XLOOKUP (PROCX) - Uma pesquisa mais completa!
Já reparou que o Microsoft Excel lançou uma nova função de pesquisa?! Trata-se da função XLOOKUP (PROCX), que vem substituir uma série de funções com as quais já estamos familiarizados. Nomeadamente, a VLOOKUP (PROCV) e HLOOKUP (PROCH), e também, em alguns casos, as funções LOOKUP (PROC), INDEX (ÍNDICE) e MATCH (CORRESP).
Esta função já está disponível para quem tem subscrito o Office 365, com programa de atualizações mensais. No entanto, segundo comunicados da Microsoft, esta atualização estará disponível a partir de julho de 2020 também para quem tem atualizações semianuais.
Está curioso sobre que funcionalidades terá esta função e em que se compara com a VLOOKUP (PROCV)? Continue desse lado então, vamos mostrar-lhe, com exemplos simples, em detalhe que argumentos da função vieram melhorar a pesquisa! Vejamos…
XLOOKUP (PROCX) vs VLOOKUP (PROCV)
Nesta comparação mais básica analisamos, como ambas de comportam na sua forma inicial. A principal diferença encontrada é na XLOOKUP (PROCX) não precisamos de indicar a tabela nem existem números, o que faz com que possamos adicionar novas colunas, sem fazer alterações à fórmula.
Isto era um entrave importante da função VLOOKUP (PROCV), que nos obrigava a fazer passos adicionais sempre que adicionávamos novas colunas.
Quando a função não encontra o valor (#N/A)
Ainda se lembra do que acontece com a função VLOOKUP (PROCV) neste caso?! Aparecia o típico “#N/A”. Era necessário utilizar a função IFNA para resolver a questão, e preencher o espaço com um texto definido.
Na função XLOOKUP (PROCX) é só necessário indicar o texto que pretendemos no quarto argumento na função. Eliminando a necessidade de recorrer a outras funções.
Correspondência por valores aproximados e wildcards
No exemplo que apresentamos, com ambas as funções, é necessário recorrer a um valor aproximado. No entanto, a dinâmica é diferente. Vejamos…
Com a VLOOKUP (PROCV), por predefinição, encontramos o valor imediatamente inferior ao que estamos a pesquisar. A melhoria que se verifica no XLOOKUP (PROCX) é que já podemos escolher se queremos o valor imediatamente acima ou abaixo, o que a torna bem mais flexível.
Para melhorar, já não é necessário ordenar a coluna de pesquisa. Que no caso do VLOOKUP (PROCV) era necessário, de forma ascendente.
Devolver o valor que está à esquerda
Isto era um grande desafio para a função VLOOKUP (PROCV). Problema que vem a ser resolvido pelo XLOOKUP (PROCX), que consegue não só escolher valores a partir de cima, mas também de baixo.
Esta nova função dá-nos um conjunto e opções:
- Pesquisar a partir do primeiro item (que é a opção que vem de predefinição);
- Pesquisar inversamente, a partir do último item (ou seja, primeira a contar de baixo);
- Pesquisa binária que depende do intervalo, a ser definido por ordem ascendente, e;
- Pesquisa binária que depende do intervalo, a ser definido, por ordem descendente.
Estas duas últimas, ou seja, a pesquisa binária, partem do pressuposto que a tabela está previamente ordenada. Vamos focar-nos apenas nas duas primeiras.
A principal diferença das duas funções neste parâmetro, é que no VLOOKUP (PROCV), a pesquisa deveria encontrar-se na primeira coluna da tabela. Quanto ao XLOOKUP (PROCX), isto não é necessário, e devolve-nos o valor à esquerda, ou pode fazê-lo até devolver a última ocorrência.
O XLOOKUP (PROCX) está adaptado aos Arrays Dinâmicos
Para fazer um Array Dinâmico com a função XLOOKUP basta inserir a fórmula numa célula, e automaticamente, faz o spill para preencher todo o intervalo, devolvendo assim o Array Dinâmico.
Neste tutorial, exploramos o limite daquilo que conseguimos fazer com a função VLOOKUP (PROCV) e quando precisamos de associar outras funções. E em alternativa, mostramos quando pode utilizar apenas e só a XLOOKUP (PROCX), a nova função de pesquisa do Microsoft Excel.
Não perca este novo vídeo e torne as suas análises mais simples! Envie-nos uma mensagem com a sua opinião, e diga-me qual função ou funcionalidade do Microsoft Excel que gostaria de ver analisada mais detalhadamente!
Vídeos semelhantes:
Como criar Gráficos Sparkline, para mostrar tendências de valores?
Os Gráficos Sparkline ajudam qualquer utilizador a ter uma ideia resumida para analisar padrões em grandes volumes de dados...
Como criar um gráfico dinâmico com uma coluna variável?
Aprenda a criar gráficos de colunas simples, no Microsoft Excel, dinâmicos, com apenas 2 series, onde analisamos quatro indicadores, 4 colunas, duas a duas.