Funções IF, IFS e SWITCH - Qual é a mais eficiente?!

Funções IF, IFS e SWITCH - Qual é a mais eficiente?!

Estou certo de que, sendo uma das principais e mais antigas do Microsoft Excel, todos conhecem a função IF (SE). Aliás, já escrevi alguns artigos, e gravei alguns tutoriais, sobre as suas inúmeras funcionalidades e possíveis utilizações. No entanto, o objetivo deste novo tutorial, é compará-la com as novas funções IFS (SE.S) e SWITCH (PARÂMETRO).

Estas duas funções têm elevado potencial, e vamos mostrar-lhe o que permitem fazer em relação à clássica função IF (SE). De forma complementar, abordamos também outras funções que vão completar as suas análises, nomeadamente a função COUNTIF (CONTAR.SE) e a função FORMULATEXT (FÓRMULA.TEXTO).

E em que diferem estas funções? - Na prática, os seus argumentos são similares. No entanto, a sintaxe é diferente e vai simplificado de função para função. Então, e qual será a mais eficiente? É o que pode conferir no vídeo que partilho aqui!

Em primeiro lugar, qual é a utilidade destas três funções?

Em termos práticos, a clássica função IF (SE) analisa condição a condição. Sendo que, quando esta é verdadeira, devolve um certo valor, quando é falsa devolve outro. Para além disso, quando analisamos várias condições, é necessário encadear vários IF (SE). Algo que pode tornar a expressão extensa e complexa!

Para contornar este caso, e torná-lo mais simples, surgiram duas novas funções (apenas disponíveis no Office 2019 ou Office 365):

  • IFS (SE.S) - que avalia uma ou várias condições, possibilitando passar para a próxima condição, quando o resultado não é válido.
  • SWITCH (PARÂMETRO) - onde cada expressão corresponde a um valor, devolvendo um certo resultado e, quando este não corresponde, passa ao próximo. Aqui trabalhamos com um valor pré-definido quando a condição não se verifica.

Agora que sabe a utilidade, qual é a mais eficiente?

Analisar a função mais eficiente é bastante simples de fazer! No cenário que disponibilizo no vídeo, analisamos uma tabela de clientes onde pretendo contar o número de follow-ups para cada mês do ano. Neste caso, aplico as três fórmulas para tirar conclusões sobre qual é a melhor.

Em todos os processos recorro à função COUNTIF (CONTAR.SE), para contar os valores que vão corresponder a cada condição.

Depois de realizar os três processos, pode tirar também as suas conclusões! No entanto, querendo ajudá-lo, utilizamos uma função que lhe vai mostrar a extensão, das funções aplicadas, para cada processo. Nomeadamente, LEN(NÚM.CARACT) encadeada com a FORMULATEX (FÓRMULA.TEXTO):

  • FORMULATEX (FÓRMULA.TEXTO) possibilita converter as fórmulas em texto; e
  • LEN (NÚM.CARACT) conta os caracteres e calcula o seu comprimento.

Estou certo de que, ao visualizar este tutorial, vai reunir o conhecimento necessário para aplicar a função mais eficiente aos seus relatórios do Microsoft Excel!

Mas agora, diga-nos você… IF, IFS e SWITCH, qual será a mais simples e curta, e qual é a vossa opinião sobre a eficiência destas funções? Envie-nos uma mensagem com a sua opinião, e diga-me qual função ou funcionalidade do Microsoft Excel que gostaria de ver analisada mais detalhadamente! Esperamos por si…


Vídeos semelhantes:

Função UNIQUE - Diga adeus ao comando “Remover Duplicados”!

Função UNIQUE - Diga adeus ao comando “Remover Duplicados”!

A função UNIQUE permite-lhe criar listas pendentes através da validação de dados, e utilizar os resultados para utilizar agregações em função os mesmos.

Continuar a ler...

XLOOKUP (PROCX) - Uma pesquisa mais completa!

XLOOKUP (PROCX) - Uma pesquisa mais completa!

Já reparou que o Microsoft Excel lançou uma nova função de pesquisa?! Trata-se da função XLOOKUP (PROCX), que vem...

Continuar a ler...

 

Pesquisar


Consulte aqui os últimos artigos publicados no nosso blog!

Aceda aqui ao nosso blog!


Consulte aqui os últimos vídeos publicados no nosso canal do Youtube!

Aceda aqui ao nosso arquivo!

Assista, ouça, pratique e aprenda!

Na nossa oferta, disponibilizamos cursos intensivos que lhe dão um conhecimento alargado dos programas, dependendo dos seus objetivos e nível de conhecimento. Para além disso, dispomos também de cursos on-demand que tem, entre outros aspetos, têm como principal objetivo ajudá-lo a resolver problemas específicos do dia-a-dia, sem ter necessidade de assistir a um curso completo.

Aprenda a maximizar o seu tempo e aumente a sua produtividade com a ferramenta mais utilizada em todo o mundo – o Microsoft Excel! Conheça a nossa oferta formação especializada e Ferramentas de Business Intelligence! Vamos lá?!

Microsoft Excel

Fique a conhecer as principais funcionalidades do Microsoft Excel, e ser autónomo no seu trabalho, temos um conjunto de cursos que o podem ajudar a chegar ao seu objetivo!

Veja aqui aos cursos disponíveis!

Business Intelligence

Passe ao próximo nível e conheça a nossa oferta de cursos especializados utilizando as potencialidades de Business Intelligence do Microsoft Excel, ou utilizando o Power Bi Desktop.

Veja aqui os cursos disponíveis!

VBA (Visual Basic for Applications)

Estenda as capacidades do Microsoft Excel, e controle quase a totalidade dos aspetos da aplicação, utilizando o VBA! Uma linguagem de programação à disposição de todos os utilizadores.

Veja aqui os cursos disponíveis!

Subscreva as nossas notícias e novidades!

Tem uma dúvida que gostava de ver esclarecida?

Contacte-nos através do seguinte formulário.

Pretendemos ajudá-lo a trabalhar, de forma eficiente, o Microsoft Excel e as Ferramentas Power Platform (Power BI, Power Apps e Power Automate).

O que pretendemos é que possa economizar tempo e aumentar a sua produtividade.

A nossa solução... uma oferta formativa de qualidade e em diversos modelos formativos, com conteúdos práticos, disruptivos e inovadores!

Consulte aqui todas as modalidades, ou contacte-nos para receber mais informações. Basta utilizar o formulário aqui disponível, ou o email geral@exceldriven.com. Até breve!