Sabe personalizar a interface do Microsoft Excel?!
Quantas vezes já sentiu a necessidade de ter um espaço de trabalho personalizado, no seu Microsoft Excel?! Neste novo artigo, exatamente isso! Como podem, de uma forma prática, personalizar a vossa interface do Microsoft Excel.
Assim, podem ter uma seleção de comandos mais utilizados, o que permite poupar tempo na execução de tarefas mais rotineiras, como copiar e colar valores. Adicionalmente, pode ainda ter algumas formatações mais habituais, que tenham de fazer nos ficheiros.
A personalização do ambiente de trabalho, consiste em definir comandos na Barra de Ferramentas de Acesso Rápido (Quick Access Bar) e também no Friso (Ribbon). No entanto, pode também definir outro tipo de customizações, como a criação de novos menus ou alterar o menu de contexto (botão direito do rato) com linguagem de programação VBA.
Como personalizar a Barra de Acesso Rápido
Esta barra, como o nome indica, encontra-se no topo da aplicação, onde podemos colocar uma seleção restrita das preferências dos comandos mais utilizados.
Apesar desta ser uma barra onde podem ser adicionados vários comandos, por simplicidade, devemos colocar uma quantidade razoável, de modo a não perder a objetividade.
Para personalizar a barra, basta, seguir a opção “Mais Comandos…”.
Quando a caixa de diálogo abre, basta seguir os seguintes passos:
- Verificar que estamos a personalizar a Barra de Ferramentas de Acesso Rápido
- Escolher, no menu, o grupo ou categoria de comandos que pretendemos adicionar, sendo que o Excel tem uma categoria dos “Comandos mais utilizados”.
- Escolher o comando a adicionar à Barra de Ferramentas
- Pressionar o Botão Adicionar
- Repetir o processo a partir do ponto 2 para adicionar novos comandos.
Para além disso, pode sempre explorar as seguintes opções, que também consideramos interessantes:
- Mostrar a Barra de Ferramentas abaixo do Friso: Opção que permite colocar a barra imediatamente abaixo do friso, possibilitando a inclusão de mais comandos se houver necessidade.
- Onde guardar as configurações?! Podemos guardar as configurações para todos os documentos (Predefinição) ou apenas para o livro atual, caso os comandos sejam frequentes apenas no livro em que estamos a trabalhar.
- Alterar a ordem dos comandos por preferência: A organização visual conta muito para a eficiência do trabalho. Podemos organizar os comandos de acordo com a nossa preferência.
- Exportar ou importar as nossas preferências: Depois de definida uma configuração, podemos exportá-la para um ficheiro, que pode ser reaplicada noutro PC ou partilhada com outros utilizadores.
- Guardar o ficheiro de configuração.
Personalização do Friso (Ribbon)
O Friso é, nada mais, nada menos, do que a antiga barra de ferramentas do Office, que nos acompanha com este novo formato desde a versão 2007, tendo vindo a evoluir a cada versão.
É uma das zonas mais importantes do ambiente de trabalho do Excel, pois é onde se encontram, agrupados por menus e categorias, as principais funcionalidades. Por exemplo, a formatação, criação de fórmulas, inserção de objetos (imagens, gráficos, formas…) ou mesmo tabelas dinâmicas.
Aqui podem ser acrescentados novos menus, grupos de comandos (que podem incluir um conjunto de comandos mais utilizados, como a Barra de Acesso Rápido), bem como outros comandos totalmente personalizados. Estes comandos resultam de Macros que gravamos ou rotinas executadas com VBA.
Para o personalizar, acede ao menu de contexto, pressionando o botão direito do rato em qualquer zona livre do Friso.
Personalizar nas opções do Microsoft Excel
Outra opção é através do menu de personalização do friso nas opções do Microsoft Excel: Menu Ficheiro - Opções - Personalizar Friso.
A janela é em tudo semelhante à janela de personalização da Barra de Acesso Rápido, assim, utilizamos a mesma metodologia que o exemplo anterior para acrescentar os comandos.
Criar um separador para agrupar comandos
Para criar um separador, clicamos no botão Novo Separador.
