Otimizar os Relatórios de BI com Páginas de Descrição

Quando estamos a criar um relatório podemos utilizar várias funcionalidades que permitem contar a história (a Storyline) dos nossos dados!

Mas devemos contar também com uma boa relação entre o espaço e os visuais que temos ao nosso dispor, para que a mensagem que transmitimos possa ser bem passada e ao mesmo tempo criar um impacto visual interessante para o nosso público-alvo. É neste sentido que quero mostrar-te as páginas de descrição no Power BI Desktop.

As páginas de descrição são uma funcionalidade recente no Power BI Desktop que substitui o campo de descrição que habitualmente colocamos num visual. Este campo de descrição permite associar outros valores / medidas para consulta para além dos valores disponíveis no visual.

Quando aplicados valores no campo da descrição, conseguimos visualizar outros indicadores juntamente com o valor principal analisado no relatório.

O que vou construir neste tutorial é uma página de descrição, que mostra a informação de um modo mais apelativo, que pode incluir elementos visuais, imagens ou outros itens, que substitui a simples “etiqueta” disponível junto do visual.

Como aplicar as Páginas de Descrição

Antes de aplicares a página de descrição é importante ativares a funcionalidade. Para poderes utilizar a Página de Descrição, deves começar por confirmar se a funcionalidade já se encontra ativa uma vez que à data deste artigo, a mesma ainda se encontra em pré-visualização.

Assim deves aceder às opções do Power BI Desktop, no menu Ficheiro [File] > Opcões e definições [Options and Settings]

E aceder às opções de pré-visualização [Pre-visualization Features], ativando de seguida a opção Descrições de Visual Moderno [Modern ToolTips].

A partir deste momento as páginas de descrição estão disponíveis, basta apenas começar a criar cada página para uma descrição.

Criar a Página de Descrição

O primeiro passo é criar uma página. Esta página terá uma configuração especial que lhe permite ser uma página de descrição.

No menu ver ativamos o painel de Formato (disponível no novo interface do Power BI), para que o mesmo esteja disponível nos painéis à direita do ecrã. Nas versões mais antigas o painel está disponível por predefinição.

Nas informações da página devemos configurar a página como uma página de Descrição [ToolTip], em vez de uma página standard.

Assim que definimos esta propriedade a página fica “pequena” com a sua dimensão real, que é a dimensão da etiqueta de descrição que iremos encontrar nas outras páginas do relatório. Assim se pretenderes personalizar melhor os visuais para configurar o esquema da página, podes colocar a página ajustada à largura do ecrã. Esta opção não afeta a dimensão da página, apenas ajusta para que possas configurar melhor os seus visuais.

Personalizar a Página de Descrição

A personalização da página é feita conforme o gosto do utilizador, onde podes aplicar os visuais, imagens, ícones, ou seja, qualquer elemento que aplicas habitualmente a uma página tradicional!

Na configuração da página vou colocar:

  • Fundo da tela: Preto com transparência 0%
  • 4 cartões cada um com uma medida e configurados com o aspeto da imagem.
  • 1 Tabela com o Segmento de mercado e as vendas, apresentando apenas o 1 valor em total de vendas.

Voltando a colocar a etiqueta no tamanho real, a mesma fica com o aspeto da imagem:

Aplicar a Página de Descrição

Para aplicar a página de descrição no relatório é muito simples!! Basta associar o campo do relatório que faz a ligação com as restantes páginas.

Podes utilizar qualquer campo, e neste caso, o campo é o campo do produto, pois é a categoria que está nos gráficos da página inicial. Assim associamos o campo Produto, à descrição da página, que é o mesmo campo disponível nos gráficos da página Base.

Depois desta associação do campo, voltando à página inicial, ou qualquer página que tenha o campo [Produto] disponível num gráfico, consegues consultar a descrição.

Caso pretendas podes associar mais campos para fazer correspondência na página de descrição.

Assim outras páginas que tenham por exemplo, o campo [Segmento de Mercado] num visual que permita descrição, conseguirás ver também a descrição.

No exemplo, dupliquei a página inicial, e apliquei ao gráfico o campo [Segmento de mercado] em vez do campo [Produto]. Uma vez que a página de descrição contempla também o campo [Segmento de Mercado] a etiqueta é visível nos visuais que tenham este campo também.

Reverter a descrição para uma descrição normal

Para reverteres a descrição de campo ao seu estado normal, caso pretendas, podes sempre voltar a colocar, nas informações da página, o tipo Standard. A página continua disponível, caso pretendas voltar a ativá-la e podes também sempre ocultar a página para que esta não esteja visível no relatório online.

Se pretenderes ocultar a página, acedes ao separador da página e escolhes a opção Ocultar Página.


Comentários

Leave a Reply

Discover more from Exceldriven

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading