Função MATCH - Um complemento para outras funções de pesquisa!
Neste novo artigo, foco-me na função MATCH (CORRESP), utilizada como função de apoio a outras funções de pesquisa. Vai descobrir que esta se torna um excelente auxiliar!
“E porquê utilizaria esta função?!” - poderá estar a questionar-se. Ora, imagine que a sua folha de trabalho contém 2500 registos ou mais, e que a informação do produto consta em qualquer uma das colunas. Nesta situação, por exemplo, necessitamos de uma fórmula que nos indique a linha em que se encontra o produto!! É aqui que entra a função MATCH (CORRESP).
Com esta função, podemos encontrar, num determinado intervalo, a primeira ocorrência que responde ao valor pesquisado (texto ou número). Ou seja, a função deve ser utilizada quando pretendemos apenas saber a “posição” em que o valor se encontra, em vez do valor especificamente.
Neste breve tutorial, pode ver esta situação perfeitamente demonstrada em poucos minutos. Uma excelente oportunidade de começar a utilizar a função MATCH (CORRESP), para facilitar as suas análises de bases de dados! Vamos lá?!
Comecemos pela sintaxe…
Lookup range (matrix_prox) - aqui indicamos o intervalo que estamos a examinar para a correspondência do valor. Este intervalo deve ser apenas uma linha ou uma coluna.
Match Type (tipo_corresp) - aqui temos três opções:
- = 1, aqui estamos a indicar que queremos que o intervalo da pesquisa corresponda os valores listados em ordem ascendente. Ou seja, a função devolve o valor mais próximo, mas inferior ou igual, ao valor pesquisado.
- = - 1, neste caso queremos que o intervalo da pesquisa corresponde os valores listados em ordem descendente. Ou seja, devolve o valor mais próximo, mas superior ou igual, ao valor pesquisado.
- = 0, irá devolver a posição no intervalo que contem a primeira correspondência exata do valor pesquisado.
Quando o valor não é encontrado em nenhuma destas circunstâncias, a função devolve o conhecido #NA (#ND).
Na maioria dos casos, utiliza-se a correspondência exata (= 0). No entanto, se o argumento não for especificado, assume-se o valor Match Type (tipo_corresp) = - 1.
Passemos ao exemplo prático…
O nosso cenário de exemplificação contém uma tabela simples, com uma coluna com o nome do produto e a partir da qual queremos chegar ao seu valor unitário.
Normalmente, a maioria das pessoas utilizaria a função VLOOKUP (PROCV) que é, obviamente, a função mais conhecida. No entanto, caso a coluna do produto não seja a primeira do vosso intervalo, e a coluna do valor unitário não esteja posicionada à sua direita, esta função não irá funcionar! Precisamos de novas abordagens.
Ao colocar a expressão MATCH (CORRESP) na célula que pretende, esta apenas devolve a posição do valor pesquisado, que, no cenário em que nos encontramos, para o produto “BROOKS” corresponde a posição 7.
Complemento da função VLOOKUP (PROCV), INDEX (INDICE) e MAX (MAXIMO)
Agora estamos a chegar ao objetivo deste artigo, utilizar a MATCH (CORRESP) como um complemento de uma série de funções de pesquisa.
Para isso, acrescentamos esta função como argumento da função INDEX (para este cenário), que será o argumento row_num (núm_linha).
Neste cenário, a função INDEX (INDICE) está agora devolver no intervalo que corresponde ao intervalo que contém os valores unitários, e, com a ajuda da função MATCH (CORRESP), devolve a posição exata do valor, em função do nome do produto pesquisado!
Ao consultar este breve tutorial, pode ver esta situação perfeitamente demonstrada em poucos minutos e começar a utilizar a função MATCH (CORRESP) para facilitar as suas análises de bases de dados!
Vídeos semelhantes:

Ferramenta Goal Seek - Potencie-a com a ajuda do VBA!
Conhece, ou já alguma vez utilizou a ferramenta Goal Seek? Se não, fique a saber que é uma ferramenta bastante útil, na gestão...

Função FILTRAR – Conheça esta nova do Microsoft Excel
Consulte aqui este novo vídeo tutorial, onde conhecemos a função FILTRAR, uma função analisada no nosso curso: Fórmulas e principais Funções do Excel.