XLOOKUP (PROCX) - A função de pesquisa mais completa!

XLOOKUP (PROCX) - Uma pesquisa mais completa!

Já reparou que o Microsoft Excel lançou uma nova função de pesquisa?! Trata-se da função XLOOKUP (PROCX), que vem substituir uma série de funções com as quais já estamos familiarizados. Nomeadamente, a VLOOKUP (PROCV) e HLOOKUP (PROCH), e também, em alguns casos, as funções LOOKUP (PROC), INDEX (ÍNDICE) e MATCH (CORRESP).

Esta função já está disponível para quem tem subscrito o Office 365, com programa de atualizações mensais. No entanto, segundo comunicados da Microsoft, esta atualização estará disponível a partir de julho de 2020 também para quem tem atualizações semianuais.

Está curioso sobre que funcionalidades terá esta função e em que se compara com a VLOOKUP (PROCV)? Continue desse lado então, vamos mostrar-lhe, com exemplos simples, em detalhe que argumentos da função vieram melhorar a pesquisa! Vejamos…

XLOOKUP (PROCX) vs VLOOKUP (PROCV)

Nesta comparação mais básica analisamos, como ambas de comportam na sua forma inicial. A principal diferença encontrada é na XLOOKUP (PROCX) não precisamos de indicar a tabela nem existem números, o que faz com que possamos adicionar novas colunas, sem fazer alterações à fórmula.

Isto era um entrave importante da função VLOOKUP (PROCV), que nos obrigava a fazer passos adicionais sempre que adicionávamos novas colunas.

Quando a função não encontra o valor (#N/A)

Ainda se lembra do que acontece com a função VLOOKUP (PROCV) neste caso?! Aparecia o típico “#N/A”. Era necessário utilizar a função IFNA para resolver a questão, e preencher o espaço com um texto definido.

Na função XLOOKUP (PROCX) é só necessário indicar o texto que pretendemos no quarto argumento na função. Eliminando a necessidade de recorrer a outras funções.

Correspondência por valores aproximados e wildcards

No exemplo que apresentamos, com ambas as funções, é necessário recorrer a um valor aproximado. No entanto, a dinâmica é diferente. Vejamos…

Com a VLOOKUP (PROCV), por predefinição, encontramos o valor imediatamente inferior ao que estamos a pesquisar. A melhoria que se verifica no XLOOKUP (PROCX) é que já podemos escolher se queremos o valor imediatamente acima ou abaixo, o que a torna bem mais flexível.

Para melhorar, já não é necessário ordenar a coluna de pesquisa. Que no caso do VLOOKUP (PROCV) era necessário, de forma ascendente.

Devolver o valor que está à esquerda

Isto era um grande desafio para a função VLOOKUP (PROCV). Problema que vem a ser resolvido pelo XLOOKUP (PROCX), que consegue não só escolher valores a partir de cima, mas também de baixo.

Esta nova função dá-nos um conjunto e opções:

  • Pesquisar a partir do primeiro item (que é a opção que vem de predefinição);
  • Pesquisar inversamente, a partir do último item (ou seja, primeira a contar de baixo);
  • Pesquisa binária que depende do intervalo, a ser definido por ordem ascendente, e;
  • Pesquisa binária que depende do intervalo, a ser definido, por ordem descendente.

Estas duas últimas, ou seja, a pesquisa binária, partem do pressuposto que a tabela está previamente ordenada. Vamos focar-nos apenas nas duas primeiras.

A principal diferença das duas funções neste parâmetro, é que no VLOOKUP (PROCV), a pesquisa deveria encontrar-se na primeira coluna da tabela. Quanto ao XLOOKUP (PROCX), isto não é necessário, e devolve-nos o valor à esquerda, ou pode fazê-lo até devolver a última ocorrência.

O XLOOKUP (PROCX) está adaptado aos Arrays Dinâmicos

Para fazer um Array Dinâmico com a função XLOOKUP basta inserir a fórmula numa célula, e automaticamente, faz o spill para preencher todo o intervalo, devolvendo assim o Array Dinâmico.

Neste tutorial, exploramos o limite daquilo que conseguimos fazer com a função VLOOKUP (PROCV) e quando precisamos de associar outras funções. E em alternativa, mostramos quando pode utilizar apenas e só a XLOOKUP (PROCX), a nova função de pesquisa do Microsoft Excel.

Não perca este novo vídeo e torne as suas análises mais simples! Envie-nos uma mensagem com a sua opinião, e diga-me qual função ou funcionalidade do Microsoft Excel que gostaria de ver analisada mais detalhadamente!


