INDEX vs OFFSET - Duas funções extremamente úteis! - Parte 2
No vídeo publicado anteriormente, foram apresentadas as principais semelhanças entre as funções INDEX e OFFSET! Duas funções do Microsoft Excel, com grande eficácia e versatilidade.
Na segunda parte do tutorial, e como prometido, iremos continuar a demonstrar as potencialidades destas funções. Nomeadamente, a sua utilização como argumentos de funções de agregação, possibilitando por exemplo realizar uma soma ou média, e funcionado como intervalos “dinâmicos”.
Função OFFSET (DESLOCAMENTO)
Retomemos à função OFFSET! Com esta função, para além de devolver apenas uma célula como resultado, podemos também devolver um intervalo. Seja este, composto por uma linha e uma coluna, ou mesmo um intervalo bidimensional, composto por um conjunto de colunas e linhas.
Tendo em conta o cenário, para além dos 3 principais argumentos, analisados anteriormente:
- REFERENCE (Referência): Célula de base ou ponto de partida do deslocamento;
- ROWS (Linhas): Número de linhas a deslocar;
- COLS (Colunas): Número de colunas a deslocar.
Acrescentamos agora os seguintes…
- HEIGTH (Altura): A altura (em número de linhas) do intervalo;
- WIDTH (Largura): A largura (em número de colunas) do intervalo.
Função COUNT (CONTAR) como apoio ao OFFSET
Na altura vamos indicar apenas 1 linha. No entanto, na largura, vamos ter a ajuda de uma função que conte valores, que neste caso será a função COUNT (CONTAR), para contar os valores numéricos que existem por região. Neste caso as 3 regiões, que corresponde a 3 colunas de largura!
Função INDEX (ÍNDICE)
Na função INDEX (ÍNDICE) o processo é mais simples… Para devolver um conjunto de valores agregados na função, apenas temos que “ignorar” ou omitir um dos argumentos da função, que representam o número da linha ou o número da coluna. Omitindo o valor, a função INDEX (ÍNDICE) retorna todos os valores.
Ambas as funções (INDEX e OFFSET) permitem devolver um conjunto de valores que podem ser agregados com outras funções (por exemplo, a função COUNT)… confira aqui o vídeo tutorial e veja a sua aplicação prática!
Vídeos semelhantes:

Como criar funções personalizadas no Power Query?
Neste vídeo vais aprender a criar funções personalizadas no Power Query, para para que possas adaptar os teus dados às tuas necessidades específicas. Vamos lá?

Usar a Função nova LAMBDA para reutilizar cálculos e conjugações
Confira como a função LAMBRA, do Microsoft Excel, vai revolucionar a forma como realizamos operações, reutilizando cálculos ou conjugações de fórmulas.