Logotipo

Power Query e Power Pivot - Alternativas para tabelas dinâmicas

Power Query e Power Pivot - Duas alternativas para tabelas

Normalmente, para a criação de tabelas dinâmicas baseadas em 2 tabelas, muitas vezes é utilizada, de forma massiva, a função “VLOOKUP” (PROCV)!

Pois bem… e se eu lhe dizer que existem duas alternativas mais eficazes, e que pode utilizar para criar a sua tabela dinâmica?

Efetivamente, ao explorar as novas funcionalidades do Power Query e do Power Pivot, em ambos Microsoft Excel e Power BI, também conseguimos atingir o mesmo objetivo. É neste contexto que partilho consigo este novo vídeo tutorial, onde demostro estes dois métodos:

  • O primeiro, através do relacionamento de tabelas com o Power Query, mais precisamente com o comando Merge Queries; e
  • O segundo, com o recurso ao Data Model, onde serão importadas ambas as tabelas, como ligações à origem, mas que serão adicionadas ao Modelo de Dados.

Ficou curioso? Então acompanhe-me neste vídeo tutorial e confira como criar as suas tabelas dinâmicas, baseadas em 2 tabelas!

Importação dos dados das duas tabelas

Os passos para importar os dados, das duas tabelas, são idênticos em ambos os métodos.

Primeiro que tudo, as tabelas têm de ter um elo em comum, para que se possa fazer um cruzamento entre os dados. No entanto, as tabelas não têm de estar no mesmo ficheiro, nem os ficheiros precisam de estar abertos.

O processo em si é bastante simples, basta no menu recorrer ao “Get Data” e seguir os passos para importar os dados para uma nova folha do Microsoft Excel. Algo que pode conferir em detalhe neste vídeo tutorial.

1º Método - Power Query

Este primeiro método, tem um procedimento semelhante ao tradicional uso do VLOOKUP (PROCV). No entanto, vamos relacionar as tabelas através do Power Query, mais precisamente, com o comando Merge Queries.

Para chegar à tabela dinâmica através do Power Query, realizamos os seguintes passos:

  • Começamos por importar ambas as tabelas, pelo método descrito acima, e com o Power Query vamos criar ligações à origem dos dados, com duas queries.
  • Posteriormente, criamos uma terceira query, que será baseada nas duas primeiras, e que podemos considerá-las como provisórias.
  • Com o comando Merge queries selecionam-se as duas tabelas e cria-se um match entre as duas colunas de dados que se relacionam.

A grande diferença, entre este método e o método tradicional, está na sua automação. Ou seja, enquanto que com o VLOOKUP (PROCV) teria de procurar cada coluna individualmente, aqui o processo é automático.

No final, irá obter uma tabela dinâmica, numa nova folha onde, a partir daí, pode relacionar os dados da tabela resultante.

Acompanhe-me neste vídeo tutorial e confira, de forma detalhada, como criar as suas tabelas dinâmicas, baseadas em 2 tabelas. Não perca!

2º Método - Power Pivot

Neste segundo método, o procedimento de importação das tabelas é igual. A grande diferença reside em adicionar os dados ao Modelo de Dados, que vai relacionar as tabelas, com ligações à origem.

Para chegar à tabela dinâmica através do Power Pivot, realizamos os seguintes passos:

  • No Modelo de Dados (Power Pivot), estabelece-se uma relação entre as duas tabelas. Estas têm uma coluna comum entre elas, o que permite obter os dados de ambas as origens.
  • Neste caso, não temos a necessidade de criar uma terceira query. Ao invés, utilizamos a funcionalidade do Modelo de Dados, para obter a informação necessária, nomeadamente através da relação.
  • Com a vista de diagrama consegue ver-se o elo entre as tabelas, que campos estão a ser associados, e o fluxo de informação, que é um aspeto importante.
  • Como o objetivo é criar um relatório, procede-se à criação de uma Pivot Table, com os parâmetros que se pretende analisar.

Como podemos conferir no vídeo tutorial, em ambos os exemplos, e utilizando o mesmo cenário, conseguimos chegar ao mesmo resultado. Ou seja, uma tabela dinâmica que liga duas tabelas distintas.

