Como criar Gráficos Sparkline no Microsoft Excel?

Como criar Gráficos Sparkline, no Microsoft Excel, para mostrar tendências de valores?


Faça aqui o download dos seus ficheiros de apoio!

Como criar Gráficos Sparkline, para mostrar tendências de valores?

Os Gráficos Sparkline para tendências de valores

Um dos fatores mais importantes da análise de dados é, obviamente, a visualização dos mesmos. Assim, esta tem de ser o mais clara possível, para conseguirmos tirar suposições imediatas.

Os Gráficos Sparkline ajudam qualquer utilizador a ter uma ideia resumida para analisar padrões em grandes volumes de dados, de forma concisa e altamente visual.

Neste vídeo tutorial, que também é um recurso gratuito do nosso curso online on-demand “Microsoft Excel: Dominar as tarefas essenciais”, pretendemos que fique a saber o que são, como utilizar e formatar os Gráficos Sparkline, para poder tirar o maior partido deles nas suas análises de dados.

 

O que é um Gráfico Sparkline?!

Um Gráfico Sparkline consiste num mini-gráfico, do tamanho de uma célula. Esta é uma representação visual de um conjunto de dados, que é utilizado para acrescentar numa tabela de dados ou produzir breves informações visuais, num Dashboard.

Agora, vamos passar a explicar como pode adicionar o Gráfico Sparkline…

 

Como adicionar o Gráfico Sparkline?!

Adicionar um Gráfico Sparkline é bastante simples, basta seguir os seguintes passos:

1. Deve começar por selecionar uma célula da folha de cálculo, idealmente junto dos dados que pretende ver representados no gráfico, para que a sua análise tenha mais impacto visual e possa, com naturalidade, associar o gráfico aos dados de forma mais direta.

2. No separador “Inserir”, no grupo Gráficos Sparkline, clique em “Linha”, “Coluna” ou “Ganho/Perda”. Estes são os 3 tipos de gráficos Sparkline disponíveis.

Adicionar o gráfico Sparkline

3. Assim que seleciona um tipo de gráfico, surge a caixa de diálogo para inserção do gráfico, onde devemos selecionar os dados que serão representados no gráfico (1) e definir ou confirmar a célula onde o gráfico será representado (2).

Adicionar o gráfico Sparkline

4.  Depois de confirmada a seleção, surge o gráfico representado na célula P4.

 

Assim como nas fórmulas, também é possível replicar o gráfico para outras células. Esta funcionalidade serve para analisar a tendência dos restantes valores da tabela.

Adicionar outros gráficos Sparkline

Através do gráfico Sparkline criado, é possível replicar (da mesma forma que fazemos para uma fórmula) o gráfico para outras células de modo a analisar a tendência dos restantes valores da tabela. Basta arrastar a alça da célula como se estivesse a atualizar uma fórmula ou função para as restantes linhas.

Adicionar outros gráficos Sparkline

O resultado mostra o mesmo estilo de gráfico aplicado a todas as células do intervalo, com os dados representados para cada linha da tabela.

Adicionar outros gráficos Sparkline

 

Editar os dados do seu Gráfico Sparkline

Ao definir um conjunto de gráficos para o intervalo, estes passam a funcionar como um grupo. Para confirmar, aceda às opções do menu de contexto Gráfico Sparkline, que aparece no friso, que nos vai permitir editar ou modificar as suas opções.

Editar os dados do gráfico Sparkline

Aqui, tem duas opções:

  • Confirmar/alterar os dados para o grupo de gráficos, com a opção “Editar Dados e Localização do Grupo”; ou

Editar os dados do gráfico Sparkline

  • Confirmar/alterar os dados para gráfico Sparkline específico na opção “Editar Dados de Gráfico Sparkline Único”.

Editar os dados do gráfico Sparkline​​​​​​​

Para além disto, tem várias funcionalidades dentro dos Gráficos Sparkline que pode explorar, e vamos aqui apresentar.

Células ocultas ou vazias

Caso tenhamos no intervalo células ocultas ou vazias, estas podem ser representadas ou não no gráfico. Na opção de editar os dados, podemos definir o comportamento para células vazias.


Onde é possível definir se a gap ou intervalo é definido com espaços, valor zero (0) ou apenas continuar a ligar os pontos com linha, caso o gráfico Sparkline seja um gráfico de linhas.


Alterar o tipo de gráfico Sparkline

Após a criação do gráfico, podemos facilmente alterar o seu tipo.

Basta escolher entre os 3 tipos de gráficos existentes:

  • Linha: funciona como o gráfico de linhas tradicional, onde a linha pode, em opção, ser exibida com um marcador para cada valor da tabela (ponto).
  • Coluna: funciona como o gráfico de colunas tradicional onde a cada série de dados (Coluna) corresponde um valor da linha da tabela.
  • Perda / Ganho: É gráfico de tipo "binário" que mostra cada ponto de dados como uma coluna para cima (ganho) ou coluna para baixo (perda), para representar por exemplo valores negativos.

Personalizar os gráficos Sparkline

A qualquer momento da análise de dados, podemos alterar o tipo, estilo e formatação dos gráficos Sparkline. No “Menu de Contexto Gráfico Sparkline” temos as seguintes opções de personalização.

  • Mostrar marcadores para realçar valores individuais nas linhas ou séries dos gráficos, destacando os valores mais elevados/baixos e para o primeiro e último ponto de dados do gráfico. No gráfico de linhas podemos adicionar marcadores.

