Logotipo

Vídeo Tutorial - SUMIF, SUMIFS e outros cálculos condicionais

Vídeo Tutorial - SUMIF, SUMIFS e outros cálculos condicionais

De acordo com o artigo publicado anteriormente, disponibilizamos agora o vídeo tutorial onde o João Teixeira, Founder da Exceldriven, falará um pouco sobre as fórmulas de agregação condicionais.

Recapitulando, as fórmulas que serão analisadas são: SUMIF (SOMA.SE), AVERAGEIF (MÉDIA.SE), COUNTIF (CONTA.SE) e as suas variantes, SUMIFS (SOMA.SE.S), AVERAGEIFS (MÉDIA.SE.S) e COUNTIFS (CONTA.SE.S). Fórmulas estas que o permitirão analisar os seus dados de uma forma específica e eficiente.

Por fim, irá ser demonstrada também a utilização das MINIFS (MÍNIMO.SE.S) e MAXIFS (MÁXIMO.SE.S). Tudo isto num vídeo com 12 exemplos reais, da aplicação destas fórmulas.

O que vai aprender?

Em que difere a função SUM das SUMIF e SUMIFS

  • A função SUM é utilizada para agregar (através da soma) todos os valores de um ou mais intervalos, e obtém o resultado de todas as células;
  • Se pretende somar apenas um segmento do intervalo, no qual coloca condições nos dados que pretende analisar, excluindo os restantes, as funções mais indicadas são as SUMIF e SUMIFS ;
  • No caso de ter apenas uma condição, é tipicamente utilizada a SUMIF. No entanto, se tiver mais do que uma condição, a mais indiciada é a SUMIFS. Esta é uma função flexível, que avalia todas as condições em simultâneo até 127 pares de condições de avaliação!
  • Exemplo de aplicação: salários totais por região, ou por profissão.

Em que casos se utiliza a função AVERAGEIF

  • Enquanto a SUMIF utiliza a soma, a AVERAGEIF funciona com médias;
  • Exemplo de aplicação: média de idades por género.

O que é a função COUNTIF e para que é utilizada

  • A função COUNTIF apenas conta os casos existentes num certo critério;
  • Exemplo de aplicação: número de trabalhadores na zona norte.

Como as variantes “IFS”/”SE.S” alteram a dinâmica da análise de dados

  • Quando se começam a analisar vários critérios em simultâneo, consegue-se uma análise mais eficiente e dinâmica dos dados;
  • Para isso existem as: SUMIFS, AVERAGEIFS, COUNTIFS;

Por fim, para completar o leque de funções, são analisadas também as MAXIF e MINIF Disponiveis apenas para utilizadores com licença office 2019 ou Office 365. Estas funções pretendem calcular o valor máximo ou mínimo com uma ou várias condições.

 

Confira o nosso vídeo tutorial e, caso tenha alguma questão sobre a utilização destas fórmulas, ou queira ver esclarecidos outros conceitos, contacte-nos! Definitivamente a não perder!


Vídeos semelhantes:

Vídeo Tutorial - Como utilizar o comando Formulário (Form)

Vídeo Tutorial - Como utilizar o comando Formulário (Form)

Este é um método bastante simples, sem a utilização de código VBA, que lhe permitirá trazer muitas vantagens. Torna-se efetivamente útil...

Continuar a ler...

Validação de dados com VBA! Verificar células em branco.

Validação de dados com VBA! Verificar células em branco.

Provavelmente já sentiu a necessidade de validar células, no Microsoft Excel, mediante um determinado contexto! Por exemplo...

Continuar a ler...

 

Pesquisar


Assista, ouça, pratique e aprenda!

Aprenda a maximizar o seu tempo e aumente a sua produtividade com a ferramenta mais utilizada em todo o mundo – o Microsoft Excel! Conheça a nossa oferta formação especializada e Ferramentas de Business Intelligence! Vamos lá?!

Veja aqui os nossos cursos!


Consulte aqui os últimos artigos publicados no nosso blog!

Aceda aqui ao nosso blog!


Consulte aqui os últimos vídeos publicados no nosso canal do Youtube!

Aceda aqui ao nosso arquivo!


Microsoft Excel: Dominar as tarefas essenciais!

Tudo o que precisa para começar a trabalhar no Excel! Aprenda os fundamentos do Excel de uma forma clara e simples!

 - Mais de 10 horas de conteúdo em video!

 - Quizzes e exercícios para testar os conhecimentos!

 - Ficheiros de apoio para cada módulo com soluções!

 - Acesso direto ao formador para colocar questões sobre o curso!

Mais informações


Subscreva as nossas notícias e novidades!

Assista, ouça, pratique e aprenda!

Na nossa oferta, disponibilizamos cursos intensivos que lhe dão um conhecimento alargado dos programas, dependendo dos seus objetivos e nível de conhecimento. Para além disso, dispomos também de cursos on-demand que tem, entre outros aspetos, têm como principal objetivo ajudá-lo a resolver problemas específicos do dia-a-dia, sem ter necessidade de assistir a um curso completo.

Aprenda a maximizar o seu tempo e aumente a sua produtividade com a ferramenta mais utilizada em todo o mundo – o Microsoft Excel! Conheça a nossa oferta formação especializada e Ferramentas de Business Intelligence! Vamos lá?!

Microsoft Excel

Fique a conhecer as principais funcionalidades do Microsoft Excel, e ser autónomo no seu trabalho, temos um conjunto de cursos que o podem ajudar a chegar ao seu objetivo!

Veja aqui aos cursos disponíveis!

Business Intelligence

Passe ao próximo nível e conheça a nossa oferta de cursos especializados utilizando as potencialidades de Business Intelligence do Microsoft Excel, ou utilizando o Power Bi Desktop.

Veja aqui os cursos disponíveis!

VBA (Visual Basic for Applications)

Estenda as capacidades do Microsoft Excel, e controle quase a totalidade dos aspetos da aplicação, utilizando o VBA! Uma linguagem de programação à disposição detodos os utilizadores.

Veja aqui os cursos disponíveis!

Subscreva as nossas notícias e novidades!

Tem uma dúvida que gostava de ver esclarecida?

Contacte-nos através do seguinte formulário.

Pretendemos ajudá-lo a trabalhar, de forma eficiente, o Microsoft Excel e as Ferramentas Power Platform (Power BI, Power Apps e Power Automate).

O que pretendemos é que possa economizar tempo e aumentar a sua produtividade.

A nossa solução... uma oferta formativa de qualidade e em diversos modelos formativos, com conteúdos práticos, disruptivos e inovadores!

Consulte aqui todas as modalidades, ou contacte-nos para receber mais informações. Basta utilizar o formulário aqui disponível, ou o email geral@exceldriven.com. Até breve!