No entanto, no segundo método conseguem-se pequenas tabelas segmentadas para, posteriormente, aceder aos dados. Algo que é preferível.

 

Bem… e por hoje é tudo! Caso tenha alguma questão, dúvida, ou simplesmente deseja dar-nos a sua opinião, já sabe… envie-nos uma mensagem!


Vídeos semelhantes:

Validação de dados com VBA! Verificar células em branco.

Validação de dados com VBA! Verificar células em branco.

Provavelmente já sentiu a necessidade de validar células, no Microsoft Excel, mediante um determinado contexto! Por exemplo...

Continuar a ler...

Funções IF, IFS e SWITCH - Qual é a mais eficiente?!

Funções IF, IFS e SWITCH - Qual é a mais eficiente?!

A sintaxe é diferente e vai simplificado de função para função. Mas então, e qual será a mais eficiente? É o que pode conferir...

Continuar a ler...

 

Pesquisar


Assista, ouça, pratique e aprenda!

Aprenda a maximizar o seu tempo e aumente a sua produtividade com a ferramenta mais utilizada em todo o mundo – o Microsoft Excel! Conheça a nossa oferta formação especializada e Ferramentas de Business Intelligence! Vamos lá?!

Veja aqui os nossos cursos!


Consulte aqui os últimos artigos publicados no nosso blog!

Aceda aqui ao nosso blog!


Consulte aqui os últimos vídeos publicados no nosso canal do Youtube!

Aceda aqui ao nosso arquivo!


Microsoft Excel: Dominar as tarefas essenciais!

Tudo o que precisa para começar a trabalhar no Excel! Aprenda os fundamentos do Excel de uma forma clara e simples!

 - Mais de 10 horas de conteúdo em video!

 - Quizzes e exercícios para testar os conhecimentos!

 - Ficheiros de apoio para cada módulo com soluções!

 - Acesso direto ao formador para colocar questões sobre o curso!

Mais informações


Subscreva as nossas notícias e novidades!

Assista, ouça, pratique e aprenda!

Na nossa oferta, disponibilizamos cursos intensivos que lhe dão um conhecimento alargado dos programas, dependendo dos seus objetivos e nível de conhecimento. Para além disso, dispomos também de cursos on-demand que tem, entre outros aspetos, têm como principal objetivo ajudá-lo a resolver problemas específicos do dia-a-dia, sem ter necessidade de assistir a um curso completo.

Aprenda a maximizar o seu tempo e aumente a sua produtividade com a ferramenta mais utilizada em todo o mundo – o Microsoft Excel! Conheça a nossa oferta formação especializada e Ferramentas de Business Intelligence! Vamos lá?!

Microsoft Excel

Fique a conhecer as principais funcionalidades do Microsoft Excel, e ser autónomo no seu trabalho, temos um conjunto de cursos que o podem ajudar a chegar ao seu objetivo!

Veja aqui aos cursos disponíveis!

Business Intelligence

Passe ao próximo nível e conheça a nossa oferta de cursos especializados utilizando as potencialidades de Business Intelligence do Microsoft Excel, ou utilizando o Power Bi Desktop.

Veja aqui os cursos disponíveis!

VBA (Visual Basic for Applications)

Estenda as capacidades do Microsoft Excel, e controle quase a totalidade dos aspetos da aplicação, utilizando o VBA! Uma linguagem de programação à disposição detodos os utilizadores.

Veja aqui os cursos disponíveis!

Subscreva as nossas notícias e novidades!

Tem uma dúvida que gostava de ver esclarecida?

Contacte-nos através do seguinte formulário.

Pretendemos ajudá-lo a trabalhar, de forma eficiente, o Microsoft Excel e as Ferramentas Power Platform (Power BI, Power Apps e Power Automate).

O que pretendemos é que possa economizar tempo e aumentar a sua produtividade.

A nossa solução... uma oferta formativa de qualidade e em diversos modelos formativos, com conteúdos práticos, disruptivos e inovadores!

Consulte aqui todas as modalidades, ou contacte-nos para receber mais informações. Basta utilizar o formulário aqui disponível, ou o email geral@exceldriven.com. Até breve!