Novidade Microsoft Excel - Conheça a nova função LET!
Muito provavelmente, já se cruzou com uma fórmula tão complexa que o obrigou a repetir a mesma expressão, dentro da fórmula, várias vezes. Pois bem… existe uma nova função, no Microsoft Excel, que vem com a intenção de ajudar-nos!
Apresentada no MVP Global Summit 2020 (um evento exclusivo para Microsoft MVPs e Diretores Regionais) a nova função LET permite, essencialmente, atribuir um valor, ou um cálculo, a um nome dentro da fórmula, podendo assim reutilizá-lo várias vezes na expressão.
Assim, esta função pretende trazer vários benefícios, dentro dos quais:
- Simplificação da sintaxe das vossas fórmulas - Pois reduz a propensão ao erro e a replicação de intervalos de células e cálculos atribuídos, criando nomes simbólicos e lógicos para a expressão atribuída pela variável.
- Melhoria de performance de cálculo - Quando utilizam uma expressão várias vezes na mesma fórmula, o Microsoft Excel recalcula essa mesma expressão várias vezes. Com a função LET, e a possibilidade de atribuir o nome à expressão, o cálculo é processado apenas uma vez, sendo referenciado pelo nome no resto da fórmula.
A sintaxe da função LET é a seguinte:
- =LET(name1, value1, [name2…], [value2…], calculation)
Na qual, os argumentos são explicados da seguinte forma:
- name1 - O nome atribuído ao primeiro valor (o nome da variável).
- name_value1 - O valor ou expressão atribuído ao primeiro nome.
- name2 (opcional) - Segunda variável atribuída.
- name_value2 (opcional) - Segunda expressão ou valor atribuído, à segunda variável.
- Calculation - O cálculo a ser executado! Este é sempre o último argumento, que pode aproveitar qualquer um dos nomes atribuídos nos argumentos anteriores.
Os argumentos name e name_value devem ser sempre atribuídos aos pares, fazendo a relação ou ligação entre eles.
Nota: De momento, esta função está apenas disponível para subscritores do Office 365 e para o canal Insiders. No entanto, estará brevemente disponível para outros canais!
Entretanto, confira aqui o tutorial que disponibilizamos, e fique a conhecer melhor esta novíssima função, a sua sintaxe e respetivos argumentos. Prometo que, logo que esteja disponível noutros canais, voltarei com novos vídeos e mais exemplos da função LET. Fiquem atentos!
Caso tenha alguma questão, dúvida, ou simplesmente deseja dar-nos a sua opinião, envie-nos uma mensagem!
Vídeos semelhantes:

Drop Down List: Como criar uma lista pendente no Excel?
Um vídeo tutorial onde aprendes a criar listas pendentes (Drop Down List) no Microsoft Excel, utilizando 6 das minhas funções preferidas.

Funções DROP e TAKE: Aprende a redimensionar Arrays no Excel!
Necessitas de dimensionar arrays? Neste vídeo vais aprender a usar 2 novas funções do Excel que permitem excluir ou incluir linhas e/ou colunas dos teus intervalos. Vamos lá?