  • Alterar o estilo e formatação dos gráficos, nomeadamente nos estilos pré-definidos, a sua cor e a cor de cada um dos elementos do ponto anterior.

Personalizar os eixos Sparkline

Também podemos alterar algumas opções e definições do eixo do gráfico.


Ao escolher, por exemplo, a opção “Tipo de Eixo de Data” pode selecionar um intervalo que contém os valores de data pretendidos para o gráfico.

Agrupar ou desagrupar os gráficos Sparkline

No tutorial pode ver em exemplo, quando criamos um gráfico e procedemos à sua atualização para as restantes células, por meio de arrastamento, todos os gráficos ficam definidos no mesmo grupo.


Desagrupá-los é perfeitamente possível, ao colocar cada gráfico como independente ou fazer o inverso, quando cada um é independente. Este gráfico independente pode ser formatado individualmente.

Apagar os gráficos Sparkline

Nos gráficos Sparkline, não conseguimos eliminar de forma normal. É um conteúdo de uma célula, mas não é possível pressionar a tecla [DEL] ou Backspace e apagar o gráfico, apenas estaremos a apagar o conteúdo da célula.


Para efetivamente eliminar, devemos ir às opções do “Menu de Contexto Gráfico Sparkline” e selecionar a opção “Limpar”.


Neste tutorial mostrámos como melhorar a utilidade desta ferramenta. Com apenas três tipos de gráficos pode analisar, de forma interessante, rápida e simples as tendências do seu negócio!

Para além do vídeo, pode aceder ao nosso curso online on-demand “Microsoft Excel: Dominar as tarefas essenciais”.


Vídeos tutoriais relacionados:

PowerBI - Conheça a Função DAX USERELATIONSHIP

PowerBI - Conheça a Função DAX USERELATIONSHIP

Neste vídeo tutorial, abordamos a função DAX USERELATIONSHIP, que nos permite analisar numa tabela ou gráfico, o mesmo indicador em função de 2 relações distintas.

Continuar a ler...

Ferramenta Goal Seek - Potencie-a com a ajuda do VBA!

Ferramenta Goal Seek - Potencie-a com a ajuda do VBA!

Conhece, ou já alguma vez utilizou a ferramenta Goal Seek? Se não, fique a saber que é uma ferramenta bastante útil, na gestão...

Continuar a ler...

 

Pesquisar


Assista, ouça, pratique e aprenda!

Aprenda a maximizar o seu tempo e aumente a sua produtividade com a ferramenta mais utilizada em todo o mundo – o Microsoft Excel! Conheça a nossa oferta formação especializada e Ferramentas de Business Intelligence! Vamos lá?!

Veja aqui os nossos cursos!


Consulte aqui os últimos artigos publicados no nosso blog!

Aceda aqui ao nosso blog!


Consulte aqui os últimos vídeos publicados no nosso canal do Youtube!

Aceda aqui ao nosso arquivo!


Microsoft Excel: Dominar as tarefas essenciais!

Tudo o que precisa para começar a trabalhar no Excel! Aprenda os fundamentos do Excel de uma forma clara e simples!

 - Mais de 10 horas de conteúdo em video!

 - Quizzes e exercícios para testar os conhecimentos!

 - Ficheiros de apoio para cada módulo com soluções!

 - Acesso direto ao formador para colocar questões sobre o curso!

Mais informações

Assista, ouça, pratique e aprenda!

Na nossa oferta, disponibilizamos cursos intensivos que lhe dão um conhecimento alargado dos programas, dependendo dos seus objetivos e nível de conhecimento. Para além disso, dispomos também de cursos on-demand que tem, entre outros aspetos, têm como principal objetivo ajudá-lo a resolver problemas específicos do dia-a-dia, sem ter necessidade de assistir a um curso completo.

Aprenda a maximizar o seu tempo e aumente a sua produtividade com a ferramenta mais utilizada em todo o mundo – o Microsoft Excel! Conheça a nossa oferta formação especializada e Ferramentas de Business Intelligence! Vamos lá?!

Microsoft Excel

Fique a conhecer as principais funcionalidades do Microsoft Excel, e ser autónomo no seu trabalho, temos um conjunto de cursos que o podem ajudar a chegar ao seu objetivo!

Veja aqui aos cursos disponíveis!

Business Intelligence

Passe ao próximo nível e conheça a nossa oferta de cursos especializados utilizando as potencialidades de Business Intelligence do Microsoft Excel, ou utilizando o Power Bi Desktop.

Veja aqui os cursos disponíveis!

VBA (Visual Basic for Applications)

Estenda as capacidades do Microsoft Excel, e controle quase a totalidade dos aspetos da aplicação, utilizando o VBA! Uma linguagem de programação à disposição detodos os utilizadores.

Veja aqui os cursos disponíveis!

Subscreva as nossas notícias e novidades!

Tem uma dúvida que gostava de ver esclarecida?

Contacte-nos através do seguinte formulário.

Pretendemos ajudá-lo a trabalhar, de forma eficiente, o Microsoft Excel e as Ferramentas Power Platform (Power BI, Power Apps e Power Automate).

O que pretendemos é que possa economizar tempo e aumentar a sua produtividade.

A nossa solução... uma oferta formativa de qualidade e em diversos modelos formativos, com conteúdos práticos, disruptivos e inovadores!

Consulte aqui todas as modalidades, ou contacte-nos para receber mais informações. Basta utilizar o formulário aqui disponível, ou o email geral@exceldriven.com. Até breve!