalo que estamos a examinar para a correspondência do valor. Este intervalo deve ser apenas uma linha ou uma coluna.

Match Type (tipo_corresp) - aqui temos três opções:

  • = 1, aqui estamos a indicar que queremos que o intervalo da pesquisa corresponda os valores listados em ordem ascendente. Ou seja, a função devolve o valor mais próximo, mas inferior ou igual, ao valor pesquisado.
  • = - 1, neste caso queremos que o intervalo da pesquisa corresponde os valores listados em ordem descendente. Ou seja, devolve o valor mais próximo, mas superior ou igual, ao valor pesquisado.
  • = 0, irá devolver a posição no intervalo que contem a primeira correspondência exata do valor pesquisado.

Quando o valor não é encontrado em nenhuma destas circunstâncias, a função devolve o conhecido #NA (#ND).

Na maioria dos casos, utiliza-se a correspondência exata (= 0). No entanto, se o argumento não for especificado, assume-se o valor Match Type (tipo_corresp) = - 1.

Passemos ao exemplo prático…

O nosso cenário de exemplificação contém uma tabela simples, com uma coluna com o nome do produto e a partir da qual queremos chegar ao seu valor unitário.

Normalmente, a maioria das pessoas utilizaria a função VLOOKUP (PROCV) que é, obviamente, a função mais conhecida. No entanto, caso a coluna do produto não seja a primeira do vosso intervalo, e a coluna do valor unitário não esteja posicionada à sua direita, esta função não irá funcionar! Precisamos de novas abordagens.

Ao colocar a expressão MATCH (CORRESP) na célula que pretende, esta apenas devolve a posição do valor pesquisado, que, no cenário em que nos encontramos, para o produto “BROOKS” corresponde a posição 7.

Complemento da função VLOOKUP (PROCV), INDEX (INDICE) e MAX (MAXIMO)

Agora estamos a chegar ao objetivo deste artigo, utilizar a MATCH (CORRESP) como um complemento de uma série de funções de pesquisa.

Para isso, acrescentamos esta função como argumento da função INDEX (para este cenário), que será o argumento row_num (núm_linha).

Neste cenário, a função INDEX (INDICE) está agora devolver no intervalo que corresponde ao intervalo que contém os valores unitários, e, com a ajuda da função MATCH (CORRESP), devolve a posição exata do valor, em função do nome do produto pesquisado!

Ao consultar este breve tutorial, pode ver esta situação perfeitamente demonstrada em poucos minutos e começar a utilizar a função MATCH (CORRESP) para facilitar as suas análises de bases de dados!


Vídeos semelhantes:

INDEX vs OFFSET - Duas funções extremamente úteis! - Parte 2

INDEX vs OFFSET - Duas funções extremamente úteis! - Parte 2

Na segunda parte do tutorial, e como prometido, iremos continuar a demonstrar as potencialidades destas funções. Nomeadamente...

Continuar a ler...

Como criar Gráficos Sparkline, para mostrar tendências de valores?

Como criar Gráficos Sparkline, para mostrar tendências de valores?

Os Gráficos Sparkline ajudam qualquer utilizador a ter uma ideia resumida para analisar padrões em grandes volumes de dados...

Continuar a ler...

 

Pesquisar


Assista, ouça, pratique e aprenda!

Aprenda a maximizar o seu tempo e aumente a sua produtividade com a ferramenta mais utilizada em todo o mundo – o Microsoft Excel! Conheça a nossa oferta formação especializada e Ferramentas de Business Intelligence! Vamos lá?!

Veja aqui os nossos cursos!


Consulte aqui os últimos artigos publicados no nosso blog!

Aceda aqui ao nosso blog!


Consulte aqui os últimos vídeos publicados no nosso canal do Youtube!

Aceda aqui ao nosso arquivo!


Microsoft Excel: Dominar as tarefas essenciais!

Tudo o que precisa para começar a trabalhar no Excel! Aprenda os fundamentos do Excel de uma forma clara e simples!

 - Mais de 10 horas de conteúdo em video!

 - Quizzes e exercícios para testar os conhecimentos!

 - Ficheiros de apoio para cada módulo com soluções!

 - Acesso direto ao formador para colocar questões sobre o curso!

Mais informações


Subscreva as nossas notícias e novidades!

Assista, ouça, pratique e aprenda!

Na nossa oferta, disponibilizamos cursos intensivos que lhe dão um conhecimento alargado dos programas, dependendo dos seus objetivos e nível de conhecimento. Para além disso, dispomos também de cursos on-demand que tem, entre outros aspetos, têm como principal objetivo ajudá-lo a resolver problemas específicos do dia-a-dia, sem ter necessidade de assistir a um curso completo.

Aprenda a maximizar o seu tempo e aumente a sua produtividade com a ferramenta mais utilizada em todo o mundo – o Microsoft Excel! Conheça a nossa oferta formação especializada e Ferramentas de Business Intelligence! Vamos lá?!

Microsoft Excel

Fique a conhecer as principais funcionalidades do Microsoft Excel, e ser autónomo no seu trabalho, temos um conjunto de cursos que o podem ajudar a chegar ao seu objetivo!

Veja aqui aos cursos disponíveis!

Business Intelligence

Passe ao próximo nível e conheça a nossa oferta de cursos especializados utilizando as potencialidades de Business Intelligence do Microsoft Excel, ou utilizando o Power Bi Desktop.

Veja aqui os cursos disponíveis!

VBA (Visual Basic for Applications)

Estenda as capacidades do Microsoft Excel, e controle quase a totalidade dos aspetos da aplicação, utilizando o VBA! Uma linguagem de programação à disposição de todos os utilizadores.

Veja aqui os cursos disponíveis!

Subscreva as nossas notícias e novidades!

Tem uma dúvida que gostava de ver esclarecida?

Contacte-nos através do seguinte formulário.

Pretendemos ajudá-lo a trabalhar, de forma eficiente, o Microsoft Excel e as Ferramentas Power Platform (Power BI, Power Apps e Power Automate).

O que pretendemos é que possa economizar tempo e aumentar a sua produtividade.

A nossa solução... uma oferta formativa de qualidade e em diversos modelos formativos, com conteúdos práticos, disruptivos e inovadores!

Consulte aqui todas as modalidades, ou contacte-nos para receber mais informações. Basta utilizar o formulário aqui disponível, ou o email geral@exceldriven.com. Até breve!