Personalizar o Separador e o Grupo
Quando é criado um separador é definido também um grupo (Categoria) de comandos que podemos definir para organizar o Menu. Cada um destes elementos pode ser personalizado alterando o seu nome.
- Alteração do Nome do Menu
- Alteração do Nome do Grupo
Adicionar os Comandos ao Menu / Grupo
Podemos criar o número de grupos que acharmos necessários dentro de um Separador, e criar separadores à medida da necessidade.
Depois de criado o Separador e o Grupo, o processo é igual ao explicado anteriormente para acrescentar os comandos ao grupo.
O Separador personalizado
A configuração do Separador e Grupos pode ser exportada da mesma forma que o exemplo anterior com a Barra de Ferramentas de Acesso Rápido e é também possível repor as definições de base da Barra de Ferramentas.
Transforme o seu ambiente de trabalho da forma mais prática possível, e trate dos seus dados com a maior agilidade e facilidade possível. Caso tenha alguma dúvida, contacte-nos.
Vídeos semelhantes:

Como criar Gráficos Sparkline, para mostrar tendências de valores?
Os Gráficos Sparkline ajudam qualquer utilizador a ter uma ideia resumida para analisar padrões em grandes volumes de dados...

SUMIFS - Resultados dinâmicos com INDEX e MATCH
O objetivo é poder mostrar-lhe como pode obter resultados mais dinâmicos e diferentes, consoante a coluna de dados...
Assista, ouça, pratique e aprenda!
Aprenda a maximizar o seu tempo e aumente a sua produtividade com a ferramenta mais utilizada em todo o mundo – o Microsoft Excel! Conheça a nossa oferta formação especializada e Ferramentas de Business Intelligence! Vamos lá?!
Consulte aqui os últimos artigos publicados no nosso blog!
Microsoft Excel - Criar um gráfico com série dinâmica
Gráfico interativo e dinâmico com função a função Indireto e Validação de Dados para comparar valores entre uma coluna e várias dados das quais visualizamos apenas uma de cada vez. Continuar a ler...Power Query - Importar dados de uma pasta para o Microsoft Excel
Como utilizar o Power Query para importar todos os ficheiros de uma pasta para uma única tabela de Excel combinando todos os dados. Continuar a ler...Microsoft Excel - Comando Preenchimento de Série
O comando Preenchimento de Série do Microsoft Excel permite criar um conjunto de valores por repetição de um padrão através de um valor numérico. Continuar a ler...Microsoft Excel - Funções de contagem de valores no Excel
As funções de contagem de valores do Excel permitem obter dados estatísticos para contagem de células com valores numéricos, texto ou valores vazios. Continuar a ler...Consulte aqui os últimos vídeos publicados no nosso canal do Youtube!
Como criar um gráfico dinâmico com uma coluna variável?
Aprenda a criar gráficos de colunas simples, no Microsoft Excel, dinâmicos, com apenas 2 series, onde analisamos quatro indicadores, 4 colunas, duas a duas. Continuar a ler...Como importar dados de uma pasta para o Microsoft Excel (Power Query)?
Neste vídeo tutorial, vou mostrar-vos como podem utilizar um comando muito simples, do Power Query, para importar para uma única tabela dados provenientes de uma pasta! Continuar a ler...Microsoft Excel - Importar dados do Google ou Microsoft Forms
Neste vídeo vai poder ver como importar os dados dos seus formulários Google ou Microsoft, para a sua análise de dados no Excel... Continuar a ler...Usar a Função nova LAMBDA para reutilizar cálculos e conjugações
Confira como a função LAMBRA, do Microsoft Excel, vai revolucionar a forma como realizamos operações, reutilizando cálculos ou conjugações de fórmulas. Continuar a ler...Microsoft Excel: Dominar as tarefas essenciais!
Tudo o que precisa para começar a trabalhar no Excel! Aprenda os fundamentos do Excel de uma forma clara e simples!
- Mais de 10 horas de conteúdo em video!
- Quizzes e exercícios para testar os conhecimentos!
- Ficheiros de apoio para cada módulo com soluções!
- Acesso direto ao formador para colocar questões sobre o curso!