Vídeos semelhantes:

JUNTARH e JUNTARV: Como juntar intervalos no Excel?

JUNTARH e JUNTARV: Como juntar intervalos no Excel?

Vídeo tutorial para aprenderes a trabalhar com as 2 novas funções JUNTARH e JUNTARV, para juntar intervalos no Microsoft Excel. Vamos lá?

Continuar a ler...

Os vídeos mais vistos de 2022

Os vídeos mais vistos de 2022

Com o ano de 2022 prestes a terminar, nada melhor do que fazermos uma retrospetiva deste ano, para nos prepararmos para um novo ano repleto de oportunidades.

Continuar a ler...

 

Pesquisar


Consulte aqui os últimos artigos publicados no nosso blog!

Aceda aqui ao nosso blog!


Consulte aqui os últimos vídeos publicados no nosso canal do Youtube!

Aceda aqui ao nosso arquivo!

Assista, ouça, pratique e aprenda!

Na nossa oferta, disponibilizamos cursos intensivos que lhe dão um conhecimento alargado dos programas, dependendo dos seus objetivos e nível de conhecimento. Para além disso, dispomos também de cursos on-demand que tem, entre outros aspetos, têm como principal objetivo ajudá-lo a resolver problemas específicos do dia-a-dia, sem ter necessidade de assistir a um curso completo.

Aprenda a maximizar o seu tempo e aumente a sua produtividade com a ferramenta mais utilizada em todo o mundo – o Microsoft Excel! Conheça a nossa oferta formação especializada e Ferramentas de Business Intelligence! Vamos lá?!

Microsoft Excel

Fique a conhecer as principais funcionalidades do Microsoft Excel, e ser autónomo no seu trabalho, temos um conjunto de cursos que o podem ajudar a chegar ao seu objetivo!

Veja aqui aos cursos disponíveis!

Business Intelligence

Passe ao próximo nível e conheça a nossa oferta de cursos especializados utilizando as potencialidades de Business Intelligence do Microsoft Excel, ou utilizando o Power Bi Desktop.

Veja aqui os cursos disponíveis!

VBA (Visual Basic for Applications)

Estenda as capacidades do Microsoft Excel, e controle quase a totalidade dos aspetos da aplicação, utilizando o VBA! Uma linguagem de programação à disposição detodos os utilizadores.

Veja aqui os cursos disponíveis!

Subscreva as nossas notícias e novidades!

Tem uma dúvida que gostava de ver esclarecida?

Contacte-nos através do seguinte formulário.

Pretendemos ajudá-lo a trabalhar, de forma eficiente, o Microsoft Excel e as Ferramentas Power Platform (Power BI, Power Apps e Power Automate).

O que pretendemos é que possa economizar tempo e aumentar a sua produtividade.

A nossa solução... uma oferta formativa de qualidade e em diversos modelos formativos, com conteúdos práticos, disruptivos e inovadores!

Consulte aqui todas as modalidades, ou contacte-nos para receber mais informações. Basta utilizar o formulário aqui disponível, ou o email geral@exceldriven.com. Até breve!

O que os nossos clientes dizem sobre nós?

Depoímentos

Tive uma formação de excel fundamental via zoom e, apesar das limitações apresentadas por ser uma formação online, foi ministrada com grande êxito, tendo tido pleno aproveitamento.
Patricia Martins -

Os conteúdos são muito bem explicados. As dúvidas dissipadas em curto espaço de tempo.
Rui Filipe -

Excelente instrutor, muito bons treinamentos e aquisição de conhecimentos.
Eunice Ramalho -

Excelente formação, com conteúdos didáticos e exercícios adaptados ao nível dos formandos. Recomendo!
Pramod Maugi -

Formação muito bem organizada e focada para as nossas necessidades. Recomendo.
Pedro Gomes -

Excelente empresa a nível de formação. De realçar o formador Joao Teixeira, profissional 5 estrelas.
Bruno Matos -

O formador João Teixeira consegue tornar um assunto à partida monótono, em algo desafiante e cativante. Gostei imenso!
Maria Flores Macedo -

Excelente apresentação e organização da Formação em Excel Avançado
Balbina Zambujo -

Boa tarde, Dou 5 estrelas pois o método de ensino é espetacular, as lições são muito bem sumarizadas, a interação entre o formador e o formando é eficaz possibilitando maior assimilação da matéria, e com o espaço para a resolução de exercícios tornam as aulas mais dinâmicas e proveitosas.
Yara Agostinho -